quinta-feira, 26 de março de 2020

Ministério da Saúde autoriza cloroquina para casos graves de covid-19.

O Ministério da Saúde oficializou, nessa quarta-feira (25), um posicionamento autorizando que médicos usem a cloroquina/hidroxicloroquina para tratar pacientes internados em estado grave com covid-19.
No entanto, não há qualquer indicação do medicamento para pessoas que queiram se proteger ou para casos leves da doença.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou para os riscos de efeitos colaterais graves provocados pela droga, um imunomodulador receitado para casos de malária e para algumas doenças autoimunes, como o lúpus.
Em uma apresentação à imprensa, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Denizar Vianna, frisou que o medicamento pode ser usado com outras medidas de suporte ao paciente pelo período de cinco dias.
Segundo ele, trata-se de “um medicamento muito promissor” e que “o Brasil conhece muito”, por fazer uso na região Norte em pessoas com malária.
Os casos graves são, em média, 14% dos infectados por coronavírus, sendo que 5% são considerados críticos.
Na semana passada, após o presidente dos Estados Unidos falar que o país aprovou o uso da substância no tratamento de alguns casos de covid-19, houve uma corrida às farmácias no Brasil, o que deixou algumas delas sem estoque.
Posteriormente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda do remédio sem prescrição médica, para evitar a automedicação e também que pacientes que precisam da hidroxicloroquina fiquem desabastecidos.

 





Sobe para 19 o número de casos confirmados de coronavírus no RN.

Com mais cinco casos do novo coronavírus - Covid-19 - confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde na manhã desta quinta-feira (26), o Rio Grande do Norte passou a ter 19 pacientes com a doença. Conforme dados divulgados nesta quarta-feira (25), o estado ainda tem mais de 830 suspeitos.

Dos novos pacientes confirmados, um reside em Mossoró: uma mulher de 25 anos. As outras quatro pessoas moram em Natal: dois homens, de 36 e de 72 anos e duas mulheres, de 42 e de 32 anos.

Dessa forma, a capital potiguar, que já tinha 9 casos confirmados para a doença, agora possui 13. E Mossoró, na região Oeste potiguar, tem a seu segundo paciente notificado e confirmado para o coronavírus. A outra cidade que conta que tem casos confirmados é Parnamirim, na região metropolitana de Natal, com 4.

 

Breve a SESAP estará publicando um novo boletim epidemiológico com os números de casos suspeitos, confirmados e descartados.

 


Apoio a impeachment de Bolsonaro cresce e chega a 47,7%, rejeitam a ideia 45% diz pesquisa.

Uma pesquisa feita pelo Atlas Político revela que 47,7% dos entrevistados apoiam o impeachment de Bolsonaro; 45% que rejeitam a ideia.

Em maio, só 38% se diziam a favor da saída do presidente; 49,4% defendiam que ele ficasse no cargo.

DA REDAÇÃO: Só mesmo em nosso país pra se falar em impeachment neste momento. Enquanto todos os países colocam suas diferenças de lado em prol de vencer a guerra contra um inimigo invisível, aqui se aposta na divisão do país! Caro amigo leitor, POUCO são os político que se preocupam com o povo! Se o povo se dividir neste momento, será pior pra nós não para parte dos políticos. Todos nós conhecemos o desiquilíbrio de nosso presidente. Então depois da Pandemia passaremos a volta a falar de impeachment. Agora é hora de união! Daqui a pouco os que batem panela, contra ou a favor de Bolsonaro, irão bater panela de fome sem alimento pois o BRASIL parou e ninguém pode trabalhar pra comprar comida!

Fica a dica!!!!






Fernando Pedroza aparece no boletim da SESAP com 01 caso suspeito do covid-19, REFORÇANDO a publicação recente desse Blog.

A SESAP, Secretaria Estadual de Saúde divulgou na tarde desta quarta feira 25, um boletim atualizado com o nome de 82 cidades com casos suspeitos do novo coronavirus (Covid-19).
Nesse novo boletim, a cidade de Fernando Pedroza aparece com um caso suspeito, configurando assim a informação publicada por esse blog na última segunda feira 23, através de uma NOTA  OFICIAL da Prefeitura Municipal. Na ocasião esse redator foi ignorado por um cidadão crítico e sem respeito com o trabalho da imprensa. Outra não sou responsável pelos atos errado de nenhum cidadão e sim pelos meus...pois o que escrevo ou publico sou responsável...
Aqui publicamos a informação precisa e não injuria nem ofensas a cidadão nenhum, desde que respeite nosso trabalho de imprensa, pois temos a liberdade de expressão...Quem não gostar basta não compartilhar nossas matérias e ponto final.
Vale destacar que todos os casos, até o momento, SÃO SUSPEITOS, pois os testes tradicionais, devido à grande complexidade demoram dias e até semanas. Assim que chegar o resultado do exame a secretaria de saúde local fará igual as demais, realizará a publicação quer seja positivo ou negativo.

Veja ABAIXO a lista das 82 cidades e o número atual de casos suspeitos através de boletim da SESAP.

1.     Acari - 1
2.     Assú - 24
3.     Afonso Bezerra - 1
4.     Alto do Rodrigues - 6
5.     Angicos - 5
6.     Apodi - 1
7.     Areia Branca - 2
8.     Augusto Severo - 1
9.     Baraúna - 20
10.Barcelona 2
11.Bodó - 5
12.Brejinho - 2
13.Caicó - 2 (1 descartado)
14.Canguaretama - 5
15.Caraúbas - 3
16.Carnaubais - 2
17.Ceará-Mirim - 5 (1 descartado)
18.Cerro Corá - 1
19.Coronel João Pessoa - 2
20.Cruzeta - 2
21.Currais Novos - 1
22.Doutor Severiano - 1
23.Parnamirim - 53 (13 descartados e 4 confirmados)
24.Espírito Santo - 1
25.Extremoz - 5
26.Felipe Guerra - 1
27.Fernando Pedroza -  1 caso suspeito
28.Florânia - 2
29.Frutuoso Gomes - 1
30.Goianinha - 1 (1 descartado)
31.Governado Dix-Sep Rosado - 4
32.Guamaré - 22
33.Ipueira - 2
34.Itajá - 1
35.Januário Cicco - 1
36.Jardim do Seridó - 1
37.João Câmara - 3
38.Jucurutu - 3
39.Jundiá - 2
40.Lagoa d’Anta - 2
41.Lagoa de Velhos - 1
42.Lagoa Salgada - 1
43.Lajes - 1
44.Macaíba - 9
45.Macau - 2
46.Marcelino Vieira - 1
47.Maxaranguape - 1
48.Montanhas - 3
49.Monte Alegre - 1
50.Monte das Gameleiras - 2
51.Mossoró - 131 (6 descartados e 1 confirmado)
52.Natal - 389 (68 descartados e 9 confirmados)
53.Nísia Floresta - 2 (3 descartados)
54.Nova Cruz - 4
55.Parelhas - 4
56.Rio do Fogo - 3
57.Passa e Fica - 1
58.Patu - 3
59.Santa Maria - 1
60.Pau dos Ferros - 2
61.Pedro Velho - 2
62.Pendências - 1 (2 descartados)
63.Pilões - 1
64.Rafael Fernandes - 1
65.Tibau - 4
66.Ruy Barbosa - 1
67.Santa Cruz - 4
68.Santana dos Matos - 1
69.Santo Antônio - 1
70.São Fernando - 1
71.São Francisco do Oeste - 1
72.São Gonçalo do Amarante - 16 (1 descartado)
73.São João do Sabugi - 3
74.São José de Mipibu - 5
75.São José do Campestre - 4
76.São Miguel - 3 (1 descartado)
77.São Miguel do Gostoso - 2 (1 descartado)
78.São Paulo do Potengi - 1
79.Serra do Mel - 1
80.Tibau do Sul - 1
81.Touros - 2
82.Vera Cruz - 1




Novo boletim da SESAP aponta a cidade de Angicos com cinco casos suspeitos de coronavirus.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte – SESAP divulgou no início da tarde desta quarta-feira, dia 25 de março mais um boletim epidemiológico contendo o quantitativo de casos suspeitos, descartados e confirmados de coronavírus (covin-19) nas cidades potiguares.
Para surpresa dos angicanos o numero de casos suspeitos em Angicos aumentou de 1 para 5 casos.Confira abaixo no boletim.

A secretaria municipal de saúde já se posicionou quanto a esses 4 novos casos suspeitos na cidade de Angicos publicando um banner onde contém a atualização dos dados, no entanto, sobre como esses casos suspeitos foram notificados, se eles passaram pelos órgãos de saúde local ou se foram detectados em outra cidade e repassados para a SESAP conforme falou a Secretária Municipal de Saúde sobre o caso tido como suspeita anteriormente até o momento a gestão de saúde no município de Angicos não se pronunciou.
Vale salientar que ainda se tratam de CASOS SUSPEITOS, é importante agora aos angicanos manter a calma e continuarmos ainda mais vigilantes quanto as regras preconizadas pelas autoridades em saúde no país, principalmente no que tange a não sair de casa, mantendo o chamado ISOLAMENTO SOCIAL.


Quem não tem máscara descartável, faz com pano e elástico, orienta Ministério da Saúde.

A falta de máscaras descartáveis para evitar a contaminação pelo novo coronavírus levou o Ministério da Saúde a orientar a população a fazer suas próprias máscaras, com o uso de tecido e elástico, caso não tenha o material descartável.

“É uma barreira física. Vamos deixar as máscaras descartáveis para serem utilizadas pelos hospitais e profissionais de saúde”, disse João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do Ministério da Saúde.

“A máscara, para a população que quer impedir de contaminar outras pessoas, é uma barreira. Faz com pano, quem não tem alternativa. Pega um tecido, coloca um elástico, é uma alternativa para que não haja, ao falar, ao tossir ou espirrar, a disseminação de gotículas que possam contaminar outras pessoas.

O governo afirmou que tem procurado adquirir as máscaras em diversos países e que já comprou todo o estoque disponível no Brasil. Mesmo assim, tem enfrentado dificuldades. “A questão da máscara é insuficiente no mundo inteiro. Os Estados Unidos não têm máscara suficiente, o mundo não tem. Estamos fazendo esforço do que é possível”, disse Gabbardo.


Atualmente o Brasil registra 57 mortes e 2.433 casos confirmados de coronavírus.

O Ministério da Saúde informou na tarde desta quarta-feira (25) o balanço dos casos de coronavírus, vírus responsável pela doença Covid-19. As mortes chegaram a 57 no país, além de 2.433 casos confirmados.
A atual taxa de mortalidade é de 2,4%. O ministro Luiz Henrique Mandetta avalia que o aumento dos casos está ocorrendo de forma "aproximadamente igual nos últimos dias".

Governo do RN disponibilizará central de atendimento pra orientações sobre coronavírus.

Os norte-rio-grandenses vão ganhar mais um importante aliado na luta contra o novo coronavírus. Isso porque o Governo do Estado vai disponibilizar, a partir desta quinta-feira (26), uma central de atendimento à população a fim de esclarecer dúvidas, prestar acolhimento psicológico e também receber doações.
A ação é uma iniciativa conjunta das Secretarias da Administração (Sead); da Saúde Pública (Sesap); do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com a Interjato Soluções; o Instituto Bem-Te-Vi; a UFRN; a UnP e outras instituições de ensino, além de grupos voluntários formados por servidores públicos, psicólogos, professores e estudantes. Ao todo, são mais de 300 colaboradores envolvidos.
Para contatar a Central “Disque RN Coronavírus”, basta telefonar para o número 3190-0700. Inicialmente, o serviço estará disponível no horário das 7h às 23h, podendo ser alterado futuramente, conforme viabilidade.

 


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...