sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Economia: Começa o pagamento do PIS-Pasep para nascidos em março e abril.

Começou a ser depositado desde quinta-feira (22) o abono salarial PIS do calendário 2017-2018, ano-base 2016, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em março e abril. No caso do Pasep, que é pago para servidores públicos por meio da Banco do Brasil, o pagamento começa para quem tem finais da inscrição 6 e 7. O PIS é pago na Caixa Econômica.

De acordo com o calendário, os nascidos entre janeiro e junho receberão o PIS no 1º trimestre de 2018. Já quem nasceu nos meses de julho a dezembro receberam o benefício ainda no ano de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 29 de junho de 2018, prazo final para o recebimento.

Para o exercício 2017/2018 serão destinados R$ 16,9 bilhões para pagamento do abono salarial a 24,3 milhões de trabalhadores. Só dentro do PIS são R$ 15,7 bilhões para 22,1 milhões de beneficiários, segundo a Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito
Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016.
Calendários

No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores. Veja calendário do PIS abaixo:


Já no caso do Pasep, o crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil será efetuado a partir do 3º dia útil anterior ao início de cada período de pagamento, conforme cronograma abaixo:


Fernando Pedroza: Pluviômetro registra chuva de 10,02 mm nesta quinta feira (22).

Várias regiões do Rio Grande do Norte registraram chuvas nas últimas 24 horas, aumentando a esperança dos potiguares em um “ano bom de inverno”, como se costuma dizer no sertão.

Segundo o técnico da EMATER local, Nelielson Lemos a chuva desta quinta feira dia 22 em Fernando Pedroza registrou 10,02mm. Totalizando ao todo de janeiro até o momento 144mm.

A informação foi através do pluviômetro da EMATER/EMPARN instalado na sede da secretária de agricultura do nosso  município.


Segundo os meteorologista neste final de semana será de chuvas na região do semi-árido potiguar.
O impasse continua: Governo do RN estuda nova data para republicar edital do concurso da PM.

A Secretaria Estadual de Administração (Searh) vai retomar o concurso para polícia militar do Rio Grande do Norte. A comissão responsável pelo certame vai convocar a empresa contratada para a aplicação das provas, Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), para definir ajustes na condução da seleção pública. O processo está parado desde o dia 30 de janeiro, após a justiça estadual determinar mudanças ao edital.
Segundo o Searh, atualmente o concurso segue suspenso. Ainda estão em análise questões como renegociação de contrato junto à empresa organizadora do certame. As duas partes vão discutir se haverá aumento do valor do contrato e, consequentemente, se tal medida implicará em aumento da taxa de inscrição.
Além disso, na republicação do concurso, haverá a exigência de graduação para os futuros candidatos. Com isso, os postulantes ao cargo que não se adequam ao perfil serão ressarcidos.
Ainda de acordo com a Administração, o prazo para solicitação da devolução da taxa de inscrição para os candidatos que efetivaram o pagamento será divulgado nos próximos dias.
O edital original do concurso polícia militar foi publicado em 16 de janeiro. O regulamento preconizava p ensino médio como a exigência básica. No entanto, no dia 03 de janeiro, a Lei Complementar Estadual 613/2018 já delimitava exigência do nível superior para o ingresso de novos praças nos quadros da corporação.
O Tribunal de Justiça determinou a suspensão do concurso em 30 de janeiro, obrigando o governo a republicar o edital a partir da nova regra. A partir de então, o concurso esteve suspenso. Com a mudança no texto, as provas devem acontecer ainda no primeiro semestre do ano.

 


 

Estadual: Na estreia do novo técnico, América-RN sofre gol no final e empata com Força e Luz.

América-RN e Força e Luz empataram por 2 a 2 na Arena das Dunas nesta quinta-feira em jogo que marcou a primeira rodada da Copa Rio Grande do Norte.

O resultado é pior para o Alvirrubro, que busca o título deste segundo turno. Os gols foram marcados por Felipe Moreira e Leozinho, para Força e Luz, e Nem e Cascata para o América-RN.

O jogo foi a estreia do técnico Pachequinho no comando técnico do Alvirrubro, mas não do jeito que ele queria. O América-RN propôs o jogo o tempo inteiro da partida, mas sofreu com a rapidez dos atacantes do Força e Luz. Assim, sofreu um gol no primeiro tempo.


Na segunda etapa, martelou até buscar a virada, mas foi surpreendido com o gol de Leozinho no final do jogo para empatar a partida.
No próximo domingo dia 25, o américa enfrenta o lanterna Baraunas na arena das dunas em natal as 17h, precisando da vitória, já o força e luz encara o Globo no Barretão.

SEGURANÇA: Governo estadual e Força Nacional iniciam operação em Mossoró-RN contra a criminalidade.

Com mais de 250 mil habitantes, a cidade de Mossoró terá reforço na segurança pública nos próximos dias. Atendendo ao pedido do governador Robinson Faria, a Força Nacional irá atuar no município. A medida faz parte de um convênio da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que tem por objetivo diminuir os crimes de roubos e homicídios.
Nesta sexta-feira (23), às 10h, representantes da Senasp, Sesed, Polícia Militar e Polícia Civil farão uma reunião na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), para discutir e planejar como será desenvolvido o trabalho de reforço dos trinta homens que estarão atuando na área.
“O efetivo da Força Nacional que iniciará esse trabalho não foi desmobilizado de Natal. O Ministério da Justiça está mandando mais 30 homens e dez carros para atender Mossoró”, explicou a secretária de Segurança, Sheila Freitas.
FORÇA NACIONAL
Desde fevereiro de 2017, a Força Nacional atua contra o crime a violência em Natal, dentro das ações do Plano Nacional de Segurança Pública. A operação foi então prorrogada pelo Ministério da Justiça, por mais seis meses, atendendo pedido do Governo estadual. O efetivo também foi reforçado em cem homens.
O trabalho da Força acontece em colaboração com os órgãos locais de segurança pública, por meio das ações integradas de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense. O objetivo é auxiliar na redução de homicídios dolosos e violência contra a mulher.


Esporte: Após empate, técnico Neto Matias deixa o comando do Assu; dois jogadores são dispensados.

O time do Assu perdeu seu técnico para a sequência do Campeonato Potiguar. Na tarde desta quinta-feira, Neto Matias entregou o cargo e encerrou sua quarta passagem à frente do Camaleão do Vale. A saída do comandante se dá um dia após o empate em 1 a 1 com o Potiguar de Mossoró, pela abertura do segundo turno do certame.

O auxiliar técnico Damião Oliveira assume o comando da equipe até que um novo treinador seja contratado. O clube ainda disputará a Série D após o estadual. A informação foi confirmada pelo presidente do time, Evilácio Bezerra.

Além da saída de Neto Matias, o Assu confirmou a dispensa de dois jogadores. O meia Júlio Brasília e o atacante Anderson Kamar foram desligados do elenco. 

O Assu volta a campo na próxima segunda-feira (26), pela segunda rodada da Copa Rio Grande do Norte. A partida contra o Santa Cruz de Natal será disputada às 15h, na Arena das Dunas.


Um tiro no estatuto do desarmamento : Câmara federal planeja facilitar posse de arma.

Um pacote de projetos que vem sendo preparado na Câmara dos Deputados pode flexibilizar o estatuto do desarmamento justamente num momento em que vários estados do país enfrentam uma onda de violência, a ponto de o Rio ter sofrido uma intervenção federal na segurança pública.
Um dos itens da pauta que deve ser votado ainda este semestre propõe mudanças na legislação para ampliar o número de pessoas habilitadas a ter posse de armas dentro de casa. 
A ideia é conceder mais licenças para quem não tem antecedentes criminais e for aprovado em um curso de tiro e num teste psicotécnico. A proposta tem origem na chamada bancada da bala e conta com o respaldo do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O debate sobre a proposta será feito com base em um projeto já aprovado em uma comissão especial da Câmara. O deputado Alberto Fraga (DEM-DF), um dos expoentes da bancada da bala, deverá ser o relator em plenário. Se for confirmado na função, ele fixará os critérios para a concessão de licenças aos interessados em ter armas em casa. 

Fraga diz que, na Casa, também está sendo discutida a possibilidade de uma flexibilização do porte de armas  que daria ao proprietário o direito de levá-la para as ruas.

Tragédia: Mineradores são soterrados e mortos em cidade do interior do RN.

Segundo informações do portal G1 RN, Pelo menos dois operários foram soterrados e mortos após uma desmoronamento em uma mina de xelita na cidade de  Bodó-RN, na região Central potiguar. O caso aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (22). Equipes do Corpo de Bombeiros de Caicó foram deslocadas para a região.

De acordo com moradores, os mineradores estavam trabalhando na mina e tentavam explodir uma rocha quando houve o desmoronamento que os atingiu. Ainda há a possibilidade que outra pessoa esteja entre os soterrados.

De acordo com a PM dois Dois jovens mineradores morrem sob uma pedra de aproximadamente uma tonelada na região de Bodó. 

A cidade seridoense fica entre Currais Novos e Santana do Matos, no Rio Grande do Norte.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...