terça-feira, 24 de outubro de 2023

Sesap convoca 56 profissionais para abertura de novos leitos no Hospital Walfredo Gurgel.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou duas convocações de servidores, totalizando 56 profissionais para compor as equipes que vão atuar em 15 novos leitos planejados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel em Natal-RN. Serão 33 trabalhadores efetivos e 23 temporários.

No total, oito categorias profissionais diferentes foram contempladas. A primeira chamada, feita na semana passada, reúne 23 técnicos de enfermagem, a serem contratados de forma temporária. 

A segunda chamada, emitida nesta terça-feira (24/10), inclui assistentes sociais (04), enfermeiros (07), farmacêuticos (04), fisioterapeutas (04), fonoaudiólogos (04), nutricionistas (07) e psicólogos (03).

As novas equipes, que têm 30 dias para assumirem os cargos, vão atuar diretamente no 5º andar do Walfredo Gurgel em Natal. 

Os 15 novos leitos serão destinados exclusivamente a pacientes com traumas ortopédicos, informou a Sesap.

Homem é preso por tentar matar o próprio tio após desavença familiar no interior do RN.

Um homem de 38 anos foi preso, na tarde dessa segunda-feira (23) suspeito de tentar matar o próprio tio no município de Luís Gomes, no interior do Rio Grande de Norte. A vítima tem 71 anos.

Ele foi detido por Policiais civis da 77ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Luís Gomes-RN).

Segundo a polícia, o que teria motivado o crime foi o fato do tio ter proibido o sobrinho de levar pessoas desconhecidas para casa. O idoso estaria preocupado com a segurança das crianças que residem no local. 

O sobrinho, por sua vez, desferiu vários golpes de faca contra a vítima, que ficou cerca de um mês hospitalizado. 

Após diligências, a polícia descobriu que o suspeito estava em sua residência no Sítio Alto dos Cândidos.

O autor da tentativa de homicídio foi detido e encaminhado para o sistema prisional, no município de Pau dos Ferros, onde permanecerá à disposição da Justiça.

MP-RN vai fiscalizar eleições para os Conselhos Tutelares em Natal e mais duas cidades do RN, no domingo (29).

O Ministério Público do RN (MP-RN) vai voltar a fiscalizar as eleições para os Conselhos Tutelares no próximo domingo dia 29 de outubro de 2023.

Desta vez, a escolha popular será apenas nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Areia Branca, onde o MPRN havia recomendado a suspensão da eleição ocorrida no dia 1º após detectar falhas no processo.

A fiscalização será feita pelas Promotorias de Justiça com atribuição na defesa da infância e juventude no RN, registra informação publicada pelo site oficial da instituição.

Governo do RN confirma nova suspensão dos empréstimos consignados; informa secretário. 

Os empréstimos consignados para servidores públicos do Rio Grande do Norte voltaram a ficar suspensos em virtude de atrasos nos repasses por parte do Governo do Estado para as instituições financeiras.

A suspensão foi iniciada no dia 20 de setembro deste ano. A informação foi confirmada à TRIBUNA DO NORTE pelo secretário de Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier.

Segundo o titular da pasta, o governo pretende pagar até o dia 30 de outubro o que está em atraso. O secretário não respondeu quais bancos suspenderam os empréstimos.

O gestor cita ainda que até dezembro haverá uma recorrência de suspensões e retomadas dos empréstimos. “Há um mês de atraso. O segundo mês vence no dia 30 e vamos pagar até lá. E até o dia 10 pagaremos esse mês que vence agora no dia 30. Nisso, os consignados retornam”, disse Carlos Eduardo Xavier.

Por lado, para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (Sinsp-RN), Janeayre Souto, a falta do repasse dos consignados para os bancos é uma “apropriação indébita” por parte do Governo. “É um absurdo que denunciamos constantemente e que pode ser caracterizar como apropriação indébita por parte dos gestores públicos. Os órgãos de controle têm de dar um basta nessas ações tão danosas e que prejudicam tanto os servidores, principalmente aqueles mais humildes, com baixos salários e alta defasagem salarial”, disse Janeayre Souto.

Acidente entre carro e micro-ônibus deixa uma pessoa morta e outras gravemente feridas em Currais Novos-RN.


Um acidente entre um carro de passeio e um micro-ônibus foi registrado por volta das 14:30 horas da tarde desta segunda-feira (23), na BR-226, em Currais Novos, cidade do seridó potiguar. O Corpo de Bombeiros Militar confirmou que uma pessoa morreu e outras várias ficaram feridas.

De acordo com as informações, a vítima fatal era uma passageira que estava no carro de passeio. No mesmo veículo, outras quatro pessoas se feriram. Elas foram encaminhadas para o hospital de Currais Novos.

O micro-ônibus transportava 12 pessoas. De acordo com os relatos dos bombeiros, o motorista e o cobrador do transporte foram socorridos também para a cidade de Currais Novos.

Segundo a PRF, houve uma colisão frontal entre os veículos. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o carro virado no acostamento da rodovia. Em outro registro, o micro-ônibus aparece capotado fora da rodovia.

As causas do acidente não foram divulgadas pela PRF.

América-RN acerta com o técnico Marquinhos Santos para temporada de 2024.

Marquinho Santos é o nome do novo comandante do América-RN. O acerto entre as partes foi encaminhado nessa segunda feira (23/10), faltando poucos detalhes em relação a formação da comissão técnica e o nome do novo treinador deve ser anunciado pela assessoria de imprensa a qualquer momento.

A diretoria alvirrubra negociou com vários nomes, mas o contato com Marquinhos, que sempre trabalhou em clubes nas Séries A e B, foi o que mais evoluiu.

O novo treinador será apresentado oficialmente para a torcida e imprensa em data ainda a ser definida pela direção da SAF, que assim como os demais setores do clube aguardam o resultado do pleito eleitoral previsto para a próxima quinta-feira, dia 26 de outubro, quando Souza e Hermano Morais vão disputar a cadeira de presidente do Alvirrubro.

Durante a entrevista de apresentação, os novos gestores do futebol alvirrubro pretendem divulgar o calendário com o planejamento com início da pré-temporada, quando será dada a largada visando a temporada de 2024, onde o América irá disputar o Campeonato Potiguar, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro.

Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo Brasil a partir do dia 06 de novembro.

O Distrito Federal, São Paulo e outros 13 estados brasileiros até 06 de novembro, para começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O novo documento não tem mais o RG (Registro Geral), apenas o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.

Atualmente, 12 estados emitem a nova Carteira de Identidade Nacional: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A adesão começou em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul.

Até agora foram registrados 2 milhões de novos documentos. Mas o governo federal determinou que até 6 de novembro todas das unidades federativas passem a expedir a CIN. 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirma que está trabalhando com os estados com mais dificuldades nessa integração.

O prazo de validade da nova CIN varia conforme a faixa etária:

• cinco anos, para crianças de até 12 anos incompletos;
• dez anos, para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; e
• indeterminado, para quem tem acima de 60 anos.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...