quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Professor da UERN/ASSÚ e alunos visitam pontos turísticos de Fernando Pedroza-RN.

O professor/Mestre Josiel de Alencar Guedes do curso de Geografia da UERN/ASSÚ, esteve visitando a cidade de Fernando Pedroza/RN recentemente, na companhia de alguns de seus alunos dentre eles: Shellem Yohana de Lima França, Iraneide Araújo Melo, Jaires Daniel Santos da Silva e Gerônimo da Silva Costa.

O intuito da visita á cidade da Pedra do Sapo foi principalmente conhecer os pontos Turísticos do município, para que os seus alunos desfrutassem de uma aula dinâmica, já que devido a pandemia do COVID-19 as aulas vem acontecendo de forma remota.

Na oportunidade o docente visitou o açude Orós da Melancia, a Pedra do Sapo, a Lagoa Azul e a Estação Ferroviária, lugares que despertou o desejo de fomentar parceria da universidade com o município de Fernando Pedroza, fortalecendo as aulas de campo do curso de Geografia. Destacamos a importância da UERN CAMPUS ASSÚ para o desenvolvendo das cidades circunvizinha.

Não poderíamos deixar de agradecer ao docente pesquisador Mestre Josiel de Alencar Guedes, que nos procurou por intermédio da discente Shellem França para viabilizarmos uma parceria e construímos o atlas do município.

A equipe da UERN/ASSÚ foi recepcionada pela coordenadora municipal de turismo, Meire Dantas. “Nosso desejo é de que essa parceria seja a primeira de muitas, para alavancamos o turismo em Fernando Pedroza/RN", frisou a coordenadora.

Fonte: Coordenação de Turismo da PMFP

 

 

RN recebe 54.900 doses de vacinas contra Covid-19 nesta quarta (24) e vai começar vacinação de indígenas, diz secretário.

Rio Grande do Norte vai receber 54.900 doses de vacinas contra Covid-19 nesta quarta-feira (24), segundo o secretário de saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia

De acordo com o gestor, a informação foi confirmada por meio de uma nota técnica do Ministério da Saúde emitida nesta terça-feira (23).

Com a chegada dos imunizantes, o estado deverá começar a vacinação de indígenas e também dos idosos a partir dos 80 anos. 

Na capital, por exemplo, apenas idosos a partir dos 90 anos estão sendo vacinados atualmente. Segundo o secretário, as doses deverão ser distribuídas aos municípios nesta quinta-feira (25).

Indígenas

Nenhum indígena foi vacinado no Rio Grande do Norte, desde o início da imunização, embora o grupo faça parte do grupo prioritário. O estado não havia recebido doses para eles.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, o estado possui 6.067 indígenas das etnias potiguara, tapuia e tapuia paiacú. Eles estão distribuídos em 15 comunidades nos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Goianinha, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Natal, Jardim de Angicos, João Câmara, Assu e Apodi.

G1-RN 

PRF apreende três armas longas e grande quantidade de munição em Lajes/RN.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite dessa terça-feira (23), no Km 193 da BR 304, em Lajes/RN, três armas longas e 150 munições de diversos calibres e prendeu três homens, um deles com 67 anos.

Durante abordagem a uma Saveiro, de cor prata, os policiais encontraram dentro do veículo, na posse de seus ocupantes, três espingardas calibre .36, 114 munições calibre .36 e 45 de calibre .20 .

Ocorrência encaminhada à Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Natal/RN, onde os conduzidos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

BG

STF autoriza estados e municípios a comprarem vacinas e Fátima Bezerra comemora: “não vou perder tempo”.

Por 11 a 0, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta terça-feira (23/02) permitir a compra de vacinas contra a Covid-19 por Estados e municípios caso as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde sejam insuficientes para atender a população local.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, comemorou a decisão do STF através das redes sociais e adiantou que não vai perder tempo para adquirir os imunizantes para o Estado.

“Vitória da vida! O STF autorizou e agora estados e municípios terão autonomia para comprar vacinas contra a covid-19. E já adianto que não vou perder tempo. Farei o que estiver ao meu alcance para garantir novas doses ao RN o quanto antes. Aqui o nosso compromisso é com a vida!”, comemorou a governadora.

Decisão

O julgamento, que ocorreu no plenário virtual da Corte, confirmou uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski, que já havia dado aval para a compra em dezembro do ano passado.

O entendimento firmado pelo Supremo é o de que Estados e municípios podem comprar e distribuir vacinas caso o Ministério da Saúde falhe ou seja omisso com o Plano Nacional de Imunização (PNI) ou na hipótese em que a cobertura planejada pela pasta não seja suficiente contra a doença.

Em seu voto, Lewandowski apontou que embora seja de responsabilidade do Ministério da Saúde coordenar e definir as vacinas que vão integrar o PNI, tal atribuição não exclui a competência de Estados e municípios para adaptá-lo às suas realidades locais.

Agora RN

Fluminense anuncia Roger Machado como treinador para temporada 2021.

O que já era esperado aconteceu na noite desta terça-feira,23. O técnico Roger Machado (na foto á esquerda) foi confirmado como novo comandante do Fluminense.

O novo treinador chega para comandar o Fluminense na disputa da Libertadores. Roger Machado vai substituir Marcão, que volta a ser auxiliar permanente do clube carioca.

O técnico não vai estar em campo na quinta-feira, contra o Fortaleza, na última rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será a última sob o comando de Marcão.

Roger Machado será apresentado no sábado. Sua estreia será na primeira rodada do Campeonato Carioca, na próxima semana, contra o Resende.

O Fluminense ainda busca a vaga direta na Fase de Grupos da Libertadores. A equipe precisa vencer o Fortaleza e torcer por um tropeço do São Paulo, contra o Flamengo, no Morumbi.

Gazeta Esportiva

 


Suspeito de participação em assalto morre após troca de tiros com a PM em Mossoró/RN.

Um homem morreu e outros dois foram presos depois uma troca de tiros com policiais militares, na noite desta terça-feira (23), em Mossoró, na região Oeste.

De acordo com a Polícia Civil, criminosos armados fizeram um arrastão em uma pizzaria e fugiram levando pertences e o carro de uma das vítimas. O crime aconteceu por volta das 18h50. 

A Polícia Civil informou que três homens armados chegaram a pé a uma pizzaria no bairro Nova Betânia e anunciaram o assalto. Eles roubaram objetos pessoais dos clientes e fugiram levando o carro e uma pistola 380 de um Guarda Civil que estava no local.

A Polícia Militar foi informada sobre o crime e conseguiu localizar o carro roubado no bairro Santo Antônio. Nas buscas, a PM encontrou os suspeitos dentro de uma casa. Houve troca de tiros e um deles, identificado como Francisco David de Lima, de 19 anos, foi baleado. “Deivinho” como é mais conhecido, foi levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não resistiu.

Além de Francisco David, outras duas pessoas estavam na casa. Um deles era um dos integrantes do trio que fez o assalto e o outro era o pai de Deivinho. Ambos foram levados para prestar esclarecimentos na delegacia de plantão e foram encaminhados a Cadeia Pública de Mossoró.

Na casa os policiais encontraram a pistola que foi rouba do Guarda Civil, além de um revólver 38, crack e maconha. O outro suspeito de ter participado do assalto não foi localizado.

De acordo com a Polícia Civil, Deivinho já foi apreendido quando ainda era menor e recentemente foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

G1-RN

Decreto Municipal: Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) determina fechamento de bares e restaurantes.

Seguindo orientação do Governo do Estado, a prefeitura de Fernando Pedroza (RN), através da prefeita Sandra Jaqueline Jota Ribeiro, no uso de suas atribuições, em consonância com a lei orgânica municipal DECRETOU novas medidas de prevenção e combate ao novo Coronavírus no município.

O referido Decreto Municipal de Nº 088/2021, dispõe sobre modificação de flexibilização  das medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública em razão da grave crise de saúde publica decorrente da pandemia da covid-19, por meio do decreto estadual Nº 29.534 de 19 de março de 2020.

O Decreto Municipal publicado nesta terça feira 23/02/2020, determina algumas medidas principais, dentre elas estão o fechamento de bares, restaurantes e similares, apenas com a entrega por meio de Delivery e ainda está proibida a realização de festas e eventos promovidos pelos entes públicos e iniciativa privada.

Ainda fica determinado o fechamento de praças esportivas.

O decreto permite apenas a liberação de Academias e Templos Religiosos com a frequência de 50%, dessa forma atendendo as medidas sanitárias como: uso de mascara e higienização das mãos.

O decreto ainda ressalta que a fiscalização do cumprimento do decreto permanece a cargo da Vigilância Sanitária, com reforço das forças de segurança pública do Estado.

As medidas entram em vigor a partir desta terça feira (23), data da publicação, e valem até 10 de março de 2021.

CONFIRA ABAIXO AS NORMAS DO DECRETO Nº088/2021

D E C R E T A: 

Art. 1º Fica determinada a proibição de abertura de bares, restaurantes e congêneres no âmbito do município de Fernando Pedroza, em área urbana ou rural, para a venda e consumo de bebidas alcoólicas, sendo permitida apenas por meio de delivery, bem como, fica proibido o consumo de tais gêneros em praças, logradouros ou vias públicas, até o dia 10 de março de 2021. Os serviços que comercializam alimentação funcionarão por meio de delivery. O descumprimento de tal artigo ensejara a adoção de medidas administrativas como a apreensão, interdição e o emprego de força policial, bem como da responsabilização penal, pela caracterização de crime contra a saúde pública, tipificado no art. 268 do Código Penal, e civil.

Art. 2º Fica determinada a proibição de circulação de pessoas pelas ruas e logradouros sem uso de máscaras de proteção, bem como, a entrada delas em qualquer estabelecimento sem uso da mesma, sem prejuízo da adoção de medidas administrativas como a apreensão, interdição e o emprego de força policial, bem como da responsabilização penal, pela caracterização de crime contra a saúde pública, tipificado no art. 268 do Código Penal, e civil.

Art. 3º Fica determinado que as academias só poderão funcionar com apenas 50% de sua capacidade total obedecendo as normas já determinadas quando da autorização de seu funcionamento, e aquelas serão responsáveis por realizar limpeza e higienização intermitente das máquinas e dos ambientes após o uso, e aferir a temperatura dos alunos na entrada. Fica determinada também a proibição de frequência de pessoas pertencentes aos grupos de risco maiores de 60 anos e menores de 10 anos, bem como, pessoas com sintomas gripais.

Art. 4º Permanecem suspensas as aulas presenciais, continuando a realização delas de forma remota. 

Art. 5º Fica proibido acesso ao ginásio poliesportivo Raimundo Roberto Carvalho Trindade para prática de atividade esportivas até 10 de março de 2021.

Art. 6º Fica determinada a abertura dos templos religiosos, com o público de apenas 50% de sua capacidade total. A abertura dos estabelecimentos religiosos de que trata este artigo, está condicionada ao cumprimento das seguintes orientações sanitárias: I - distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre os frequentadores, evitando aglomeração e contatos proximais; bem como em seus assentos.

II - organização das filas, dentro e fora do estabelecimento, observando a distância prevista no inciso I;

III - frequência simultânea não superior a 50% (trinta por cento) de sua ocupação de pessoas; IV - manutenção de higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato, em atenção às normas específicas de combate ao novo coronavírus (COVID-19);

 V - disponibilização alternada de assentos entre as fileiras de bancos, devendo estar bloqueados de forma física aqueles que não puderem ser ocupados; VI - disponibilização ininterrupta e suficiente de álcool gel 70%, em locais fixos de fácil visualização e acesso, devendo os frequentadores higienizar as mãos na entrada e na saída do estabelecimento;

VII - utilização de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, pelos frequentadores e funcionários durante todo o tempo em que permanecerem no estabelecimento;

VIII - adoção de sistemas de escalas de frequência, alternadas com a desinfecção prevista no inciso V;

IX - vedação de distribuição de qualquer material impresso aos frequentadores;

X - utilização de embalagens individuais para a partilha de objetos litúrgicos;

XI - utilização, sempre que possível, de sistema natural de circulação de ar, abstendo-se da utilização de aparelhos de ar condicionado.

XII – Aferição de temperatura de todos os fies e colaboradores.

XIII - É vedado o acesso de pessoas do grupo de risco ou que apresentem sintomas do novo coronavírus (COVID-19).

Art. 7º Suspenso atendimento presencial nas Secretarias Municipais e Sede da Prefeitura, sendo mantido o expediente interno, para resolução dos casos de extrema necessidade.

Art. 8º Proibido a realização de quaisquer festas ou eventos promovidos ou patrocinados por entes públicos ou iniciativa privada.

Art. 9º A fiscalização e controle dos protocolos sanitários serão coordenados pela vigilância em saúde em atuação conjunta com os demais órgãos do município e forças de segurança.

Art. 10º Apoio às forças de segurança que atuam no munícipio, por meio das operações do Programa Pacto Pela Vida, para coibir aglomerações, seja em espaços públicos ou privados, abertos ou fechados, bem como para garantir o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus;

Art. 11º Os termos deste decreto poderão ser revistos ou revogados a qualquer tempo diante do crescimento da taxa de transmissibilidade da COVID-19 e do respectivo impacto na rede de atenção à saúde.

Art. 12º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


 Fernando Pedroza/RN, 23 de fevereiro de 2021

 SANDRA JAQUELINE JOTA RIBEIRO

             (Prefeita Municipal)


 Fonte: ASSECOM-PMFP

 

  

Angicos: Unidade do MPRN interrompe atendimento ao público até o próximo dia 05 de março.

A Procuradoria-Geral de Justiça do RN (PGJ/RN) comunica aos integrantes do Ministério Público do RN (MPRN), e à população em geral, que, em razão do Decreto Municipal nº 004/2021, de 19 de fevereiro corrente, ficará suspenso o atendimento ao público na Promotoria de Justiça da comarca de Angicos, cidade da região Central potiguar.

Segundo a informação o período de suspensão das atividades pelo MPRN na comarca de Angicos-RN será por 15 dias, ou seja de 19/02 á 05/03/2021.

O aviso é veiculado através da edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial do Estado/RN.

Fonte: MPRN

  

Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) Decreta situação de emergência por conta da seca.

Por intermédio do Decreto nº 087/2021, a prefeita da cidade de Fernando Pedroza, região Central do RN, Sandra Jaqueline Jota Ribeiro, declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas por estiagem.

A medida administrativa tem o poder de autorizar a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

A íntegra do Decreto tem espaço na edição da última segunda-feira (22/02) do Diário Oficial dos Municípios, produzido pela Federação dos Municípios do RN (Femurn).

ASSECOM-PMFP

 

Campeonato Potiguar de 2021 começa nesta quarta feira 24 de fevereiro.

O Campeonato Potiguar de futebol 2021 começa nesta quarta feira dia 24 de fevereiro. O anúncio oficial é da FNF, por meio de seu presidente José Vanildo.

De acordo com a FNF, a primeira rodada da competição terá um duelo entre o atual campeão, o ABC, e o Globo, além  de Potiguar/M x Santa Cruz

Na quinta feira 25/02 duas partidas:

América x Força e Luz

Palmeira de Goianinha x Assu

A FNF definiu também que o regulamento da competição será o mesmo do Estadual de 2020, ou seja, dividido em dois turnos (a Copa Cidade do Natal e a Copa RN).

O campeão e o vice garantem vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2022.

Fonte: GE-RN

MPRN localiza e prende mãe suspeita de levar filhas para serem abusadas sexualmente.

MUNDO CÃO! O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conseguiu localizar e prender uma mulher suspeita de levar as próprias filhas menores de idade para serem abusadas sexualmente. A prisão faz parte da operação 227, foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (22) em combate ao abuso sexual infantojuvenil em São Gonçalo do Amarante.

Além dessa mulher, foram foi preso um homem e apreendido um adolescente. A operação foi batizada de “227” como referência ao artigo 227 da Constituição da República, que trata da proteção e dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

A ação é proveniente de um procedimento investigatório criminal da 2ª Promotoria de Justiça de São Gonçalo do Amarante e coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

As investigações demonstraram a participação de homens, um adolescente e da mãe das meninas em crimes sexuais. As idades das crianças variam entre 11 e 13 anos. De acordo com as provas, até então coletadas, os crimes foram cometidos em um motel da região.

A própria mãe levou as filhas menores para encontros em um motel, onde ingeriram bebidas alcoólicas e se relacionaram sexualmente com os suspeitos.

BG

 

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...