segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Campanha de vacinação contra o sarampo começa em Fernando Pedroza nesta segunda (10) no RN.

Começa nesta segunda-feira (10) a campanha nacional contra o Sarampo, com foco nas crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos. Em Fernando Pedroza a população pode procurar a unidade de saúde até o dia 13 de março para tomar a dose da vacina no horário das 8:h ás 17:h.

Segundo a enfermeira chefe de vacinação, Iara Cibeli, a intenção é imunizar as pessoas contra a doença no município. Para isso, a a Unidade básica de saúde, conta com uma sala especial de vacinação preparada para receber a população que ainda não tenha tomado a primeira dose da vacina, ou com o cartão vacinal incompleto.

A população com a faixa etária indicada deve procurar a unidade de saúde a partir desta segunda,10 de fevereiro ou no Dia "D” de Mobilização Nacional da campanha, que acontece no próximo sábado dia 15 de fevereiro, portando documento de identificação e o cartão de vacina.

VIOLÊNCIA: Irmão mata irmão a facada após discussão na Grande Natal.

O portal G1-RN destaca uma tragédia familiar registrada pela Polícia Militar na noite desse domingo(09), por volta das 20h30, na Rua Barro Vermelho, na Comunidade Cana Brava, no município de Macaína, na Grande Natal. Na ocasião, após discussão, um irmão matou o outro a facada.
Segundo o registro da Polícia Militar, a vítima tinha 41 anos, e não resistiu ao ferimento após ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O irmão acusado pelo homicídio foi preso. A causa da discussão que resultou no crime banal até o momento é desconhecida.

Futsal: Campeonato de blocos de Fernando Pedroza tem sequência nesta segunda 10.

O campeonato masculino de blocos 2020 em Fernando Pedroza terá sequência nesta segunda feira, 10 de fevereiro.
Os jogos correspondem á penúltima rodada da 1ª fase.
19:h – Vaqueiros na Folia x Bons de Copo
20:h –  Movidos a Álcool x Os Papa-léguas

A competição conta com o apoio Total: P.M.F.P

Com parcela gorda 1º decêndio do FPM de fevereiro será depositado nos cofres das prefeituras nesta segunda feira 10.

Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, os cofres municipais recebem o primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de fevereiro. O montante total a ser dividido entre os 5.568 Municípios soma R$ 7.238.447.222,86, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Comparado ao mesmo período do ano anterior, os dados da Secretaria do Tesouro Nacional registram um crescimento de 21,12%. O aumento também foi registrado no acumulado do ano.

Municípios do RN com coeficientes 0.6, exemplos (Fernando Pedroza, Pedra Preta e Bodó) receberão brutos, os valores de: 1.263.858,00.

Municípios do RN com coeficientes 0.8, exemplos (Angicos, Lajes e Afonso Bezerra) receberão brutos, os valores de: 1.820.919,00.

Alerta da CNM
Assim, apesar de apresentar crescimento no primeiro decêndio de fevereiro, a previsão é de diminuição nos valores dos repasses do FPM no primeiro trimestre deste ano quando comparado com 2019. Essa preocupação já foi demonstrada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi. “Os gestores precisam ter muita cautela porque a arrecadação diminuiu”, alertou o líder municipalista.

Com “olé”, Brasil bate Argentina por 3×0 e garante vaga nas Olimpíadas de Tóquio.

A seleção brasileira masculina de futebol venceu a Argentina por 3 a 0 na noite deste domingo (9),em Bucaramanga, na Colômbia, e conseguiu a classificação para a Olimpíada de Tóquio.
Com o resultado, a equipe formada por jogadores de até 23 anos chegou aos 5 pontos e terminou o quadrangular final do Pré-Olímpico na segunda colocação, atrás justamente da Argentina, que permaneceu com 6. Os dois países serão os representantes da América do Sul nos Jogos.
A seleção entrou pressionada para a partida decisiva, já que só a vitória daria a vaga em Tóquio. Mais cedo, o Uruguai havia vencido a Colômbia por 3 a 1, chegado a quatro pontos ganhos e assumido provisoriamente a segunda colocação do quadrangular.

O time treinado por André Jardine jogou bem, e a vitória foi mais fácil do que se imaginava. Pelas chances criadas, o placar poderia ter sido ainda mais elástico.

Com queda da carne, inflação vai a 0,21%, a menor para janeiro desde 1994.

Depois de avançar a 1,15% em dezembro por conta dos preços da carne, a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desacelerou para 0,21% em janeiro, divulgou nesta sexta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor resultado registrado no mês desde o início do Plano Real, em julho de 1994. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador registrou 4,19%.

O valor de janeiro ficou abaixo do esperado pelo mercado. A expectativa do Top 5 do Boletim Focus, por exemplo, formado pelo grupo dos economistas que mais acertam, era de um avanço de 0,32%, igual ao verificado em janeiro do ano passado.

“Foi um resultado surpreendente. Prevíamos uma taxa de 0,4%, o dobro do que veio. Erramos na magnitude dos movimentos. O IBGE registrou para carne bovina, por exemplo, recuo de 4% e a gente esperava queda um pouco mais tímida, em torno de metade disso”, diz André Braz, especialista em inflação do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV).

Menina de 4 anos é baleada na cabeça e homem morre em atentado contra família no interior do RN.

Uma menina de 4 anos foi baleada na cabeça e um homem morreu em um atentado contra uma família na noite deste sábado (8) na praia de Punaú, em Rio do Fogo. Homens armados invadiram a casa da família por volta das 20h20 e atiraram contra todos que estavam no local.

De acordo com a Polícia Militar, Leonardo da Silva Lima, de 22 anos, que usava tornozeleira eletrônica, morreu no local. Um adolescente de 16 anos e uma mulher de 20 anos foram socorridos ao hospital.

A criança de 4 anos foi socorrida por uma viatura da Polícia Militar para o Hospital de Touros e, em seguida, transferida para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. O estado de saúde das vítimas não foi informado pelo hospital.

A Polícia Civil vai investigar a motivação do atentado. Ninguém foi preso até a última atualização desta matéria.

Alerta: Zika já vitimou quase 3,5 mil pessoas no Brasil desde 2015.


O novo coronavírus monopoliza as atenções da mídia, no Brasil, mas há outros vírus por aqui que exigem preocupação.

Entre 2015 e 2019, por exemplo, o Ministério da Saúde registrou 18.578 casos suspeitos do vírus Zika; 3.496 confirmados. Em 2019 houve queda acentuada, mas o Zika continua ativo: dos 1.462 casos suspeitos, só 72 ratificados.

Recém-nascidos (77%) foram a maioria das suspeitas ano passado. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Em 2019 registraram-se dez mortes associadas ao vírus Zika no País, mas a taxa de mortalidade é bem menor que no coronavírus: 0,006%.


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...