terça-feira, 2 de junho de 2020

Prefeita SANDRA JAQUELINE prorroga decreto da suspensão de aulas em Fernando Pedroza-RN.

A prefeita Sandra Jaqueline (MDB) prorrogou por meio do DECRETO MUNICIPAL Nº 068/2020, até 6 de julho de 2020, o prazo de suspensão das atividades escolares presenciais nas unidades da rede pública e privada de ensino no município de Fernando Pedroza/RN, no âmbito do ensino infantil, fundamental, e de qualquer outra modalidade, para fins de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

O decreto em seu artigo 2°, traz a informação de que no âmbito da rede pública municipal de ensino, o recesso escolar compreenderá o período de 24 de junho a 6 de julho. A prorrogação do prazo de suspensão das atividades escolares presenciais nas unidades da rede pública de ensino de Fernando Pedroza/RN, para fins de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

A prefeita Sandra Jaqueline diz que o Decreto considera todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias do País e do Estado, no sentido de se buscar diminuir a aglomeração e o fluxo de pessoas em espaços coletivos mediante o isolamento social, para mitigar a disseminação do novo coronavírus (COVID-19).

"Tomamos as primeiras medidas ainda no mês de março. O distanciamento social têm mostrado eficácia em todo o mundo e estão sendo adotadas por todos os estados brasileiros. O isolamento contribuí para um melhor enfrentamento do novo coronavírus, dado seu impacto direto e significativo na curva de crescimento da pandemia que segundo os especialistas e autoridades de Saúde estamos neste período de curva, diante deste cenário, o importante neste momento é resguardar a vida dos nossos alunos, suas famílias e de todos os cidadãos pedrozenses", ressaltou a Prefeita Sandra.

 




RN tem mais de 24 mil pessoas esperando a aprovação de benefícios previdenciários.

O Rio Grande do Norte tem 24.293 pessoas aguardando desde março a aprovação de benefícios previdenciários por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número foi divulgado nesta segunda-feira (1º) no Boletim Estatístico da Previdência Social. Desse total, 15.830 esperam ser aprovados há mais de 45 dias.

Do total de benefícios que aguardam sinalização do INSS, 17.179 esperavam pela primeira avaliação dos seus requerimentos e outros 7.114 tinham passado pela análise mas necessitavam cumprir exigências da Previdência Social para serem pagos. Ainda de acordo com INSS, o potiguar aguarda até 78 dias para obter o benefício previdenciário.
Em janeiro deste ano, o número de solicitações à previdência era de 9.841. Ou seja, em apenas três meses quase triplicou o número de pedidos aguardando uma análise pelo INSS. A lentidão tem duas explicações: a primeira é a reduzida força de trabalho da previdência estadual; a segunda é a pandemia do novo coronavírus, que represou ainda mais os pedidos.
Por conta da pandemia da Covid-19, o INSS suspendeu o atendimento presencial nas agências como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus. Desde março, os pedidos de serviços previdenciários e assistenciais devem ser feitos, exclusivamente, por meio de dois canais: pela internet (Meu INSS) e por telefone (central de atendimento 135).
Os agendamentos estão suspensos. Serviços serão reagendados apenas quando o atendimento nas agências for retomado. O INSS diz que será garantida a observância da data de entrada do requerimento.
Além disso, o INSS autorizou a prorrogação automática dos benefícios de auxílio-doença enquanto perdurar o fechamento das agências e suspensão do atendimento presencial.

CORONAVÍRUS:Sobe para 16 o número de CASOS SUSPEITOS no município de Fernando Pedroza/RN.

A prefeitura de Fernando Pedroza, através da secretaria Municipal de Saúde atualizou na tarde de ontem, segunda-feira, dia 1° de Junho o boletim epidemiológico dos casos de coronavírus  atualmente no município.

O boletim epidemiológico com a atualização que foi divulgado nos mostra os seguintes números.CONFIRA:

ALERTA: Se faz necessário manter-se o isolamento social e o respeito as regras, como a utilização de máscara em via pública, por exemplo, sob pena de punições de acordo com a portaria do governo do estado do RN.

Após reunião com prefeituras da Grande Natal, governadora FÁTIMA anuncia novas medidas para aumentar isolamento social.
O Governadora do Rio Grande do Norte, FÁTIMA BEZERRA se reuniu com prefeitos da Região Metropolitana de Natal e montou uma comissão para definir ações de endurecimento das medidas de isolamento. Proibição de circulação em áreas públicas; fechamento de acesso às praias; controle do trânsito; rondas em bairros e comércio; e formação de barreiras de fiscalização estão entre as medidas que poderão ser adotadas.

A expectativa é de que as novas normas restritivas para aumentar o distanciamento social e conter o avanço da Covid-19 sejam estabelecidas via renovação do decreto estadual na sexta-feira (5), data em que o texto vigente perde a validade.





Jornal CABUGI NOTICIAS comandado pelo âncora Ilton Oliveira ganha reforço de locutores da região.

Um dos programas mais antigos da rádio comunitária Cabugi Central 104,9 de Angicos, O jornalístico CABUGI NOTICIAS, agora na apresentação de Ilton Oliveira e Andreia Gonçalves vem ganhando novo formato.

O jornalístico CABUGI NOTICIAS traz um resumo das noticias que marcaram o dia, com informações sobre politica, economia, saúde policia, cidades, gerais e os fatos mais importantes de Angicos.

Ampliando muito mais a informação, o Cabugí Noticias contará agora com o reforço da participação dos radialistas da região: Alan Jordan (Setor policial) direto de Mossoró, Gidenilson Santos direto de Santana do Matos, Carlos Costa com as noticias locais e Manoel Gerônimo direto de Fernando Pedroza.

Os ouvintes do Cabugi Noticias terão uma gama de informações diária sobre os fatos ocorridos na região. O Cabugí Noticias é um jornal ágil e sério que leva a informação em tempo real, com credibilidade de segunda a sexta feira, no horário das 12:h ás 13:h.

Eu, Manoel Gerônimo, fico feliz pelo convite, o prestigio e a satisfação de poder fazer parte do Jornal Cabugi Noticias da rádio comunitária cabugi central 104,9 de Angicos.



Parceria:Prefeitura de Lajes e APAMI assinam contrato para manutenção do Hospital.

Foi homologado parceria entre a Prefeitura de Lajes e Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Lajes (APAMI), afim de manter as ações e funcionamento do hospital da cidade pelos próximos 12 meses.
Durante entrevista concedida ao Blog RC, o prefeito Marcão falou sobre os investimentos que são feitos na saúde do município com o pleno funcionamento das UBS e também de parceria firmada com APAMI que dá total cobertura 24h a população lajense.
O total do investimento passa de R$ 1.300.000,00 que são divididos mensalmente ficando na casa dos R$ 110 mil reais mensal. Além da APAMI, a Prefeitura de Lajes também mantém toda a estrutura do SAMU, importante serviço de atendimento móvel, não só na cidade, mas na região.
Veja ABAIXO a homologação publicada no Diário Oficial:

Covid-19: Município de Alto do Rodrigues TOTALIZA 6 mortes e prefeito  decreta o fechamento do comércio.

Por meio de um decreto, assinado nesta segunda feira (1º), o prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho determinou o fechamento do centro comercial na cidade, de forma presencial, para evitar a propagação do coronavírus.

O aumento de confirmações e também a quantidade de óbitos acendeu a luz vermelha . 
A medida terá início nesta terça-feira (2) e vale até o dia 15 de junho. Segundo a prefeitura, as restrições não valem para farmácias, supermercados, padarias sacolões, açougues e postos de combustível, que terão, no entanto, que intensificar as ações de limpeza, além de disponibilizar álcool gel para os clientes.

De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais que se encaixam na medida só poderão manter seus serviços administrativos e a realização de vendas por meio de aplicativos, internet ou instrumentos similares. O uso de máscaras torna-se obrigatório quando da circulação em logradouros e prédios públicos e ou privados, que estejam no território do município.  

O decreto prevê ainda que caberá a Policia Militar intensificar a fiscalização e dar apoio à equipe da Vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que espera a compreensão dos comerciantes e população para que as medidas tenham efeitos esperados.

Em caso de descumprimento das determinações de fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais, fica o empresário sujeito ao pagamento de multa no valor de ½ (meio) salário mínimo nacional vigente, até 10 (dez) salários mínimos, levando-se em consideração o porte comercial do estabelecimento, sem prejuízo de outras sanções cíveis e/ou criminais.

Cidade em alerta

Dados oficiais divulgados pelo município registram 43 casos confirmados de pessoas infectadas por (COVID-19). De acordo com o boletim, 6 óbitos foram registrados.  VEJA ABAIXO O BOLETIM.



Educação:Matrículas para EJA caem 12% em cinco anos no RN, aponta Censo Escolar.

O Rio Grande do Norte registrou queda de cerca de 1% no número de matrículas da educação básica no ano de 2019 em comparativo com o ano de 2018. O estado teve 820.485 matrículas no ano passado contra 829.463 em 2018. No registro dos últimos cinco anos, essa queda é maior: 5% em relação a 2015, com 43.465 matrículas a menos.

A maior queda registrada desde 2015, no entanto, é na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que reduziu 12%, chegando a 66.648 matrículas em 2019. Em 2015, esse número era de 75.709 alunos.

Os dados constam no censo escolar da educação básica divulgado nesta segunda-feira (1) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O estudo aponta ainda que na educação básica, a defasagem de alunos do sexo masculino em relação à série em que deveriam estudar é maior do que de alunas. No primeiro ano do ensino médio, 51,8% são alunos atrasados.

Além disso, pretos e pardos representam maioria na Educação de Jovens e Adultos (71,1%) e na pré-escola (61,6%).

 



Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...