sexta-feira, 17 de março de 2023

Diante dos ataques no RN; FNF cancela jogos do campeonato Potiguar "inclusive o clássico AMÉRICA x ABC".

O clássico-rei entre América x ABC que estava marcado para domingo (19), no estádio Arena das Dunas, foi cancelado. A Federação Norte-Riograndense de Futebol convocou coletiva de imprensa para a manhã desta sexta-feira (17) para explicar a decisão. O jogo não está mais no calendário de eventos da Arena das Dunas.

A decisão vem depois de três dias de ataques criminosos que o Rio Grande do Norte vem sofrendo durante a semana.

Em nota oficial, a FNF explica que considera grave a crise que a segurança pública que o estado atravessa. Todos os jogos programados para o Campeonato Potiguar foram cancelados e a federação informou que as novas datas serão avaliadas pelo departamento técnico, com observação da lei e regulamentos.

Leia a nota da FNF na integra:

Considerando a grave crise que atravessa a segurança pública do estado do Rio Grande do Norte decorrente de atos criminosos pondo em risco o livre exercício de cidadania do povo potiguar, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol resolveu suspender a terceira rodada da Segunda Fase do Campeonato Nota Potiguar 2023, que envolve os jogos entre América e ABC, e Santa Cruz e Potiguar.
Novas datas serão avaliadas pelo departamento técnico da FNF, observando a forma prevista em lei e regulamentos.

Presidente do Senado pede a Lula convocação das Forças Armadas para atuar na crise do RN .

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviou um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (17), pedindo que as Forças Armadas sejam enviadas ao Rio Grande do Norte, para atuar no combate à onda de ataques criminosos que vem sacudindo o Estado desde a última terça-feira, 14 de março.

A ação do presidente do Senado atende a um pedido do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que também fez solicitação semelhante ao próprio presidente da República na quinta-feira (16), mas pediu reforço de Rodrigo Pacheco.

Além de ter acionado todo o efetivo das polícias Civil e Militar, o Rio Grande do Norte recebeu na quarta-feira (15) agentes da Força Nacional para atuar no combate à criminalidade. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o envio de 190 agentes, inicialmente. Nesta quinta, a governadora Fátima Bezerra (PT) pediu reforço.

Além da Força Nacional, chegou ao Rio Grande do Norte ontem uma força-tarefa enviada pelo Ministério da Justiça para reforçar o trabalho de monitoramento nos presídios.

Helicópteros e policias da PRF do Ceará e Paraíba reforçam segurança pública do RN.


A Segurança Pública do Rio Grande do Norte será reforçada nesta sexta-feira (17). O efetivo em operação no Estado terá incremento com 30 policiais militares do Ceará e outros 30 PMs da Paraíba, além de três helicópteros (um de cada estado e uma terceira aeronave cedida pela Polícia Rodoviária Federal.

O reforço na segurança é uma medida adotada pelo governo estadual em ação cooperativa com os governadores dos estados vizinhos para combater os atos criminosos.

Os policiais militares cearenses e paraibanos vão atuar em Natal e em outros municípios do Rio Grande do Norte, em operações conjuntas com as forças de segurança estaduais.

Além dos policiais cedidos pelos estados vizinhos, o Rio Grande do Norte recebeu 100 agentes da força nacional que já estão trabalhando de forma ostensiva em apoio ao efetivo das forças estaduais de segurança pública, que atuam diuturnamente em todo o território potiguar. Outros 90 PMS da Força Nacional e mais 30 policiais penais federais devem desembarcar no RN também nesta sexta.

A expectativa é que o reforço na segurança traga resultados positivos e ajude a reduzir os índices de criminalidade no estado.

Paroquia de São José dos Angicos mantém programação religiosa do padroeiro, enquanto a prefeitura adia festejos sociais.

Apesar dos ataques e a onda de violência que vem sacudindo o estado do RN, em nota a paroquia de São José dos angicos comunica a população e fiéis que manterá a programação religiosa até dia 19 de março, data do encerramento dos festejos religiosos.

Já a Prefeitura Municipal de Angicos, considerando a situação de instabilidade social e de insegurança generalizada em todo o Estado do Rio Grande do Norte, torna público o adiamento da programação social que ocorreria nos dias 16, 17 e 18 de março, em comemoração ao Padroeiro São José. 

Essa é uma medida extrema que lamentamos profundamente ter que adotar, mas, que foi tomada após análise da situação atual de segurança pública do Estado e da recomendação das autoridades policiais, e objetiva preservar à integridade física das pessoas envolvidas nos eventos, como também do patrimônio público e/ou particular dos anglicanos.

Copa do Brasil: ABC derrota o Vasco nos pênaltis e segue no torneio.

O ABC-RN entrou em campo na noite desta quinta-feira (16) e venceu, nos pênaltis, o Vasco da Gama-RJ no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela segunda fase da Copa do Brasil. 

Depois de um 0 a 0 no tempo normal, a vitória veio nas cobranças de pênaltis, onde o Mais Querido superou o Cruzmaltino por 6 a 5 e garantiu o Alvinegro na terceira fase da competição.

Com a classificação a terceira fase do torneio o ABC fatura R$ 2,1 milhões em premiação nos cofres do clube. VEJA EM VÍDEO A DISPUTA DOS PENALTIS.

Detalhe: A partir da terceira fase o duelo será em jogos de ida e volta. O adversário do ABC será conhecido em sorteio a ser realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em breve. A data prevista para acontecer os jogos é entre os dias 12 e 26 de abril.

Nesta fase da competição entram os participantes da Copa Libertadores da América, e os campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde de 2022, o que totaliza, junto aos remanescentes da segunda fase, 32 equipes, divididas em dois potes. O ABC está no pote 2 e enfrentará um adversário do pote 1.

Prefeito de Porto do Mangue afastado pela justiça volta ao cargo por força de liminar.

Porto do Mangue-RN-O prefeito Sael Melo, que tinha sido afastado pela justiça e cassado pela câmara municipal, conseguiu nesta quinta-feira (16) efeito suspensivo e está de volta a prefeitura do município.

A desembargadora Maria Zeneide Bezerra deferiu A TUTELA ANTECIPADA RECURSAL, para reconhecer a nulidade do processo administrativo do impeachment do prefeito, aprovado pelos vereadores em sessão realizada no dia 26 de janeiro.

Nessa batalha jurídica, é a vez de Sael comemorar. Mas o entra e sai de prefeito deve continuar prorrogando a instabilidade administrativa em Porto do Mangue.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...