quarta-feira, 3 de junho de 2020

Humilhação:Idosa de 97 anos com suspeita de Covid-19 passa noite em cadeira em unidade de Natal.

Uma idosa de 97 anos aguarda um leito de internação sentada em uma poltrona desde a tarde de terça-feira (2) em Natal. Com 42 graus de febre, falta de ar e dores no corpo - sintomas da Covid-19 - a família de Paula Morais acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) às 11h de terça.

A ambulância ficou parada na frente da casa de Dona Paula por cerca de duas horas porque os socorristas não tinham para onde levá-la. Com os atendimentos relacionados ao novo coronavírus, as Unidades de Pronto Atendimento em Natal estão operando no limite. Na cidade vizinha de Parnamirim, uma pessoa aguardou atendimento deitada na calçada da UPA Nova Esperança.

Mesmo assim, a ambulância da Samu saiu em direção à UPA de Cidade da Esperança. Ao chegar na unidade, familiares e socorristas confirmaram o que já era esperado: não havia vagas. Inclusive, outra idosa já aguardava leito de internação na UPA antes da chegada de Dona Paula. A idosa de 97 anos foi colocada em outra ambulância e levada para a UPA Pajuçara, que fica no outro lado da cidade, na Zona Norte de Natal.

 

"Ela não conseguiu dormir. Imagina uma pessoa de 97 anos nessa situação, sem o mínimo de dignidade. A agulha do soro ficava saindo porque ela se mexia demais, justamente por estar sentada. Tentamos colocar ela em uma cadeira de rodas, mas ela cortou a perna e a unidade não tinha material para fazer curativo", conta Raíssa Andrade.


Diretor da Escola Francisca Alves reforça COMUNICADO sobre medidas emergenciais do governo RN.

A direção da escola estadual professora Francisca Alves em Fernando Pedroza, através do gestor, Oberi França, vem por meio desse comunicado direcionado aos pais de alunos, sobre as medidas emergenciais no combate ao coronavirus pelo governo do RN.

Avisamos que foi prorrogado através de decreto estadual o prazo de suspensão das aulas presenciais até dia 06 de julho de 2020.

Enquanto durar a determinação dos órgãos oficiais sobre a suspensão das atividades presenciais das escolas, seguiremos com o nosso trabalho de acompanhamento pedagógico on-line,ou seja com as atividades não presenciais.

Para o diretor da escola Francisca Alves, Oberi França, o momento atual, sem dúvida, exige ainda mais união de todos nós e nos convida a cultivar um olhar de esperança, como nos exorta o papa Francisco. Se cristo ressuscitou, é possível olha com confiança para todo evento da nossa existência, inclusive os mais difíceis e repletos de angustia e de incerteza”.

Agradecemos a compreensão e a parceria de todos...
Atenciosamente: professor Oberi França - gestor da escola Francisca Alves.



Fernando Pedroza, GRUPO FORÇA E VITÓRIA representa o município e conquista 4º lugar em competição virtual de Poomsae.

O grupo FORÇA E VITÓRIA, sob o comando do MESTRE, Neto Pegado esteve representando o município de Fernando Pedroza na etapa virtual do campeonato estadual de Poomsae.

A competição teve a participação de atletas de todo o Brasil, além de outros países, ficando assim no 4º lugar na classificação geral.

Tivemos 02 campeões, 02 vice-campeões, 02 atletas em 3º lugar e 01 atleta em 4º lugar.
Esse resultado deu a equipe Força e Vitória a 4ª colocação geral do campeonato virtual realizado em casa.

Essa ação já conta como modalidade que será apresentada na festa de emancipação politica virtual.

Parabéns a todos os participantes que representaram com muito esforço e dedicação o nosso município, e obtiveram um excelente resultado.


BOA NOTICIA: Brasil registra 223.638 pessoas curadas do coronavírus.

O Ministério da Saúde registrou nesta terça-feira (2/6) o total de 223.638 casos de pessoas curadas do coronavírus. O número representa 40,3% do total de casos confirmados atualmente (555.383).
Outros 300.546 casos seguem em acompanhamento médico em todo o país. As informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todos os estados até as 19h.
Integram o grupo de recuperados, de acordo com o ministério, todos os diagnosticados que enfrentaram os 14 dias de quarentena preventiva e, também, aqueles que receberam alta dos leitos hospitalares.

Barroso confirma aos TREs tendência de adiamento das eleições para 15 de novembro e 6 dezembro.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, confirmou aos presidentes dos TREs, que, possivelmente, as eleições municipais previstas para outubro, serão adiadas para 15 de novembro (primeiro turno) e 6 dezembro (nos municípios onde houver segundo turno).
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Glauber Rego, disse que o ministro Barroso revelou também que estão sendo estudadas alternativas para que a eleição tenha protocolos mais seguros  do ponto de vista sanitário, como início da votação às 7 horas e encerramento às 20 horas.
Vale destacar que tradicionalmente,o horário da votação vai das 8 às 17 horas.

ANGICOS: Moradores da Rua Wilma Benício são vitimas de arrastão na noite desta terça 02.

A sensação de insegurança vivida pelos moradores da cidade de Angicos é real...Na noite desta terça feira, 02 de junho,moradores da Rua Wilma Benício de Souza no bairro alto do triangulo, foram vitimas de arrastão provocado por um bandido de arma em punho. O crime ocorreu por volta das 19hs.

Segundo populares, um pedreiro e um vigilante foram os alvos do bandido que trajava um blusão de cor vermelha, calça escura e boné.

Após o delito o bandido saiu livremente em direção ao Colégio Francisco Veras, onde um outro elemento numa motocicleta aguardava para seguir a fuga.

Nas redes sociais a população tem apelado para as autoridades por segurança que não chega...

Após o delito a policia militar foi acionada mais não conseguiu prender ninguém até fechamento dessa matéria.

DA REDAÇÃO:Não tem câmera de monitoramento que consiga impedir a ação dos bandidos, e assim continua a saga de assaltos e arrombamentos em Angicos.


ALERTA:Boletim Epidemiológico de Fernando Pedroza, aponta 15 casos suspeitos e 06  casos positivos de Coronavírus.

Atualização do Boletim Municipal Epidemiológico de Fernando Pedroza/RN, desta terça feira (02/06) às 16h:
A Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Pedroza, por meio do Setor de Epidemiologia,informa,mais 02 (dois) casos confirmado para COVID-19.Os pacientes são; um do sexo masculino de 44 anos de idade e o outro é do sexo feminino de 32 anos de idade, que vinha sendo monitorada. Ambos testaram positivo através de sorologia, ou seja do teste rápido. CONFIRA ABAIXO OS NÚMEROS DO BOLETIM ATUAL DA COVID-19.
Atenção! A doença é real...Reforçamos o nosso pedido para que a população fique em casa, e use máscara de proteção caso precise sair. Lembrem-se também de higienizar frequentemente as mãos. São ações necessárias para tentar evitar o aumento dos casos que tem aumentado em nosso município..


RN: Assembleia Legislativa doa mais de 160 mil unidades de EPIs em combate ao coronavírus.

As redes públicas de saúde e segurança do Rio Grande do Norte recebem um grande apoio para os que estão na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus. São 141 mil litros de álcool líquido 70% e 25 mil máscaras com tripla proteção para os profissionais de saúde e agentes de segurança pública que atuam em território potiguar doados pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Legislativo, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) chegarão a milhares de potiguares que atuam nas duas principais pastas em atuação neste momento de combate à pandemia provocada pela contaminação através do novo coronavírus. “O mundo vive a maior crise dos últimos tempos por causa do Coronavírus. E no Brasil a situação não é diferente. Aqui no Rio Grande do Norte, enfrentamos um desafio constante na luta para salvar vidas.

A sociedade merece ações responsáveis e rápidas no combate à pandemia e por isso, como presidente, representando a vontade da população e dos 24 deputados estaduais e servidores, anunciamos a destinação de R$ 2 milhões e noventa mil reais para leitos de UTI do Hospital da Polícia Militar e 166 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual para atender aos profissionais de saúde, segurança e à população nos hospitais regionais, referenciados para a Covid-19”, aponta o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira (PSDB).

Da redação:Esperamos que o município de Fernando Pedroza, seja lembrado com essa doações, através do presidente da AL-RN, deputado Ezequiel Ferreira que obteve uma boa expressão de votos do eleitor pedrozense em 2018..

Armando Ribeiro: aumento de volume em maio foi de 218 milhões de metros cúbicos.

O nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu (RN), elevou mais cinco centímetros. Agora faltam 5,52 metros para a sangria do reservatório.

O volume do reservatório está em 1,493 bilhão de metros cúbicos, que corresponde a 62,94% de sua capacidade máxima.

Do dia 1º de maio até agora a barragem teve um aumento de volume de 218 milhões de metros cúbicos. A elevação no nível nesse mesmo período foi de 1,7 metro. A reserva hídrica aumentou em 9,20%.

 


Justiça Eleitoral condena prefeito de Carnaubais por conduta indevida em campanha eleitoral.

A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) condenou, à unanimidade, o prefeito de Carnaubais, Thiago Meira Mangueira, a pagar multa por conduta indevida durante o período de campanha das Eleições de 2018, em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral.

O voto do relator, Desembargador Cornélio Alves, foi parcialmente consonante com o parecer do órgão ministerial, que também pediu a condenação dos então candidatos George Soares e Rogério Marinho.

De acordo com os autos do processo, durante uma reunião realizada com servidores municipais na Câmara de Vereadores de Carnaubais, o prefeito pediu votos a George Soares, então candidato a Deputado Estadual, e a Rogério Marinho, que concorria a Deputado Federal.

“Pode-se perfeitamente concluir que utilizar a Câmara de Vereadores do município para promover algum tipo de benefício ou vantagem para então candidatos em pleito eleitoral, como foi plenamente demonstrado através das provas, sobretudo a prova testemunhal, configura-se uma hipótese de conduta vedada no artigo 73 da Lei das Eleições”, afirmou o juiz eleitoral Carlos Wagner, ao acompanhar o voto do relator.

O ato foi enquadrado no inciso I do artigo 73 da Lei nº 9.504/90, que proíbe agentes públicos de “ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, ressalvada a realização de convenção partidária”. Sendo assim, o colegiado condenou o chefe do executivo municipal a pagar multa equivalente a equivalente a 10 mil Unidades Fiscais de Referência (UFIRs).

Uma condenação aos dois então candidatos investigados foi dispensada pela corte. “No caso deles, não houve demonstração quanto a prévio conhecimento da reunião ou mesmo utilização do bem público em seu benefício. Quanto a isso, desde 2006, pelo menos, o Tribunal Superior Eleitoral tem a posição no sentido de que ‘é imprescindível a comprovação do prévio conhecimento do beneficiário pela conduta vedada no art. 73. Não podendo haver responsabilidade do candidato beneficiado pelo ilícito com base me mera presunção”, concluiu Carlos Wagner.

 







Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...