sábado, 22 de novembro de 2025

Bolsonaro é preso pela PF em Brasília e passará por audiência de custodia no domingo (23).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22/11), em Brasília, e levado para a Superintendência da PF (Polícia Federal) após mandado de prisão preventiva autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A detenção ocorreu na residência de Bolsonaro, localizada em um condomínio no Jardim Botânico. Bolsonaro já passou por exame de corpo de delito no INC (Instituto Nacional de Criminalística) da PF.

O espaço fica no andar térreo da Superintendência da PF, no Setor Policial de Brasília, e foi montado após consultas internas na cúpula do órgão e da Vara de Execuções Penais do DF.

A PF informou que a prisão de Bolsonaro é preventiva, não relacionada ainda ao cumprimento da pena de 27 anos e três meses aplicada pelo STF por tentativa de golpe de Estado.

O ministro Alexandre de Moraes determina que seja realizada, neste domingo (23), audiência de custódia, por videoconferência, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, além da disponibilização de atendimento médico em tempo integral ao réu (Bolsonaro).

CNN Brasil

Ministro da Educação diz que Enem 2025 não será cancelado.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (21/11) que o Enem 2025 não será anulado, apesar das suspeitas de vazamento de questões. Ele disse que o Inep anulou três itens apenas por “prevenção e isonomia”.

Camilo Santana reforçou que a Polícia Federal abriu investigação na última quarta-feira (19) para apurar a divulgação indevida das questões e já adotou medidas de preservação de conteúdo e registros técnicos.

Nas redes sociais, estudantes organizam protestos entre os dias 21 e 22 pedindo a anulação total do Enem. Eles argumentam que a exclusão de apenas três questões é insuficiente, pois quem teve acesso prévio às perguntas pode ter ganhado vantagem.

O movimento “Anula Enem” coordena atos pelo WhatsApp e Telegram. Em Brasília, cerca de 30 estudantes e familiares protestaram em frente ao Inep.

Portal UOL

Motociclista morre decapitado após colisão frontal na RN-118, em Jucurutu.

Um motociclista morreu em um grave acidente ocorrido nesta sexta-feira (21/11) na RN-118, em Jucurutu, região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima sofreu decapitação após colidir de frente com um carro. O homem foi identificado como João Cícero de Morais, de 73 anos.

Segundo relato do motorista do carro aos policiais, a motocicleta trafegava em alta velocidade e realizava manobras em zigue-zague na pista, no trecho entre Caicó e Jucurutu, quando teria invadido a contramão.

A batida aconteceu em uma curva, a cerca de 1 km da comunidade Aroeira. O condutor do carro não sofreu ferimentos e permaneceu no local até a chegada da polícia para prestar esclarecimentos. O teste do bafômetro realizado nele deu negativo.

Equipes da Polícia Científica foram acionadas para realizar perícia. Os peritos recolheram amostras de sangue da vítima para verificar possível presença de álcool.

A investigação ficará a cargo da Polícia Civil.

g1 RN

Conmebol define arbitragem para final da Libertadores 2025.

Nesta sexta-feira (21), a Conmebol definiu a escala de arbitragem para a grande final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Flamengo.

O árbitro argentino Darío Humberto Herrera será o responsável por apitar a decisão, agendada para o próximo dia 29 de novembro.

Árbitro principal da decisão, Darío Herrera será auxiliado pelos compatriotas Cristian Gonzalo Navarro (ARG) e José Miguel Savorini (ARG).

O quarto árbitro, por sua vez, será o argentino Maximiliano Nicolás Ramírez. Por fim, a arbitragem de vídeo terá o argentino Hector Alberto Palleta no comando.

Palmeiras e Flamengo decidem a final da Libertadores no próximo sábado (29), às 18h (de Brasília), no Estádio Monumental "U", em Lima, no Peru. Um dos dois se consagrará como o primeiro brasileiro tetracampeão da Copa Libertadores.

Gazeta Esportiva 

Governo Federal reconhece situação de emergência em Afonso Bezerra-RN.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu, na quarta-feira (19/11), a situação de emergência em oito cidades brasileiras afetadas por desastres nos estados de Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

No estado do Rio Grande do Norte, a cidade que teve esse reconhecimento por parte do governo federal foi Afonso Bezerra, situada na região central estado.

As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, a Prefeitura de Afonso Bezerra pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

TN Online

Governo amplia prazo de vacinação contra o HPV para jovens de 15 á 19 anos. O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 ...