segunda-feira, 9 de julho de 2018

SAÚDE: Mais de 20 municípios no RN estão com baixa vacinação para poliomielite.

A baixa cobertura vacinal em vários municípios brasileiros tem se tornado preocupante em todo o País. Somente no Rio Grande do Norte, 21 municípios estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite. Enquanto isso, em todo o País esse número chega a 312 cidades. Os dados foram divulgados Ministério da Saúde.
A vacina faz parte do Calendário Básico Nacional e pode ser encontrada de forma gratuita em todas as unidades básicas de saúde de Natal. Devem ser imunizadas crianças a partir dos dois meses até menores de cinco anos.
O último caso registrado no Brasil da poliomielite foi em 1989. A vacinação contra a doença é a única forma eficaz de se prevenir a enfermidade. Ela é aplicada cinco vezes no total. As primeiras três doses são dadas, idealmente, aos dois, quatro e seis meses de vida do bebê. O primeiro reforço é com um ano e três meses de idade e o segundo, entre quatro e cinco anos.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prejuízo das enchentes no Rio Grande do Sul já passa de R$ 8 bilhões. As enchentes no Rio Grande do Sul ocasionaram até o momento cerca de R...