segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Terremoto de magnitude 5,8 atinge oceano Atlântico a 1100 km de Natal-RN.

Um terremoto de magnitude 5.8 atingiu a região central do Oceano Atlântico na noite deste domingo, 4, por volta das 22h. Um eventual tsunami poderia atingir o nordeste brasileiro, Como Natal, Recife e Fortaleza.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o hipocentro do tremor ocorreu a 10 km de profundidade depois do fundo do mar, considerado muito raso. Até o momento, não há registro de alerta de tsunami.

De acordo com o Observatório Sismológico dos EUA, não foram registradas réplicas do tremor. A região não é habitada. As localidades mais próximas são Fernando de Noronha (a 730 km do epicentro do tremor) e as cidades do litoral nordestino, como Rio Grande do Norte (1.099 km do epicentro do tremor). Devido a distância, as ondas podem provocar alterações no mar.




Insegurança: Segundo Levantamento do Coine, Natal registra um assalto a ônibus por dia.

O município de Natal tem registrado em 2019 uma média de 1.2 assalto por dia aos ônibus que trafegam pela cidade. O cálculo foi feito tomando-se como base os dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) do Rio Grande do Norte, que apontaram, somente neste ano, 170 ocorrência de roubos aos transportes coletivos.
De acordo com a Coine, em 2018, até o final do mês de junho, 215 transportes coletivos haviam sido assaltados, durante seu percurso por Natal. Em analogia com o mesmo tempo, no ano de 2019 foram registrados 170 casos de roubos, o que representa a queda de 21% na quantidade referente ao ano anterior.
Conforme informado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), os locais de maior periculosidade e índice de assaltos são na Avenida Bernardo Vieira, umas das principais vias de ligação das zonas Norte e Oeste da capital com a zona Sul, na rua Mário Negócio, localizada na zona Oeste, e em frente ao Centro Clínico da Hapvida na zona Norte, localizado no Igapó.
Apesar da queda, o diretor de imprensa e divulgação do Sintro, Rubens Pereira, afirma que os motoristas ainda se sentem inseguros, chegando a cogitar, em alguns momentos, mudar de carreira profissional. 
“Muitos motoristas até pensam em mudar de profissão, porém observam o desemprego crescendo e tentam manter o que eles têm. Os motoristas passam o trauma por dez dias em casa, muitos procuram o Cerest pra se tratar e retornar aos trabalhos”, contou.
Mesmo com os números decrescentes em Natal, cidades da Região Metropolitana vão na contramão da capital. Ainda de acordo com a Coine, Ceará Mirim e Parnamirim sofreram acréscimo, de, respectivamente, 200% e 31% na quantidade de assaltos à ônibus. Já outras cidades como Nísia Floresta e Goianinha, apresentaram este ano, seus primeiros casos de roubos á coletivos desde 2018.

Fernando Pedroza: Divulgado as trações musicais da festa do padroeiro São Joaquim 2019 em Praça Pública.

A comissão organizadora da festa do padroeiro São Joaquim 2019 em Fernando Pedroza, divulga as atrações musicais em praça pública.
Hugo Cabral e Forró Meirão.
Será no próximo sábado dia 10 de agosto com inicio as 22:h.


PLANTÃO POLICIAL: Dois irmãos são mortos a tiros em Areia Branca-RN.

Dois irmãos foram assassinados a tiros na cidade de Areia Branca. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu na noite de domingo (4) em uma rua do bairro Iraque.

Ainda segundo informações da PM, por volta das 22h moradores da Rua Aracaju ouviram o barulho de tiros. Quando algumas pessoas saíram pra ver o que tinha acontecido, encontraram os dois corpos em um terreno baldio no fim da rua. Ninguém soube dar maiores informações à polícia.

As vítimas foram identificadas como Tales da Silva Chagas, de 20 anos, e Teverson da Silva Chagas, de 16. De acordo com a polícia, os dois tinham envolvimento em assaltos na região. A equipe da Delegacia de Plantão de Mossoró foi até o local e o caso será repassado para a Delegacia de Areia Branca.

BRASILEIRÃO 2019:Na estreia de Filipe Luís, Flamengo é goleado pelo Bahia.

Em tarde inspirada do atacante Gilberto, autor de todos os gols, o Bahia derrotou o Flamengo por 3 a 0, em partida disputada na tarde deste domingo no estádio da Fonte Nova, na capital baiana, Com a vitória, o Tricolor de Aço chegou aos 19 pontos e ocupa a décima colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, por sua vez, segue com 24 pontos ganhos, em terceiro lugar e viu o Santos abrir oito pontos de vantagem na liderança da competição.
O Flamengo foi uma equipe sem inspiração durante os 90 minutos e enfrentou o atacante Gilberto em tarde de gala. Além disso, o time rubro-negro ainda contou com uma falha bisonha do goleiro Diego Alves no lance que resultou no segundo gol da equipe da casa. O lateral-esquerdo Filipe Luis fez a sua estreia com a camisa rubro-negra, mas não teve boa atuação e acabou substituído pelo técnico Jorge Jesus.
O Bahia quebrou um jejum de cinco jogos sem vitória no Brasileiro. A equipe comandada por Roger Machado mostrou muita aplicação e não deixou que o Flamengo conseguisse impor o seu ritmo.
Na próxima rodada, o Bahia vai enfrentar o Palmeiras, em São Paulo; o Flamengo vai receber o Grêmio, no Maracanã.
Confira o placar da 13ª Rodada 


Ceará-CE  2 x 1  Fortaleza-CE 

Fluminense-RJ  2 x 1  Internacional-RS 

Santos-SP  6 x 1  Goiás-GO 

Avaí-SC  0 x 2  Botafogo-RJ 

Bahia-BA  3 x 0  Flamengo-RJ 

Atlético-MG  2 x 0  Cruzeiro-MG 

Corinthians-SP  1 x 1  Palmeiras-SP 

Vasco da Gama-RJ  0 x 0  CSA-AL 

Grêmio-RS  x   Chapecoense-SC 

Athletico -PR  x   São Paulo-SP - 21/08 

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG 


1 Santos-SP 32 13 10 14 

2 Palmeiras-SP 28 13 8 14 

3 Flamengo-RJ 24 13 7 9 

4 Atlético-MG 24 13 7 6 

5 São Paulo-SP 21 12 5 8 

6 Internacional-RS 20 13 6 4 

7 Corinthians-SP 20 12 5 5 

8 Athletico -PR 19 12 6 8 

9 Botafogo-RJ 19 13 6 0 

10 Bahia-BA 19 13 5 2 

11 Ceará-CE 17 13 5 3 

12 Goiás-GO 17 12 5 -7 

13 Grêmio-RS 16 12 4 0 

14 Fortaleza-CE 14 13 4 -6 

15 Vasco da Gama-RJ 14 13 3 -6 

16 Fluminense-RJ 12 13 3 -4 

17 Cruzeiro-MG 10 13 2 -11 

18 Chapecoense-SC 9 12 2 -9 

19 CSA-AL 8 13 1 -17 

20 Avaí-SC 5 13 0 -13


Fernando Pedroza: Carro fumacê conclui o último ciclo da aplicação de inseticidas nesta segunda 05.

Como forma de reforçar o combate ao mosquito Aedes Aegypti no município de Fernando Pedroza, o carro fumacê conclui nesta segunda 05 de agosto, o último ciclo da aplicação de inseticidas nos bairros onde foi detectado a maior incidência dos casos de dengue.

Nesta segunda dia 05/08,o carro fumacê passará pelos bairros Centro-BR e Alto de São Joaquim-BR no período matutino.

O carro foi cedido ao município de Fernando Pedroza pelo governo Estado do RN, através da SESAP e 2ª regional de Mossoró, onde foi intensificada a operação no período de 24/07 á 05/08 /2019.

O objetivo principal do carro fumacê é inibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e consequentemente as arboviroses como dengue, Chikungunya e zica.

Da redação:A coisa é séria!Esperamos que cada cidadão faça também sua parte cuidando da limpeza de sua residência ou terreno baldio de sua propriedade...Cada cidadão use sua consciência própria!

Senador Styvenson quer vedar sobrepreço em contratos com dispensa de licitação.

A emergência ou calamidade pública não serão mais justificativas para aumentar indiscriminadamente o custo de obras financiadas com recursos dos cofres governamentais. É o que pretende o Projeto de Lei nº 3816 de 2019, de autoria do senador Styvenson Valentim (Pode-RN). A proposta é alterar a Lei nº 8.666 de 1993 para vedar o sobrepreço nas contratações de obras e serviços de engenharia nos casos de dispensa de licitação em função das duas hipóteses.

O valor do orçamento apresentado não poderá ser superior 20% dos previstos no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), administrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou de outro sistema que venha a substituir o Sistema.

“Infelizmente, essa brecha na lei tem sido um pretexto para que maus gestores autorizem pagamento exorbitante a empreiteiras prestadoras desse tipo de serviço. Nas últimas décadas, o Brasil tem assistido a inúmeros escândalos de corrupção que envolvem a contratação de obras e de serviços de engenharia. Em muitos desses casos, foram constatados sobrepreços nos serviços. É preciso coibir esse tipo de irregularidade”, esclareceu Styvenson.

Ao vincular os preços contratados pela Administração Pública aos do mercado, o senador potiguar estima que haverá menores chances para o mau uso ou desvio do dinheiro público.

“Precisamos coibir qualquer tipo de excesso com o dinheiro público. Estou convencido que esta lei será um instrumento eficaz para combater a corrupção nas contratações públicas de obras e de serviços de engenharia”, diz Styvenson Valentim. O projeto está em análise na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania.

Idiarn inicia campanha de vacinação contra a brucelose no RN.

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) deu  início à divulgação da campanha de vacinação do rebanho bovino e bubalino do Estado contra a brucelose. O órgão esclarece sobre a importância da vacina e da sua obrigatoriedade com o tema “Vacinar é um bom negócio!”.

“A Brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, entre outras espécies.

A prevenção do rebanho se dá com a vacinação das bezerras bovinas e bubalinas com idade de 03 a 08 meses com a vacina B19″, explica o diretor de Inspeção e Sanidade Animal do Idiarn, Renato Dias.

A partir do dia 16 de setembro, os produtores que não realizarem a vacinação das bezerras de três a oito meses de idade e efetuarem a declaração ficarão impossibilitados de emitir a Guia de Transito Animal – GTA e produtores de leite não poderão fornecer aos laticínios do Estado.

A declaração pode ser feita nos escritórios do Idiarn, Emater e nas Secretarias de Agricultura dos Municípios. Em Fernando Pedroza, o local é a sede do escritório da EMATER local, com Nelielson Lemos...

Cronograma de liberação do FGTS será divulgado nesta segunda-feira 05.

A Caixa Econômica Federal anuncia nesta segunda-feira, 5, o cronograma de liberação do saque imediato de parcela de até R$ 500 por conta ativa ou conta inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Conforme a Medida Provisória nº 889,  as liberações ocorrerão de setembro deste ano a março de 2020.
A projeção do Ministério da Economia é alcançar 96 milhões de trabalhadores e injetar R$ 30 bilhões na economia – R$ 28 bilhões em 2019 e R$ 12 bilhões em 2020.
A indústria e o comércio têm expectativa de aquecimento econômico com a liberação desses recursos. Segundo o economista Marcelo Azevedo, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), “é uma medida de curto prazo que é fundamental para a retomada da economia. Se as medidas de longo prazo [como as reformas da Previdência Social e tributária] vão ajudar a sustentar [o crescimento], medidas como liberação de recursos têm potencial de, no curto prazo, uma injeção necessária para o primeiro arranque na economia”, defende.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...