sexta-feira, 22 de maio de 2020

Pandemia: Cosern LANÇA PORTAL para negociação de dívidas.

A Cosern lançou nesta quinta-feira (21) um portal de negociação para pagamentos e parcelamento de débitos para clientes residenciais com mais de duas contas de energia em aberto. O portal é mais uma iniciativa da distribuidora para minimizar o impacto econômico provocado pela pandemia da Covid-19 no orçamento doméstico dos potiguares.

Batizado de “Fique em Dia Cosern”, o portal de negociação on line está disponível no site e vai ficar no ar por tempo limitado. O cliente tem acesso a uma série de vantagens no pagamento de faturas em aberto, tais como quitação à vista, pagamento integral no débito com o cartão virtual Caixa Elo (Auxílio Emergencial) ou parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito (nesses dois últimos casos por meio da Flex pag). Na negociação, são aceitos os cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex.

Para Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Cosern, o portal de negociação online é mais uma ferramenta digital planejada pela concessionária para estar ao lado dos clientes nesse momento delicado da economia.

INSS:segunda parcela do 13° salário começa a ser paga dia 25 de Maio.

O INSS começa na próxima segunda feira, dia 25 de maio, o pagamento da segunda parcela do 13° salário, para os aposentados e pensionistas

O pagamento começa no dia 25 de maio para quem recebe até um salário mínimo e vai até 5 de junho de 2020.

Já os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário minimo, o pagamento começará no dia  de junho de 2020.

 



Violência:Mulher é assassinada a tiros na casa da mãe no interior do RN.

Uma mulher foi assassinada a tiros na porta da casa da mãe, no município de Monte Alegre, região Agreste do Rio Grande do Norte. O crime que tem características de execução ocorreu próximo a orla da lagoa da cidade, na quinta-feira (21).

De acordo com a Polícia Militar, os dois atiradores chegaram ao local em uma moto e fizeram dois disparos contra a vítima, que caiu na calçada. Ela morreu na hora, sem tempo para socorro. 

Os criminosos fugiram em seguida e ainda não foram localizados pela polícia. Ao ver a filha no chão, a mãe da vítima precisou de atendimento médico no hospital.

Ainda de acordo com a polícia, havia pessoas caminhando na orla da lagoa, mas nenhuma soube informar detalhes que poderiam esclarecer o caso aos policiais. O corpo foi removido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia e a Polícia Civil investiga o crime. Fonte: G1-RN



Governadora Fátima avalia reunião com Bolsonaro "propositiva" e cobra pressa na sansão do auxílio federativo a Estados e Municípios.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), considerou a reunião dos governadores dos estados do Brasil com o presidente da República Jair Bolsonaro "propostiva". O encontro virtual aconteceu nesta quinta-feira (21) e também contou com a presença do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de ministros.

Segundo a governadora, o presidente Jair Bolsonaro assumiu o compromisso de sancionar o projeto de lei que trata do auxilio federativo aos estados e municípios. "Fizemos um apelo para que essa sanção ao projeto se dê imediatamente e para que esse repasse chegue o mais urgente possível junto aos estados e municípios", disse Fátima.

Após a reunião, a governadora afirmou que o auxílio "é dever do governo federal", diante da queda brutal das receitas dos estados em decorrência da pandemia. "Portanto esse auxílio federativo não é para governador A, B ou C, isso é para a população. É preciso que nós tenhamos essa compensação financeira para honrar junto à população as obrigações básicas que cabe aos estados e municípios", afirmou.


DO BLOG: Os municípios brasileiros esperam por esse auxilio federativo do governo federal, inclusive Fernando Pedroza-RN,que receberá o valor de 326 mil reais . Na verdade está existindo muita amorosidade na sansão dos recursos por parte do presidente Bolsonaro.



Maia diz que Congresso estuda realizar eleições municipais de 2020 em 15 de novembro ou 6 de dezembro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quinta-feira que o Congresso estuda novas datas para a realização das eleições municipais deste ano, marcadas para 4 de outubro, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Segundo o parlamentar, dois períodos estão sendo estudados neste momento, com o primeiro turno ocorrendo em 15 de novembro ou em 6 de dezembro.
— Você tem aí dois períodos que estão sendo discutidos: 15 de novembro ou o primeiro domingo de dezembro para o primeiro turno, e o segundo turno um pouco menor, para dar tempo de fazer a transição, da prestação de contas — afirmou, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro e governadores no Palácio do Planalto.
O presidente da Câmara afirmou que vai conversar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), entre hoje e o final de semana para discutir qual seria o melhor modelo para avaliar o adiamento do pleito.
"Tem muita demanda da participação, talvez o melhor modelo seja uma reunião do colégio de líderes das duas casas para que se construa uma maioria em relação à decisão de adiar, sim ou não, e para qual período" explicou Maia.
Do blog: A visão dos parlamentares é a mesma já defendida pelo ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira dia 24. O ministro diz que, se for o caso de mudar a data, o adiamento possa ser o mais breve possível, sem alterar o tempo de mandato dos atuais e futuros prefeitos.

 

 


Prefeitura de Fernando Pedroza estreia programa institucional no rádio nesta sexta 22/05.

Nesta sexta feira 22/05, a Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza, estará estreando na programação da rádio comunitária FM Cidade 104,9, o programa institucional EXECUTIVO EM AÇÃO, com inicio as 11:h da manhã.
O momento será de grande importância onde a gestão municipal, estará semanalmente levando até o conhecimento da população através das ondas do rádio, as informações precisas sobre as ações públicas realizadas em favor de nossa população.
O programa EXECUTIVO EM AÇÃO, terá a coordenação do setorista de imprensa, Manoel Gerônimo, com a participação da prefeita do município, Sandra Jaqueline ou de secretários municipais.

Portanto toda sexta feira, através do rádio, o governo municipal estará abordando as politicas públicas, priorizando sempre a informação e a prestação de contas das ações realizadas durante a semana..

Dívidas:Com negativação no Cauc, 3.757 Municípios seguem impedidos de receber repasse.

Em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que assola o país, 3.757 Municípios não conseguiram manter em dia todos os 15 quesitos exigidos pelo Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). São diversas declarações e obrigações obrigatórias para o primeiro quadrimestre do ano e, estando inadimplentes, os Municípios seguem impedidos de receber transferência voluntária e contratar operações de crédito.
O número representa mais de 65% do total de Municípios do Brasil. Comparado ao dia 24 de março, houve aumento de 8,5%; já, que naquele período, 3.452 Municípios estavam nesta situação. Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o crescimento demonstra que cada vez mais aumentam as dificuldades de os gestores municipais manterem as obrigações em dia e, consequentemente, receberem recursos essenciais para garantir a manutenção de ações de infraestrutura, serviços e também a circulação de dinheiro nas cidades.
Entre os principais itens responsáveis pelo aumento de inadimplentes estão os relacionados ao grupo II do Cauc, em que são elencadas as Obrigações de Transparência, com destaque para o encaminhamento de dados ao sistema de educação (Siope) e da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) com 2.400 e 2.100 Municípios inadimplentes, respectivamente.
Uma das alternativas para sanar essa situação está no Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/2020, que aguarda sanção do presidente da República. O projeto prevê, entre outras coisas, suspensão dos itens do Cauc enquanto durar a calamidade. Para mais agilidade do governo federal, a CNM encaminhou ofício solicitando a garantia de suspensão de todos os prazos das obrigações previstas em leis, portarias, decretos ou atos que dificultassem o acesso a recursos pelos Municípios. Desta forma, os Municípios receberiam os repasses federais decorrentes de emendas parlamentares, podendo atuar de forma mais enfática no combate à pandemia.
Processo
O PLP 39/2020 foi aprovado na Câmara e no Senado após intensa articulação e sensibilização de parlamentares, além de conversas com diversos técnicos do ministério da Economia. A CNM segue atenta e pressiona o governo federal para sancionar imediatamente a proposta, que deve trazer um fôlego a centenas de Municípios do país ao transferir R$ 23 bilhões e retirar, momentaneamente, os requisitos de transferências intergovernamentais e operações de crédito.

 

 

 

 


Barragem Armando Ribeiro chega a 57,33% de sua capacidade hídrica.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório de água do RN, atingiu 57,33% do volume total. O dado está no Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, atualizado nesta quinta-feira (21/05) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

Com esse volume de água recebido, agora fica faltando 6,53 metros para a barragem iniciar sua sangria.

RN registra 313 novos casos e 10 mortes por coronavírus em 24h; infectados já são 3.796.

O Rio Grande do Norte registrou 313 novos casos de coronavírus e 10 mortes pela doença nas últimas 24 horas. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quarta-feira (20).

Além disso, outras 50 mortes estão em investigação para saber se foram ou não por Covid-19.

O estado agora soma, ao todo, 3.796 casos confirmados e 170 mortes pela doença. Outras 992 pessoas estão recuperadas da doença em território potiguar.

O boletim da Sesap indica ainda que o estado conta com 11.781 pessoas suspeitas do coronavírus e 8.474 casos descartados. Ainda de acordo com o boletim, 393 pacientes estão internados com coronavírus ou suspeita da doença, sendo 137 em leitos de UTI.
CONFIRA ABAIXO O BOLETIM DA COVID-19 EM FERNANDO PEDROZA-RN.


Prefeitura de Alto do Rodrigues confirma o 3º óbitos por covid-19.

A prefeitura do Alto do Rodrigues, divulgou nas suas redes sociais, as informações, da pandemia do Coronavírus (Covid-19) na cidade, boletim desta quinta feira 21/05, confirmou terceiro óbito.

Hoje os números anunciado nesse exato momento no relatório da Prefeitura no Alto do Rodrigues, registra 55 casos suspeitos 44 descartados e 24 confirmados, 03 óbito confirmado, e 05 recuperado.

Veja a nota da Prefeitura: 

Seguimos atualizando o nosso Boletim Epidemiológico no Alto do Rodrigues! A Secretaria de Saúde comunica o terceiro óbito confirmado pelo covid19 no desta quinta, 21/05. Trata-se de um homem de 75 anos, com histórico de HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e DM (Diabetes Mellitus), residente no município, que deu entrada no dia 16, no Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo e posteriormente foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, dando entrada na UTI da mesma no dia 17 de maio.

 


Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...