terça-feira, 10 de outubro de 2023

IFRN abre editais com 638 vagas para cursos de graduação.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu dois editais que oferecem 638 vagas em cursos de graduação. As vagas são para começar as aulas no primeiro semestre letivo de 2024.

O ingresso é através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, 2021 e 2022. Os candidatos devem informar, no momento da inscrição, o ano da edição do Enem que deseja utilizar.

As inscrições começaram na sexta-feira (13/10) e vão até o dia 06 de novembro deste ano, sendo feitas exclusivamente no Portal do Candidato do IFRN.

Há vagas disponíveis para os seguintes cursos:

Física Química, Informática, Matemática, Design de Moda, Gestão de Turismo, Sistema para Internet, Agroecologia, Energias Renováveis, Processos Químicos, Gestão Ambiental, Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Químicos, Sistema para Internet, Agroindústria, Redes de Computadores, Engenharia de Produção, e Licenciatura em Educação do Campo (Matemática e Ciências Humanas e Sociais).

ABC terá mudanças para encarar o Mirassol nesta terça feira, pela serie B.

O ABC de Natal terá o zagueiro Jhonnathan como única novidade para enfrentar o time do Mirassol nesta terça-feira (10/10), pelo campeonato brasileiro da série B. O atleta foi o escolhido para ser o substituto de Fabrício, que cumpre suspensão.

O jogo entre as duas equipes será realizado no Estádio Frasqueirão, em Natal, com início às 21h30.

No último treinamento, o treinador Argel Fuchs manteve o volante Randerson improvisado na lateral direita mesmo com o retorno de Alemão, livre de suspensão.

O ABC deve encarar o Mirassol com o futebol de; Michael, Randerson, Habraão, Jhonnathan e Gedeilson; Nathan Melo, Ramon e Thonny Anderson; Andrey, Paulo Sérgio e Wallyson. 

Homem é preso e confessa crime brutal contra mulher em Apodi-RN.


Um crime com requinte de brutalidade foi registrado por volta das 4 horas da manhã desta terça-feira (10/10), dentro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Apodi-RN.

Uma paciente do local, identificada como Maria Dorineide Oliveira de Carvalho foi golpeada no rosto com uma pedra e teve o corpo parcialmente carbonizado, dentro da unidade. 

De acordo com informações do delegado Tiago Biscoli de Pizzol, ainda não é possível definir o que realmente teria provocado a morte da vítima, se os golpes ou se ela ainda estava viva quando o suspeito ateou fogo em seu corpo.

Um homem identificado como Antônio Flávio Costa Oliveira foi preso. Em vídeos que estão circulando nas redes sociais, o suspeito confirma o crime e afirma friamente que matou por um “acerto de contas” e diz que a vítima o perseguia.

É importante ressaltar que tanto o suspeito quanto a vítima apresentavam problemas psicológicos, conforme informou a Polícia Militar.

De acordo com o delegado, após o depoimento, o acusado deverá ser encaminhado para a Cadeia Pública, onde ficará à disposição da justiça.

O corpo de Maria Dorineide foi recolhido para a sede do Itep, em Mossoró, onde serão realizado exames para determinar a causa da morte.

Polícia Civil apreende cigarros contrabandeados e prende homem em Parnamirim-RN.

A Polícia Civil apreendeu, na manhã dessa segunda-feira (09/10), uma vasta quantidade de cigarros contrabandeados. A ação foi realizada no mercado público de Parnamirim. Um homem, de 51 anos, foi preso em flagrante.

De acordo com o delegado Luiz Lucena, outros maços de cigarros foram apreendidos na residência do suspeito preso. Além disso, mais de R$ 2 mil também foram apreendidos na ação.

"Recebemos a informação de que estava existindo essa venda no mercado. A gente estava desconfiando há um mês e começamos as investigações. Na manhã de hoje, conseguimos prender esse elemento em flagrante", destacou.

O delegado destacou o trabalho dos policiais e a importância das informações repassadas pela população à Polícia Civil. "Esse contrabando vinha há um tempo e conseguimos por fim. Um trabalho eficiente da nossa equipe. Para você ver como é importante a denúncia anônima", completou.

Os maços de cigarros deverão ser repassados à Polícia Federal e incinerados posteriormente.

Conmebol confirma data e horário da final da Copa Libertadores 2023.

A Conmebol confirmou oficialmente na tarde dessa segunda-feira (09/10), a data e horário da final entre Fluminense e Boca Juniors, pela decisão da Conmebol Copa Libertadores 2023.

A partida será realizada no dia 04 de novembro, um sábado, no estádio do Maracanã-RJ, às 17horas.

A Conmebol e os clubes (Fluminense e Boca Jrs) ainda não anunciaram as vendas de ingressos destinadas especificamente para os torcedores.

O Boca Juniors tem seis títulos da Taça Libertadores. O último foi conquistado em 2007, na final sobre o Grêmio. Antes, o time argentino foi campeão em 1977, 1978, 2000, 2001 e 2003. Enquanto o Fluminense busca seu primeiro titulo do torneio Sul-Amenricano.

FPM: Prefeituras Municipais recebem 1ª parcela de outubro nesta terça feira (10).

A primeira parcela do FPM de outubro, que será creditado nas contas das prefeituras municipais de todo o país, nesta terça-feira, 10 de outubro de 2023.

O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresenta queda de 13,28%, comparado ao mesmo período de 2022.

O primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias (20 a 30 do mês anterior).

O município de Fernando Pedroza-RN, de coeficiente (0.6) receberá a primeira parcela mensal em valor liquido de; R$ 432.000,00. (Quatrocentos e trinta de dois mil reais).

Detalhe: A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que esse 1º decêndio, geralmente, sempre é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro.

Prefeito de Passa e Fica reduz próprio salário, do vice e dos secretários para tentar conter a crise financeira.

Com repasses do FPM cada vez menores e as despesas subindo, alguns municípios do RN estão com suas finanças entrando em colapso. Dessa vez foi o prefeito do município de Passa e Fica-RN, Flaviano Lisboa (PDT), quem tomou uma medida de austeridade “cortando na própria carne”, ao determinar a redução do próprio salário para a metade a partir deste mês de outubro.

Além dele, o salário do vice-prefeito também foi reduzido em 30% e o dos secretários em 10%.

A medida agora anunciada se acrescenta a outras já determinadas anteriormente pelo Prefeito, como a suspensão do pagamento de gratificações, horas extras, diárias e passagens aos servidores municipais.

Além disso, o prefeito determinou aos secretários que reduzissem em, no mínimo, 30% as despesas com água, energia, telefonia, combustível e outros bens e serviços.

“Nós estamos fazendo o possível e o impossível para manter o pagamento dos salários do nosso funcionalismo em dia, mas chegamos no nosso limite. A conta não fecha e se o Governo Federal não mudar urgentemente sua política de repasses aos municípios, infelizmente teremos que começar a demitir”, relatou o prefeito.

Do blog: Enquanto o gestor de Passa e Fica tem buscado medidas de contenção de gastos, cortando na própria carne administrativa, alguns gestores no RN seguem fazendo gastanças com o dinheiro público, contratando shows milionários.

Padre de Caicó-RN grava vídeo bebendo cachaça: "Quem vive de tristeza é o diabo".

O padre Gleiber Dantas, de Caicó, no Rio Grande do Norte, divertiu os internautas nesse fim de semana ao aparecer tomando uma dose de cachaça. A ação se deu em frente à Casa de Cultura da cidade, onde o religioso experimentou um extrato destilado de cana de açúcar.

Na gravação, o padre Gleiber ainda recomenda: “Tudo demais é veneno! Se for beber, não dirija, se for dirigir, não beba! Agora, ao beber de forma moderada, nunca deixe de fazer o brinde que eu sempre faço”.

“Viva Deus e morra o cão, porque quem gosta de tristeza é o diabo, como diz Ariano Suassuna”, completa o padre antes de dar um gole na cachaça. 

A cena divertiu os seguidores do clérigo, que ficou famoso durante a pandemia de Covid-19, quando realizou uma live se balançando em uma rede.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...