quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Programa do Leite: governadora Fátima anuncia reajuste no valor pago ao litro.


Após quatro anos sem correções dos valores pagos pelo Governo do Estado pelo litro de leite bovino e caprino, a governadora Fátima Bezerra anunciará nesta quinta-feira, 27, um reajuste no preço pago ao litro do Programa do Leite (PLP).

O valor é repassado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte (Sethas) e passa a vigorar a partir da segunda quinzena de setembro.

O PLP é um Programa que integra as ações de desenvolvimento rural e de segurança alimentar fortalece a agricultura familiar e promove o direito humano à alimentação adequada e saudável das famílias em situação de vulnerabilidade social, alimentar e nutricional.

Covid-19: RN registra 2.217 óbitos, sendo 01 nas últimas 24 horas.


Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta quinta-feira, 27. Os casos confirmados são 60.892.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.217 no total, dos quais 01 deles ocorrido de fato nas últimas 24 horas. Outros 235 óbitos estão em investigação e 479 descartados.

Os casos suspeitos são 25.753 e os descartados somam 111.162.

 

Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza inicia pavimentação de ruas na cidade.


A gestão da prefeita Sandra Jaqueline, MDB,, faz mais um grande resgate quando o assunto é melhorias para a cidade de Fernando Pedroza/RN.

Dessa vez, trata-se da área de INFRAESTRUTURA, no setor de pavimentação de ruas na cidade, serviços esses que estavam paralisados a mais de uma década.


Na manhã desta quinta feira (27/08), o fiscal da prefeitura municipal, o Sr.Tialison Dantas, esteve vistoriando de perto o inicio dessa importante obra de infraestrutura na cidade.


O projeto de pavimentação foi iniciado no último dia 14/08, através de cronograma físico da obra que contempla inicialmente três ruas da cidade, que são elas: ex-combatente Ulisses Xavier, continuação da rua João Câncio de Oliveira e a rua Milce de Carvalho.


As obras de pavimentação estão sendo executadas através da empresa Plano A, custeadas com recursos federais e a contrapartida do município.



Lembrando que a execução dessas obras se dá através do grande esforço da chefe do executivo municipal pedrozense, Sandra Jaqueline, pois são frutos de suas viagens a Brasília, peregrinando e batendo de porta em porta nos gabinetes dos parlamentares e ministérios, sendo insistente nos seus muitos pedidos em favor do nosso município.

Com a execução das obras fica mais um legado da gestão municipal que é a geração de emprego e renda para o município. 

 

 

Governo do RN sanciona lei que inclui pescado na alimentação escolar.


A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou lei aprovada na Assembleia Legislativa que permite a inclusão do pescado oriundo da agricultura familiar no cardápio da alimentação escolar das instituições públicas de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, visando estimular a alimentação saudável.

Segundo a legislação, a alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública, dever do Estado e será promovida e incentivada com vistas ao atendimento das diretrizes estabelecidas para a inclusão do pescado no cardápio escolar, observados os  termos  estabelecidos  no  Programa  Nacional  de  Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a aquisição do pescado será priorizado o agricultor familiar do município onde está localizada a unidade escolar. De acordo com a lei, os cardápios  da  alimentação  escolar  deverão  respeitar  as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade ou região.

O pescado poderá constar do cardápio escolar, preferencialmente,  duas  vezes  por  semana,  por  se  tratar  de  alimento  saudável,  com  alto  valor nutricional, contribuindo para o desempenho no processo de aprendizagem.

Fonte: Portal Grande Ponto

 

CORONAVÍRUS:Fernando Pedroza registra quatro casos positivos nas últimas 24:h.


Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Pedroza, divulgou na tarde desta quarta-feira, dia 26 de agosto, novo boletim epidemiológico atualizando os dados relativos aos casos de Covid-19 na cidade referente às últimas 24 horas. Nesta atualização o número tem aumentado nos casos positivos, já são ao todo 42 confirmados .

Fernando Pedroza registrou 04 (quatro) casos positivos da Covid-19 nas últimas 24 horas, Sendo:

04 pessoas do sexo feminino com idades de 46,57,88 e 89 anos

Ainda foram notificados três casos suspeitos da Covid-19.

02 pessoas do sexo feminino com idades de 23 e 41 anos

01 pessoa do sexo masculino com idade de 23 anos

Veja os números abaixo:


ALERTA: Nesse momento é extremamente importante que possamos seguir os protocolos e recomendações dos órgãos de saúde, medidas como o distanciamento social, higiene frequente das mãos e o uso de máscaras devem serem mantidas para que possamos evitar a transmissão e contágio pelo coronavírus.

 

 

Definido: Com apoio do PSOL, Marcílio Torres e Titico de Ambito  formam a 1ª pré-chapa de oposição em Angicos/RN.


A redação do blog fococentral vem acompanhando de perto o cenário politico de algumas cidades da região central na disputa do pleito eleitoral de 2020.

Em Angicos, está definido a 1ª pré-chapa majoritária de oposição formada pelos seguintes pré-candidatos, Marcilio torres (Solidariedade) e Titico de Ambito (PT), com apoio do PSOL liderado por Modesto Neto.

Portanto a 1ª chapa de oposição ficará assim formada com a união entre o Partido (Solidariedade) que terá a chamada "cabeça da chapa" com o Engenheiro Agrônomo Marcílio Torres como pré-candidato a prefeito e o PT indicando o pré-candidato a vice-prefeito que será o Petroleiro Titico de Ambito.

Essa união contará ainda com o apoio do PSOL que tinha em Angicos como pré-candidato a prefeito Modesto Neto que abrirá mão de uma futura candidatura aderindo ao projeto numa junção das três agremiações.

Nos próximos dias teremos a definição da formação das últimas pré-chapas majoritárias em Angicos/RN.

Pelo lado da situação teremos o atual prefeito Deusdete Gomes (PSDB), que buscará naturalmente seu projeto de reeleição, já a outra pré-chapa de oposição será encabeçada através do atual vice-prefeito Pinheiro Neto (MDB).

 

 

 

  

América/RN perde nos pênaltis para o Juventude/RS e dá adeus à Copa do Brasil.


O sonho da classificação para a próxima fase da Copa do Brasil acabou para o América de Natal. O alvirrubro empatou em 1 x 1 com o Juventude (RS) no tempo regulamentar, mas perdeu na disputa de pênaltis e deu adeus à competição nacional.

O jogo foi realizado no estádio Arena das Dunas, sendo a segunda partida da terceira fase da Copa do Brasil. O primeiro confronto, no Rio Grande do Sul, também havia terminado em 1 a 1.

Os gols do tempo regulamentar foram marcados por Odivan pelo Juventude, aos 39 do 1º tempo e por Zé Eduardo pelo América, aos 20 minutos do segundo tempo.

Na disputa de pênalti o Juventude foi melhor e venceu o duelo por 5 x 3.

O América volta a campo na próxima segunda-feira, (31), às 20h30, no Estádio Maria Lamas Farache, para enfrentar o ABC no último jogo do segundo turno do Campeonato Potiguar.

Fonte: Portal Grande Ponto


Senadores do RN votam favoráveis a aprovação do novo Fundeb.


O Senado aprovou na última terça feira, 25/08 por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera regras e torna permanente o Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb).

A proposta visa elevar de 10% para 23% o valor total dos investimentos em educação em relação ao que é arrecadado por Estados e Municípios.

Os três senadores do Rio Grande do Norte votaram favoráveis a proposta. “Sou fruto da escola pública, eu nunca estudei em escola privada. Botamos na Constituição o Fundeb! Estou muito orgulhosa de fazer parte deste momento e proporcionar mais recursos para a nossa Educação Básica!”, declarou Zenaide Maia (PROS).

O senador Jean Paul Prates (PT) declarou que a luta ainda não acabou: “Agora, nossa luta é pela regulamentação do novo Fundeb no plano infraconstitucional e garantir os recursos no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA), caso contrário testemunharemos o fechamento de escolas públicas e um processo nefasto de exclusão escolar. Não podemos perder mais tempo!”.

Ainda assim Styvenson Valentim (PODE) classificou a a votação de ontem como uma vitória. “Aprovar o Novo Fundeb foi uma vitória da educação brasileira, já que fundo financia grande parte da educação básica no país. Ainda falta muito para alcançarmos uma educação de qualidade, mas o Fundeb é um passo muito importante nesse contexto’, analisou.

O novo Fundeb será promulgado pelo presidente do Congresso Nacional Davi Alcolumbre (DEM/AP).

Bancários iniciam greve a partir desta quinta feira 27 de agosto.


Já não bastassem os correios em greve, a partir de amanhã (27), será a vez dos bancários, que já se tornou rotina todos os anos.

O principal motivo é o reajuste por parte da Federação Nacional dos bancos que é de 0% nos salários.

Agora aguardar para sabermos como será o funcionamento de cada agência.

 

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...