quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Thiaguinho e América acertam rescisão de contrato e atleta deixa o clube.

A segunda passagem do atacante Thiaguinho pelo América chegou ao fim. A rescisão do contrato do jogador foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na tarde desta quinta-feira (02/10).

Na temporada, Thiaguinho fez 28 jogos com a camisa alvirrubra e marcou seis gols. Ele estava no América desde o ano passado, quando chegou para a reta final da Série D.

Na primeira passagem, em 2022, o atacante foi um dos destaques do time no campeonato estadual e chamou a atenção do Cuiabá, que estava na Série A do Brasileirão. Depois disso, ele teve passagens por Volta Redonda, Campinense e Manaus.

TN Online

Governo Lula sanciona lei que garante pensão para filhos de vítimas de feminicídio.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que concede pensão especial no valor de um salário mínimo (R$ 1.518) para filhos e dependentes de mulheres ou mulheres trans vítimas de feminicídio. 

A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º), entrará em vigor em 60 dias, isto é, em dezembro.

Poderão receber a pensão menores de 18 anos sob guarda ou tutela da vítima, nos casos em que a renda familiar mensal per capita seja igual ou inferior a um quarto do salário mínimo. A solicitação deve ser feita no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), mediante apresentação de documentos que comprovem o feminicídio e a dependência.

Segundo a portaria, a pensão não é acumulável com outros benefícios e será distribuída em partes iguais entre os filhos ou dependentes que tiverem direito. A cada dois anos, o benefício será revisado, com base no CadÚnico e em dados oficiais, para avaliação das condições apresentadas.

O pagamento será suspenso ou encerrado caso:

Falte atualização cadastral no CadÚnico;

O beneficiário completar 18 anos;

Houver alteração na renda familiar;

A sentença judicial descartar o feminicídio;

Houver irregularidades na concessão ou manutenção do benefício.

Agência Brasil

Palmeiras bate o Vasco e volta a vice-liderança do Brasileirão.

Palmeiras venceu o Vasco, sem grandes sustos, na noite desta quarta-feira 1º de outubro, por 3x0. Flaco López (duas vezes) e Vitor Roque anotaram os gols palmeirenses, todos no primeiro tempo, no duelo da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. No segundo tempo, o camisa 9 ainda teve um gol anulado.

Com este resultado, o Palmeiras assume a vice-liderança, com 52 pontos. O Alviverde dormirá na segunda posição já que o Cruzeiro, que tem 50, joga nesta quinta-feira (02), contra o líder Flamengo com 54, no Maracanã.

Enquanto isso, o Vasco perdeu sua sequência de sete jogos de invencibilidade e se mantém em 12° lugar, com 30 pontos.

A próxima partida do Palmeiras será domingo, contra o São Paulo no Morumbis. Já o Vasco recebe no mesmo dia, o Vitória-BA em São Januário no RJ.

Gazeta Esportiva

RN registra mais de 57 mil casos de câncer em cinco anos.

O câncer permanece como a segunda principal causa de óbitos no Rio Grande do Norte e representa um dos maiores desafios da saúde pública no estado. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Câncer 2025, confeccionado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), entre 2020 e 2024 foram registrados 57.660 novos casos de câncer, sendo 44% em homens (25.102 casos) e 56% em mulheres (32.558 casos).

“Os dados reforçam a urgência de fortalecer políticas públicas de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce. O desafio é grande, mas é possível reduzir o impacto do câncer no estado com ações integradas de saúde e conscientização da população”, destaca Aline Delgado, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Entre os homens, casos de próstata e estômago, cada um com 14% dos registros, representam a maior incidência, seguido de câncer nos tecidos conjuntivos e moles (9%), cólon e reto (7%) e pulmão (5%). 

Já entre as mulheres, o câncer de mama, com 30% dos registros, lidera o número de casos, à frente de colo do útero (7%), tecidos conjuntivos e moles (5%) e cólon e reto.

A Sesap reforça que um terço dos casos de câncer pode ser prevenido com mudanças no estilo de vida, como a redução do tabagismo e consumo de álcool, alimentação saudável, atividade física regular, rastreamento com exames como mamografia e colonoscopia e a vacinação contra HPV e hepatite B.

Portal 98FM

Prefeito do RN sofre mal súbito e morre durante evento esportivo. O prefeito do município de Jaçanã localizado na região do Trairí Potiguar,...