quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Esporte: América-RN anuncia retorno do atacante Adriano Pardal, que estava no ABC.

O América-RN anunciou nesta terça-feira a contratação do atacante Adriano Pardal, que defendeu o rival ABC nesta temporada. O jogador retorna ao Alvirrubro, onde acumula outras duas passagens, entre 2013 e 2014, e na temporada 2015, quando foi titular no time que conquistou o Campeonato Potiguar do centenário.

Pardal já se apresentou nesta terça feira ao técnico Leandro Campos para começar as atividades com os demais jogadores do elenco.

Aos 30 anos o jogador chega para ser uma das principais referências do ataque do Alvirrubro, mas precisará se livrar da constantes lesõesque o perseguiram neste ano. 


O América-RN faz sua estreia no estadual de 2018, contra o Força de luz na arena dia 14 de janeiro.

Fátima tem 17,5%; Carlos Eduardo, 11,3%; e Robinson, 7% para o Governo do RN, diz pesquisa instituto seta.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Seta a pedido do Agora RN mostra que, entre os entrevistados que declararam voto na sondagem para o Governo do Estado, a liderança é da senadora Fátima Bezerra (PT), que apareceu com 17,5% das intenções.
Na sequência dos citados, apareceram com ao menos um dígito o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), com 11,3%; e o atual governador, Robinson Faria (PSD), com 7%.
Não chegaram a 1% o empresário Tião Couto (PSDB, 0,8%), o desembargador Cláudio Santos (sem partido, 0,3%), a vereadora de Grossos Clorisa Linhares (PSDC, 0,3%) e o professor universitário Robério Paulino (PSOL, 0,3%).

Foram entrevistadas 600 pessoas em Natal entre os dias 20 e 22 de dezembro. O intervalo de confiança da sondagem é de 95%, com margem de erro de 3,5%.
Manobra politica: Parlamentares do RN criticam decisão do Governo Federal de não repassar recursos.

Representantes do Rio Grande do Norte na Câmara Federal e no Senado se posicionaram ao longo desta terça-feira (26) a respeito da atual situação das finanças do Estado.

Com a suspensão do repasse de R$ 600 milhões da Medida Provisória, que deveria garantir o pagamento da folha de novembro do funcionalismo público, a situação financeira do Estado fica ainda mais delicada.

Para a deputada Zenaide Maia (PR), o bloqueio de recursos por parte do Governo Federal é reflexo de falta de vontade política "É um absurdo! Na minha opinião o que está faltando é vontade política do Governo Federal, pois já liberaram recursos bem maiores para o Rio de Janeiro", disse a deputada.

Já a senadora Fátima Bezerra (PT) se pronunciou em uma rede social a respeito da situação financeira do Estado, afirmando que a negativa do repasse deixou "toda a sociedade potiguar apreensiva". Em sua nota, a senadora faz críticas ao procurador Júlio Marcelo de Oliveira, que proibiu o repasse para o RN e à "ajuda desproporcional concedida aos estados brasileiros", que daria preferência à alguns estados em detrimento de outros.

A sensação de caos e de impotência toma conta da população e os poderes executivos em todos os níveis precisam tomar providências", disse Fátima. Segundo ela sem o repasse dos recursos federais, o calendário que tinha sido anunciado pelo governador Robinson Faria (PSD) na última semana fica inviabilizado.

As manobras da politica, segundo Renato Dantas relatou ao blog do PRIMO , o  governador Robinson Faria chegou a ser informado qual seria o dia que os recursos financeiros do Governo Federal seriam liberados para socorrer o RN, gerando folga para fazer o pagamento dos servidores.
Robinson divulgou a informação nas redes sociais, daí em diante começaram manobras politiqueiras para inviabilizar e impedir a liberação do dinheiro, diz uma fonte do Blog do Primo. Ontem o governador foi avisado pelo Ministério da Fazenda que o RN não receberá os R$ 600 milhões.
Segundo fontes, os senadores José Agripino e Garibaldi Alves junto ao deputado federal Rogério Marinho armaram uma verdadeira barreira para transferência dos recursos.
José Agripino Maia fez uma verdadeira peregrinação nos gabinetes dos ministros do Tribunal de Contas da União apelando para impedir que o Governo Federal liberasse os recursos já Garibaldi Alves e seu filho Walter Alves teriam solicitado diretamente ao presidente Temer para não atender o pleito do RN.

Para Renato Dantas está claro que o objetivo dos senadores José Agripino e Garibaldi Alves é desgastar o governador Robinson Faria para eleger o atual prefeito de natal Carlos Eduardo Alves governador no próximo ano.

Violência: Feriado de Natal registrou 34 homicídios no Rio Grande do Norte.

O Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) informa que foram registrados 34 homicídios no Rio Grande do Norte neste feriado de Natal.

Os crimes ocorreram entre à meia-noite da sexta-feira, 22, às 18 horas desta segunda-feira, 25.

De acordo com o instituto, se comparado com o ano anterior, o Natal deste ano no estado pode ser considerado o mais violento.


ATENÇÃO! Em 2016, houve 27 homicídios no período, segundo o Obvio. 

Educação: estado do RN reduz o índice de analfabetismo em 2017.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada, no último dia 21, pelo IBGE, o RN é um dos três melhores estados do Nordeste em número de analfabetos de 15 anos de idade ou mais.

A sequência histórica dos dados do Instituto registra uma queda 24,2%, em 2001 para 14,7% em 2016, na taxa de pessoas que não sabem ler ou escrever.

De acordo com os dados do PNAD, pessoas que nasceram nas décadas de 50, 60, 70 correspondem a 85% dos analfabetos do RN.


No Rio Grande do Norte existem 403,5 mil analfabetos, dos quais 289 mil são pretos e pardos. Esse número corresponde a 14,7% da população de 15 anos de idade ou mais.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...