segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Sobe para dez o número de hospitais no RN com UTIs 100% ocupadas com Covid-19, afirma sesap.

Nesta segunda-feira (28), o Rio Grande do Norte iniciou o dia com 100% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupados em dez hospitais que atendem pacientes com covid-19. Dos 394 leitos críticos para atendimento da doença no estado, 307 deles estavam ocupados segundo dados da plataforma Regula-RN.

“Vivemos mais um momento de intensificação do número de casos de covid no estado, causado por essas novas variantes que estão em circulação e que têm uma maior transmissibilidade. Isso tem se comprovado pelo aumento da proporção de testes positivos que vem ocorrendo a pelo menos três, quatro semanas”, afirmou o secretário estadual da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 está em 85,3% no Rio Grande do Norte. Ao todo, 53 deles estão disponíveis e outros 34 estão bloqueados. A lista de espera por uma dessas vagas apresenta 33 pacientes.

Por regiões, a maior taxa de ocupação é na Grande Natal, com 93,2%. Na sequência vem o Oeste, com 74,5%, e Seridó, com 77,7%, dos leitos críticos sendo usados para atendimento de pacientes com a doença.

Nesse cenário, o secretário de Saúde recomendou a retomada do uso da máscara em ambientes coletivos, para evitar a propagação do vírus e a sobrecarga da assistência de saúde. Além disso, ele reforçou a necessidade da vacinação. “Essa atitude não é de alarmismo, mas de responsabilidade com a vida”, disse Cipriano Maia. 

Organização do Carnaval das antigas em Angicos comunicado adiamento do evento para 2023.

A organização do CARNAVAL DAS ANTIGAS em Angicos, comunica aos foliões que devido o crescimento de casos positivos de covid-19 nas grandes cidades do RN, resolvemos adiar o nosso evento para que nosso encontro seja seguro e um grande sucesso contamos com o apoio de todos.

Fica assim mudada a data para 28 de janeiro de 2023.

No Clube Municipal de Angicos-RN. 

Aguardamos você!!

Mulher morre após queda de moto na BR 304 em Macaíba-RN.

Uma mulher ainda não identificada morreu no fim da tarde de domingo (27), após uma queda de motocicleta na BR-304, em Macaíba, na Grande Natal.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher era a passageira do veículo e morreu ainda no local do acidente.

O motociclista que conduzia a moto fugiu do local antes da chegada dos policiais, deixando a vítima e a moto modelo CG 160 Start para trás. Ele não foi localizado até a última atualização desta matéria. O acidente aconteceu por volta das 17h no quilômetro 300 da rodovia federal.

Ainda no local, os policiais identificaram que o capacete da passageira não estava afivelado, o que pode ter facilitado a morte da mulher.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e seguia sem a identificação oficial no órgão até a manhã desta segunda-feira (28).

RN: Canguaretama e Pedro Velho elegem novos prefeitos e vice-prefeitos nesse domingo (27).

Eleitores de Pedro Velho e Canguaretama voltaram às urnas neste domingo (27), para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As Eleições Suplementares foram realizadas após decisões da Justiça Eleitoral, cassando os mandatos dos gestores anteriores.

Em Canguaretama, Wilsinho do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e Fátima do Murim, são os novos prefeito e vice-prefeita, respectivamente. Eles foram eleitos com 54,74% dos votos computados. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h30. O município teve 17.178 votos válidos, 634 (3,5%) nulos e 305 (1,68%) votos em branco.

Em Pedro Velho, Edna Lemos do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e Rejane Costa, prefeita e vice-prefeita, respectivamente, foram eleitas com 51,19% dos votos. A apuração encerrou às 18h25, conforme divulgado pelo TSE. O município teve 9.401 votos válidos, 162 (1,68%) nulos e 57 (0,6%) votaram em branco.

Os dois municípios pertencem à 11ª zona eleitoral. Segundo a chefe de cartório Anna Pisco, nenhuma urna precisou ser substituída nos locais de votação e a apuração transcorreu de forma rápida.

Os eleitos devem ser diplomados no dia 19 de dezembro e ficarão nos cargos até dezembro de 2024.

População Pedrozense reclama do desserviço prestado sobre a entrega de medicamentos no final de semana no Centro de Saúde.

A população de Fernando Pedroza-RN, tem reclamado da falta constante de medicamentos na Farmácia Básica do Centro de Saúde Dra. Fátima Salviano. As reclamações não param por ai, é que um fato constrangedor tem ocorrido no final de semana para os pacientes que procuram o serviço publico na área da saúde.

Alguns pacientes em contato com a nossa REDAÇÃO tem reclamado o desserviço prestado durante o final de semana quando procuram a unidade de saúde do município.

A principal reclamação popular é que a farmácia básica da Unidade de Saúde fica fechada no final de semana e logo após serem atendidos pelo médico de plantão vem o mais agravante, a medicação receitada para o paciente só é entregue na segunda feira seguinte.

Um popular indignado relatou a nossa redação: “Isso é um desserviço com a população e a falta de dignidade em se tratando de saúde pública, pois eu e os demais pacientes somos clinicados e só recebemos o medicamento após 24 ou 48 horas” enfatiza o mesmo.

No último sábado na FM 104,9 esse tema foi destaque através dos locutores do programa conversa franca e sugerido uma maneira melhor de atender nossa humilde população nos finais de semana.

De acordo com o vereador Pedrozense Magnos Paulo, que esteve interagindo do programa, já foi sugerido por meio de requerimento parlamentar que a farmácia básica da unidade de saúde fosse aberta no final de semana ficando na responsabilidade de um servidor de plantão, mas sendo negada pela secretaria de saúde.

Após as reclamações e sugestões de populares esperamos que haja sensatez e respeito por parte da gestão Sandra Jaqueline com os pacientes que na maioria padecem desse desserviço e não dispõe de dinheiro para compra de medicamentos.

Homem é preso após agredir mulher em praça pública de Afonso Bezerra.

Na noite do último sábado (26) policiais militares do Destacamento de Afonso Bezerra cidade da região central potiguar, foram acionados por um cidadão, que informou ter visto um homem agredindo uma mulher na praça central da cidade.

Ao chegarem ao local, os policiais da guarnição testemunharam o homem estrangulando uma mulher e a mandando tirar a roupa em via publica.

O homem que não teve sua identidade revelada recebeu voz de prisão e foi conduzido para a 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), onde foram feitos os procedimentos cabíveis pela equipe de plantão. 

A PM de Afonso Bezerra tem mostrado serviço em favor da população.

Alerta!Quatro hospitais do RN estão com 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19.

Um alerta fica no AR!! Quatro hospitais do Rio Grande do Norte estão com a ocupação de 100% da sua capacidade para receber pacientes críticos de Covid-19. Já estão sendo utilizados os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com coronavírus do Hospital Giselda Trigueiro, do Santa Catarina e do Hospital dos Pescadores, todos em Natal, além do Telecila Freitas Fontes, em Caicó.

A informação consta no portal de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAÍS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No total, o RN possui 58 leitos críticos de Covid-19 abertos. Desse total, 34 (58,6%) estão ocupados com pacientes com o vírus.

Em Natal, o Giselda Trigueiro é quem possui maior disponibilidade de leitos. O hospital possui 27 disponíveis para a internação de pacientes acometidos com o coronavirus, no entanto, todos estão ocupados. Nenhum leito da unidade está bloqueado.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...