quarta-feira, 25 de maio de 2022

Pesquisa CNN/RealTime Big Data: Lula tem 40%; Bolsonaro, 32%; e Ciro, 9%.

Pesquisa CNN/RealTime e Big-Data para as eleições presidenciais de 2022, divulgada pela CNN nesta quarta-feira (25-05), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%; e por Ciro Gomes (PDT), com 9%.

Depois aparecem André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Luciano Bivar (União Brasil), com 1%.

Este é o cenário com mais pré-candidatos e sem o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que desistiu de disputar a Presidência na segunda-feira (23).

Não pontuaram os pré-candidatos Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC).

Os que dizem votar em branco ou nulo somam 9%. Os indecisos e os que não responderam correspondem a 5%.

Foram ouvidas por telefone 3 mil pessoas entre segunda-feira (23) e terça (24). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

Também foram testados outros três cenários estimulados de primeiro turno – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde em quem vai votar sem que os nomes sejam apresentados, Bolsonaro aparece com 28%; Lula, com 26%; e Ciro, com 4%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07451/2022.

Fernando Pedroza registra chuva de 90 mm, maior precipitação do ano.

A cidade de Fernando Pedroza foi banhada por uma forte chuva acompanhada de trovões e relâmpagos entre a tarde e noite dessa terça-feira (24).  A chuva ainda provocou várias quedas de energia elétrica na cidade.

Segundo o popular e agricultor de nosso município (Zé Araújo), informou a nossa redação, que a chuva registrada em Fernando Pedroza, acumulou 90 milímetros. Fonte pluviômetro particular.

A Emparn registrou chuvas ainda em outras cidades, as maiores foram em: Lajes (127 mm), Afonso Bezerra (124,6 mm) e Angicos (115 mm), ambas na região Central.

Detalhe: A cidade de Fernando Pedroza registra atualmente mais de 650 mm de chuvas em 2022.

Sesap apresenta dados da dengue, zika e chikungunya no RN.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira, 24, o Boletim Epidemiológico das Arboviroses, onde constam os dados atualizados da dengue, chikungunya e zika no Rio Grande do Norte. Até o dia 14 de maio, o estado registrou 14.860 casos prováveis de dengue, 4.563 casos prováveis de chikungunya e 1.008 casos prováveis de infecção pelo zika vírus.

A comparação com o ano anterior demonstra o crescimento do número de casos. Em 2021, considerando o mesmo período, o estado registrou pouco mais de 900 casos de dengue, 1.738 casos prováveis de chikungunya e menos de 100 casos de zika.

Com objetivo de facilitar ações conjuntas de prevenção e o acesso a insumos, o Governo do Estado emitiu um decreto, no último dia 20, no qual oficializa a situação de emergência em razão da epidemia de dengue.

A medida foi discutida com gestores municipais e representantes do Ministério Público como uma forma de viabilizar importantes medidas de combate à doença no estado. Uma delas será a criação de um comitê para orientação aos municípios sobre a adoção do plano de contingenciamento elaborado pela Sesap.

A Sesap reforça a necessidade de ampliação dos cuidados com a proliferação do Aedes aegypti, como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito, limpar vasilhas e reservatórios de água de seus animais, não colocar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada. Além dos cuidados, é importante receber a visita do agente de endemias e esclarecer possíveis dúvidas.

Policia Civil prende 12 pessoas suspeitas de tráfico de drogas e comércio de armas no RN.


Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu 12 pessoas entre a terça feira (24) e essa quarta-feira (25) nas cidades de Santa Cruz e Campo Redondo, na região do Trairi potiguar. Entre os detidos, há suspeitos de tráfico de drogas, além de comércio ilegal de armas de fogo e organização criminosa.

A operação “Chave de Ouro” - como foi denominada - cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva, dois mandados de internação provisória e ainda registrou três prisões em flagrante. Armas, drogas e dinheiro foram apreendidos com os suspeitos.

Segundo a Polícia Civil, as ações foram iniciadas na terça-feira (24), com diligências que resultaram em três prisões em Santa Cruz. Foram presos em flagrante, pela suspeita de tráfico de drogas e associação para o tráfico uma jovem de 23 anos e dois rapazes de 21 e 25 anos, respectivamente. Um deles também foi autuado por comércio ilegal de armas de fogo.

A operação continuou nesta quarta-feira (25), com cumprimento de mandados em Campo Redondo, decorrentes da suspeita do crime de organização criminosa. Foram presas mais três pessoas com idades entre 24 e 34 anos.

Ainda em desfavor de um adolescente de 16 anos e de um homem de 19 anos, foram cumpridos dois mandados de internação provisória, relativos a ato infracional análogo à organização criminosa. O maior de idade responde por infrações cometidas ainda quando adolescente.

Além disso, foram cumpridos outros mandados de prisão preventiva pela suspeita do crime de organização criminosa contra mais quatro homens com idades entre 23 e 29 anos e que já estavam detidos no sistema prisional, devido a outros crimes.

A ação foi comandada por policiais civis da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santa Cruz, com apoio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Natal e das Delegacias de Nísia Floresta, São Tomé, Tangará e Nova Cruz.

Os suspeitos foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Já o adolescente de 16 anos e o homem de 19 anos foram conduzidos até o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CIAD), em Natal.

Valorização: Em Alto do Rodrigues-RN prefeito paga salários de maio dos Agentes de Saúde e de Endemias com base no piso nacional.


VALORIZAÇÃO: Realizando uma gestão pautada pelo diálogo e a garantia de direitos de todas as categorias do funcionalismo público do município, o prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho concedeu o reajuste para agentes de Saúde e de Endemias, que a partir deste mês de maio recebem seus salários com base no piso nacional estipulado em R$ 2.424,00.

O benefício para essas duas importantes categorias de servidores da saúde chega por meio da Lei Municipal N° 733/2022, de autoria do Poder Executiva com aprovação da Câmara Municipal. 

“Nossa gestão reconhece a dedicação desses profissionais e sabe dos riscos aos quais estão expostos no seu trabalho, onde convivem com condições adversas que exigem muita determinação e amor a profissão”, disse o Prefeito Nixon Baracho.

Do blog: Tai um bom exemplo a ser seguido por outros gestores do RN. 

Essa é a chamada valorização ao profissional. Lei não se discute, lei se cumpre e ponto final!!!

Fernando Pedroza-RN: Açude Orós da Melancia há 30 anos clamando por ações dos governantes.


A situação estrutural que encontra-se o maior reservatório hídrico do município de Fernando Pedroza-RN, o Açude “Orós da melancia”, pode se constatar a inoperância do governo estadual. A situação do reservatório é extremamente preocupantes devidas muitas erosões, crateras existentes e muito mato em sua parede.

A inauguração do Orós da melancia ocorreu no ano de 1992, através do governo municipal do saudoso Jaime Batista, tendo como governo estadual José Agripino. De lá pra cá são 30 anos esperando por uma ação digna dos governantes. Até agora nenhuma reforma estrutural foi realizada na sua parede, e pouca atenção foi dada por parte do governo estadual.

O açude Orós da melancia recebeu varias visitas por parte de equipes do Governo do Estado, em 2017-2018 (SEMARH) secretaria Estadual de meio ambiente e recursos hídrico e do (IGARN), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte em 2019 fazendo uma vistoria para posteriormente realizar uma reforma digna em sua parede, porém mais uma promessa que ficou engavetada.

Durante a invernada a população do bairro Alto de São Joaquim ficam apreensivos, visto que em caso de um inverno rigoroso a segurança da parede do Orós, corre o risco de desabamento, com possibilidade de arrombamento, o que pode ser algo trágico para esses moradores e parte da cidade.

Lembrete:

O Açude Orós da melancia é de propriedade do governo do Estado, porém é um patrimônio do município de Fernando Pedroza, portanto merece uma atenção especial por parte de nossas autoridades locais e estaduais, principalmente devido ao estado que se encontra sua parede estrutural. 

Tantas emendas foram destinas para nosso município nos últimos três anos e nenhuma solicitação de emendas foram assegurados para melhorar a estrutura de nosso maior reservatório.

Chamamos a atenção de nossas autoridades, em 2022 por se tratar de ano eleitoral, para que haja empenhem junto aos seus representantes estaduais no sentido de tomar conhecimento e providencias urgentes para a resolução desse problema antes que venha acontecer o pior no futuro. Temos em nosso município vários representantes, colaboradores e apoiadores do governo Fátima Bezerra.

Que haja uma cobrança séria no sentido de se fazer algo pelo nosso reservatório que encontra-se abandonado a décadas. Temos um grande perigo morando próximo de nossa cidade. Fica apenas um alerta!! 

ESSA É A REAL SITUAÇÃO DO AÇUDE ORÓS DA MELANCIA EM PLENO ABANDONO, APENAS AOS CUIDADOS DE DEUS!!.





IBGE faz concurso para contratar agentes para censo deste ano.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu hoje (24) processo seletivo para contratação temporária de 133 profissionais que trabalharão no Censo 2022.

As vagas são para agente censitário de administração e informática, distribuídas em 114 municípios de 14 estados. Com informações da Agência Brasil.

Para se inscrever, é preciso ter ensino médio completo. O valor mensal da remuneração é de R$ 1.700, com direito a auxílio-alimentação e auxílio-transporte. A jornada de trabalho é 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. A contratação tem duração de até cinco meses, podendo ser prorrogada.

As inscrições podem ser feitas pelo site do IBGE até o dia 31 deste mês. Não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo consiste na análise da titulação acadêmica dos candidatos. Das 133 vagas, 14 são reservadas para pessoas pretas ou pardas e três, para pessoas com deficiência.

Mais informações sobre o processo seletivo simplificado podem ser encontradas no portal do IBGE.

Rogério Marinho fez entregas de caminhões de lixo no RN em cidades com número de habitantes insuficiente.

Enquanto esteve a frente do Ministério do Desenvolvimento Regional o Pré-Candidato ao Senado Rogério Marinho (PL) articulou a liberação de caminhões de lixo compactador para pelo menos seis municípios do Rio Grande do Norte (RN) com menos de 17 mil habitantes, o que é desaconselhado pelo Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (RJ) (TCE/RJ) por gerar prejuízos aos cofres públicos.

O levantamento foi feito pelo Blog do Barreto por meio de pesquisa sobre as entregas realizas no Rio Grande do Norte que estão documentadas em notícias. O número pode ser ainda maior.

Boa parte das entregas aconteceu em dezembro de 2021. Uma das cidades beneficiadas foi Marcelino Vieira, que tem 8.336 habitantes. Naquele mesmo mês Jardim do Seridó, 12.397 habitantes foi beneficiada. Assim como Lajes Pintadas (4.763), Cruzeta (7.983), Florânia (9.786) e São José do Seridó (4.665).

De acordo com a ASSECOM da prefeitura de Fernando Pedroza a doação de um veículo desse tipo já foi liberada pela Codevasf e no início do mês de junho, o nosso município com uma população de (3.081) habitantes irá receber o carro compactador para coleta de lixo urbano.

Na matéria veiculada o TCE/RJ classificou a medida como desaconselhável do ponto de vista financeiro.

“Especialistas em gestão de resíduos não recomendam a utilização desses equipamentos mais potentes em municípios com menos de 17 mil habitantes. Os caminhões são caros, demandam funcionários preparados para operá-los e têm alto custo de manutenção onde os reparos no compactador precisam ser feitos em oficinas especializadas. O adequado para essas cidades seria o uso de caminhões caçamba”, diz a reportagem.

De acordo com a investigação as compras de caminhões de lixo compactados subiram 500% no Governo de Jair Bolsonaro através da a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Regional que até março estava sob o comando de Rogério Marinho.

O sobrepreço estimado é de R$ 109 milhões.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...