terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Vacina recombinante Zalika contra covid-19 é registrada pela Anvisa.

A nova vacina contra covid-19 registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na segunda-feira 08, é fabricada pelo Instituto Serum, da Índia, e teve registro solicitado pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica.

A tecnologia empregada na vacina Zalika é chamada recombinante, por ter suas moléculas formadas pela combinação de duas fontes diferentes.

O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.

Segundo nota divulgada pela Anvisa, para ser registrada, a vacina apresentou eficácia na fase 3 de estudo, a última etapa antes da aprovação, com variação entre 79,5%, para estudo conduzido nos Estados Unidos na população entre 12 e 17 anos de idade, a 90,4%, em estudo nos Estados Unidos e México, na população adulta.

Vigilante é trancado em banheiro e criminosos roubam fiação de adutora no interior do RN.

As cidades de Caicó e São Fernando tiveram o abastecimento de água interrompido após criminosos roubarem a fiação dos equipamentos da Estação de Bombeamento da Adutora Manoel Torres. O caso aconteceu na noite dessa segunda-feira (08/01).

A estação fica localizada na RN-288, entre os dois municípios. De acordo com o diretor regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Adelson Santos, o grupo rendeu o vigilante, o trancou no banheiro e depois subtraiu os cabos dos equipamentos, que são responsáveis por bombear água do Rio Piranhas para Caicó e São Fernando.

A Polícia Militar foi informada da ação criminosa, fez buscas pela região, mas ninguém foi preso. Segundo a Caern, os prejuízos estão sendo avaliados para a retomada do serviço.

Novos conselheiros tutelares de Fernando Pedroza-RN tomam posse no próximo dia 10.

Na próxima quarta-feira, dia 10 de janeiro, será realizada a posse dos cinco novos conselheiros tutelares e suplentes do município de Fernando Pedroza-RN, para o quadriênio 2024/2028. A solenidade de posse se dará na câmara municipal, com inicio ás 17 horas.

Confira AQUI os cinco titulares eleitos e a votação respectivamente de cada.

1° Alires Mariano: 157 votos

2° Keyte de Mario: 133 votos

3° Aldeneide de Marrom: 115 votos

4° Elisama: 83 votos

5° Preta de Marineide: 81 votos.

O Conselho Tutelar é um órgão que atua na garantia e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

A função é determinada pelo (ECA), Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio do seu artigo 136.

Aulas na rede estadual de ensino começam dia 04 de março; confira as principais datas do calendário.

As aulas do ano letivo 2024, na rede estadual de educação, terão início no dia 04 de março. A data está presente no calendário escolar 2024, publicado nessa segunda-feira (08/01) pela Secretaria Estadual de Educação (Seec).

No município de Fernando Pedroza, a Escola Professora Francisca Alves da Silva, única escola da rede estadual acompanhará o calendário escolar de 2024. As aulas iniciam dia 04 de março.

Serão 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres, com término previsto em 23 de dezembro.

Confira as principais datas do calendário:

1º bimestre: 04 de março

2º bimestre: 15 de maio

3º bimestre: 06 de agosto

4º bimestre: 16 de outubro

De acordo com o Governo do RN, a Educação de Jovens e Adultos organiza seu calendário em dois blocos, iniciando o 1º semestre junto com o 1º bimestre do calendário regular, em 4 de março, e o 2º semestre com o 3º bimestre, em 8 de agosto.

Para garantir que todos os envolvidos possam se programar adequadamente, o calendário completo do ano letivo de 2024 está disponível online no site oficial da Seec.

Filipe Luís recusa convite para ser coordenador da seleção brasileira.

Filipe Luís, que recentemente encerrou a carreira de jogador, recusou o convite da CBF para ser o coordenador de seleções.

Ele era o preferido do presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, que nesta semana anunciou a contratação de Dorival Júnior como técnico da seleção.

Filipe Luís afirmou a interlocutores que "extremamente honrado" com o convite, mas deixou claro que pretende seguir a carreira de treinador – e que este momento é muito relevante "para a sequência desta etapa profissional".

O cargo de coordenador técnico da seleção brasileira está vago há mais de um ano, desde que Ednaldo Rodrigues demitiu Juninho Paulista, que fazia parte da comissão técnica de Tite.

Homem morto e decapitado em João Câmara-RN é identificado.

A vítima de um crime brutal foi identificada pela família nessa segunda-feira, 08 de janeiro de 2024. Erik Matheus Alves tinha apenas 23 anos quando foi morto e decapitado por criminosos.

A cabeça foi encontrada na última quinta-feira, dia 04 de janeiro, às margens da RN-120, em João Câmara. Já o corpo foi encontrado no dia seguinte, sexta-feira, em outro distrito da mesma cidade. 

Uma parente da vítima, que pediu para não ser identificada, informou que Erik, ele era usuário de drogas, mas nunca tinha sido preso.

A família, que passou o Natal e o ano novo com o jovem, ainda não consegue acreditar na brutalidade do crime. Erik Matheus Alves ainda era pai de uma criança de um ano de idade. 

A Polícia Civil segue investigando o caso, mas já confirmou que a vítima pertencia a uma facção criminosa e que foi decapitada e morta por integrantes de outra facção rival. 

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...