quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Conta de luz de fevereiro deve manter bandeira verde, diz presidente da Aneel.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse nessa terça-feira (23) que a bandeira tarifária verde deve continuar em vigor no próximo mês. Na bandeira verde não há cobrança adicional nas contas de luz.
Segundo Rufino, o volume de chuvas nos meses de dezembro e janeiro, considerado dentro do normal, permitiu a redução na cobrança da conta e a expectativa é de manutenção desse cenário. “Até agora, não tem nada que aponte em sentido contrário”, disse.
A bandeira tarifária que será cobrada em fevereiro será divulgada oficialmente pela Aneel na próxima sexta-feira (26).
No início de janeiro, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, já havia dito que a expectativa é de que a tarifa de energia elétrica permaneça na bandeira verde até o fim do primeiro trimestre de 2018.
“O sistema [elétrico nacional] é interligado e a gente veio de cinco ou seis anos de chuvas abaixo da média nos maiores reservatórios. Mas os resultados de novembro, dezembro e dos primeiros dias de janeiro [de 2018] têm sido muito animadores”, disse o ministro no dia 16, após visita a Usina de Itaipu.

Nos últimos três meses de 2017, em razão do fraco volume de chuvas e da baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas, a Aneel autorizou a cobrança da tarifa vermelha, a mais alta prevista pela agência. Em outubro e novembro, vigorou inclusive a bandeira vermelha no patamar 2, com a cobrança extra mais alta, de R$ 5 para cada 100 

Condenado a 12 anos, Lula só terá prisão decretada após análise de recurso no TRF4.

Com placar de três votos a zero, o TRF4 dificultou a defesa do ex-presidente Lula, se for levado em consideração o cenário que se desenha.
Como houve unanimidade na decisão pela condenação do ex-presidente, juridicamente, só existe um recurso, que deve ser apresentado ao próprio Tribunal e apreciado pelos próprios desembargadores que julgaram Lula: os embargos de declaração.
Os embargos servem para a defesa questionar eventual ponto obscuro do acórdão.
A expectativa é que sejam rejeitados.
Com isso, esgota-se na segunda instância o direito de Lula se defender e sua prisão poderá ser decretada a partir da publicação do resultado dos embargos.
À condenação do TRF4, cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Mesmo confirmado o resultado do julgamento, o ex-presidente Lula não será preso de imediato. Sua prisão, somente depois que esgotarem os recursos ao tribunal. Outra coisa: O PT poderá registrar sua candidatura a presidente.


Politica: Ex-Presidenta Dilma Rousseff poderá ser candidata ao Senado pelo RN?

A ex-presidente da República afastada, Dilma Rousseff [PT] poderá ser candidata ao Senado Federal pelo Estado do Rio Grande do Norte?? São os comentários dos bastidores da Política no Estado Potiguar. 

Vale lembrar que fato semelhante a esse caso ocorreu no ano de 1991, após José Sarney ter deixado a Presidência da República para disputar uma vaga no Senado Federal pelo recém-criado Estado do AMAPÁ na época.

Para se concretizar o cenário político, Dilma Rouseeff tem até início de abril de 2018 para transferir o seu domicílio do Rio Grande do Sul para o RN.
Do Blog: Como tem um dito popular , a politica é dinâmica e tudo pode acontecer...
Emparn registra chuva em 41 pluviômetros distribuídos pelo interior do RN.

Nas últimas 24 horas, desde a manhã de terça feira dia 23 até às 7 horas da manhã desta quarta feira (24), a unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou chuvas em quase todo o Rio Grande do Norte.

As maiores precipitações foram registradas na mesorregião Oeste. As condições de instabilidade ocasionadas pelo Vórtice Ciclônico de Ar Superior continuarão mantendo o céu nublado.


As chuvas caíram em 41 postos pluviométricos do total que são monitorados diariamente. Choveu mais forte em Antonio Martins, 92,0 milímetros (mm); Paraú, 76,0mm; Serrinha dos Pintos, 70,0mm; Rafael Fernandes, 62,6mm; Pilões, 56,9mm; São Francisco do Oeste, 50,0mm; João Dias, 45,0mm; Francisco Dantas e Marcelino Vieira, 35,0mm, em cada município. O boletim completo está disponível na página da Emparn. 
Fernando Pedroza: vigilância sanitária e secretaria de obras realizam limpeza e reparos em fossas sépticas.

Com o intuito de evitar a proliferação de uma possível infestação do  mosquito Aedes Aegypti,a vigilância sanitária juntamente com a secretaria de obras vem realizando limpeza e reparos na parte de alvenaria nas fossas sépticas de nossa cidade.

Essa iniciativa e realização se deu em função de uma grande preocupação com o surgimento de focos do mosquito da dengue em nossa comunidade devido a chegada do período chuvoso.

Além da preocupação com uma possível epidemia de dengue a vigilância sanitária também alerta para outras doenças que podem surgir da falta de cuidados com as fossas sépticas, todavia essa realização tem como prioridade as fossas de moradores carentes que não tem condições de fazer os reparos necessários.


Lembrando que essa ação é uma parceria entre os setores da vigilância sanitária e secretaria municipal de obras e infraestrutura com apoio total da prefeitura municipal de Fernando Pedroza na gestão da Prefeita Sandra Jaqueline.     
Esporte: Atacante Wallyson é relacionado pelo ABC e deve estrear contra  o Baraúnas nesta Quarta feira 24 em Mossoró.

O atacante Wallyson está relacionado para a partida contra o Baraúnas. Assim cravou o técnico Ranielle Ribeiro em entrevista coletiva nesta terça-feira, logo após o último treino do ABC, no Frasqueirão.

O atacante ficará como opção no banco de reservas, mas deve reestrear pelo Alvinegro nesta quarta-feira dia 24, em Mossoró. O confronto começa às 20h, no Nogueirão.

O técnico do abc Ranielle Ribeiro enfatizou que a participação na partida em Mossoró é importante para dar ritmo ao ídolo alvinegro antes do clássico contra o América-RN, que está marcado para sábado 27, na Arena das Dunas.

Confira os jogos da terceira rodada do estadual.
Quarta feira 24 - Arena das dunas 20:h América x Potiguar
Quinta feira 25 – Edgarzão 20:h Assu x Força e Luz
Quinta feira 25 – Barretão 20:h Globo x Santa Cruz
Lava-jato: Julgamento do ex-presidente Lula acontece nesta quarta feira (24) em Porto Alegre-RS.

Condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex em Guarujá (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá seu recurso julgado nesta quarta-feira (24) no RS pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), segunda instância das ações da Operação Lava Jato.

A condenação de Lula por um crime comum foi a primeira imposta a um ex-presidente no Brasil. Tanto o petista quanto o Ministério Público Federal (MPF) recorreram da decisão: a defesa pede a absolvição de Lula, e o MPF solicita o aumento da pena. G1! 


Prefeitura de Pedro Avelino promove concurso para escolha da Rainha do Carnaval 2018.

Atenção foliões com disposição de sobra e muito samba no pé: a comissão organizadora do carnaval 2018 abriu, desde a última segunda-feira (22), o período de inscrições para os interessados em participar do concurso que escolherá o Rainha do Carnaval da Festa Carnavalesca de Pedro Avelino.

Os interessados, maiores de 18 anos, representantes de um "Blocos Carnavalesco" devem se dirigir, até o próximo dia 02, à sede do Cras (Rua: Raimundo Cavalcante). O plantão de atendimento específico será das 8h às 12h. Cada entidade carnavalesca só poderá ser representada por uma candidata.

EXIGÊNCIAS

Além de preencher a ficha de inscrição com seus dados pessoais, o interessada deverá anexar, no ato, comprovante atual de residência (conta de água, luz ou similares), ofício da entidade carnavalesca confirmando a representação e assinatura do termo de compromisso, dando ciência ao Regulamento.

As candidatas se comprometerá à comparecer, até o último dia de folia, inclusive cumprir as determinações da Comissão Organizadora em relação ao concurso, aceitando plenamente o regulamento em questão.


A escolha do Rei Momo 2018 será por aclamação. Ficará a cargo de um júri a escolha da rainha.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedro Avelino

Inverno: Meteorologistas da Emparn indicam chuvas acima da média de fevereiro a abril no RN.


A previsão de permanência do Fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, associado com a melhora nas condições da temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico sul, indicam uma tendência de chuvas de normal a acima do normal para o período chuvoso em 2018. 

Vale lembrar que no semiárido potiguar, as chuvas vão de fevereiro a abril de 2018. Nesta época chove em média de 500mm a 600mm, principalmente nas regiões Oeste e Central informa a EMPARN.

O boletim da última segunda-feira (22/01), do serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registrou chuva em Angicos, com densidade de 64,2 milímetros.

Na região Central choveu nas seguintes cidades:
Lajes - 12,3mm
Fernando Pedroza - 11mm
Pedro Avelino - 9,2mm

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...