segunda-feira, 9 de julho de 2018

Repasse extra de 1% do FPM aos municípios, algo em torno de R$ 4 bilhões será creditado nesta segunda-feira 09.

Nesta segunda-feira, 9 de julho, o repasse extra do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Serão creditados mais de R$ 4 bilhões decorrentes da Emenda Constitucional (EC) 84/2014, uma conquista da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O montante é referente a 1% do valor da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) contabilizada entre o início de julho do ano passado até o final de junho deste ano.

O valor será depositado no cofre das prefeituras brasileiras antes do primeiro decêndio do mês de julho, quando é transferido o FPM.

JUSTIÇA: Presidente do TRF-4 decide que Lula deve continuar preso.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu que o ex-presidente Lula deve continuar preso. O desembargador Thompson Flores afirmou que o caso compete mesmo ao relator do processo, Gebran Neto, e não ao plantonista Rogério Favreto.
Flores alega que a pré-candidatura de Lula não é um fato novo, como argumentou Favreto.
"Os fundamentos que embasam o pedido de Habeas Corpus n. 5025614-40.2018.4.04.0000/PR não diferem daqueles já submetidos e efetivamente analisados pelo Órgão Jurisdicional Natural da lide. Rigorosamente, a notícia da pré-candidatura eleitoral do paciente é fato público/notório do qual já se tinha notícia por ocasião do julgamento da lide pela 8ª Turma desta Corte. Nesse sentido, bem andou a decisão do Des. Federal Relator João Pedro Gebran Neto".


Assaltantes tentam arrombar cofre de agência bancária no interior do RN.

Criminosos tentaram arrombar o cofre de uma agência do Bradesco, em Canguaretama, no interior do RN, na noite deste sábado (7).
De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes quebraram uma parede e chegaram até o cofre, mas não conseguiram levar o dinheiro.

Segundo o cabo Ivanilson Cardoso, da PM da cidade, o crime aconteceu por volta das 23h. Os homens invadiram a agência e quebraram a parede que dava acesso ao cofre.

A polícia e a gerência do estabelecimento foram acionados após uma denúncia.

Quando a equipe da polícia chegou ao local, os criminosos já haviam escapado, deixando para trás equipamentos usados no arrombamento, como um pé de cabra. A PM ainda fez buscas, mas ninguém foi preso.

Política do RN: apesar de fechar com PSD, Tucanos continuam livres para voar.

Os deputados estaduais Tomba Farias (PSDB), Márcia Maia (PSDB), Gustavo Fernandes (PSDB) e Larissa Rosado (PSDB) estão na turma do “ não voto em Robinson de jeito nenhum”, com o aval da presidência, comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

O deputado federal Fábio Faria (PSD) contabiliza como governistas Ezequiel, Gustavo Carvalho, José Dias e Raimundo Fernandes, mas vai chamar um a um dos independentes pra conversar. 

Fonte: Blog de Jair Sampaio!


SAÚDE: Mais de 20 municípios no RN estão com baixa vacinação para poliomielite.

A baixa cobertura vacinal em vários municípios brasileiros tem se tornado preocupante em todo o País. Somente no Rio Grande do Norte, 21 municípios estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite. Enquanto isso, em todo o País esse número chega a 312 cidades. Os dados foram divulgados Ministério da Saúde.
A vacina faz parte do Calendário Básico Nacional e pode ser encontrada de forma gratuita em todas as unidades básicas de saúde de Natal. Devem ser imunizadas crianças a partir dos dois meses até menores de cinco anos.
O último caso registrado no Brasil da poliomielite foi em 1989. A vacinação contra a doença é a única forma eficaz de se prevenir a enfermidade. Ela é aplicada cinco vezes no total. As primeiras três doses são dadas, idealmente, aos dois, quatro e seis meses de vida do bebê. O primeiro reforço é com um ano e três meses de idade e o segundo, entre quatro e cinco anos.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...