terça-feira, 7 de outubro de 2025

TRE condena ex-prefeito no interior do RN por abuso de poder político e econômico.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) confirmou a condenação do ex-prefeito de Parazinho-RN, Carlos Veriano de Lima, conhecido como Carlinhos de Veri, por abuso de poder político e de autoridade nas eleições municipais de 2024.

A decisão, proferida pela Justiça Eleitoral da 52ª Zona (São Bento do Norte/RN) em 05 de outubro de 2025, torna o ex-gestor inelegível por oito anos, até 2033.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, que apontou uma série de irregularidades cometidas por Carlinhos e aliados no uso da máquina pública para beneficiar seu grupo político.

Segundo a sentença da juíza Cristiany Maria de Vasconcelos Batista, o ex-prefeito utilizou o cargo e recursos municipais para perseguir adversários e influenciar o resultado eleitoral, em uma disputa decidida por apenas 37 votos de diferença.

Além de Carlinhos de Veri, também foram declarados inelegíveis por oito anos os seguintes aliados: Flávio Dantas da Costa, Newton Varela Bacurau, José Morais Araújo Bacurau, Igor Henrique Ramos dos Santos, Kerson Carvalho Kramer Alves, Gildan Ribeiro Rebouças, Jaqueline Silva Lopes, Doriane Graciano de Oliveira e Tatiane Kelly Xavier de Andrade.

Com a decisão, todos os condenados ficam impedidos de disputar cargos públicos até 2033, conforme determina a legislação eleitoral. A sentença ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com informações do TRE-RN

Seleção Brasileira se apresenta na Coreia e faz primeiro treino visando amistosos data Fifa.

A Seleção Brasileira começou sua preparação para os amistosos desta data Fifa de outubro, contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 10 e 14 de outubro.

A delegação do Brasil se apresentou em Seul na madrugada desta segunda-feira, inicialmente com apenas dez jogadores. A expectativa é que o grupo de Carlo Ancelotti esteja completo na próxima quarta-feira (08/10).

O primeiro a se apresentar foi o goleiro Bento, do Al-Nassr. Além dele, os jogadores que estiveram à disposição de Ancelotti nesta segunda-feira foram: Vini Júnior, Éder Militão, Rodrygo, Carlos Augusto, Luiz Henrique, Douglas Santos, Matheus Cunha, Casemiro e Fabrício Bruno.

Nesta terça-feira 07 de outubro, é esperada a chegada de mais nove jogadores, entre eles, Vitinho e John, atletas que entraram na lista de convocados de última hora.

Por fim, na quarta-feira, o restante do elenco deve estar completo para Ancelotti. Assim, o comandante do Brasil terá dois dias com todos os jogadores antes do primeiro amistoso, contra a Coreia do Sul, na sexta-feira (10), às 8h (de Brasília).

Gazeta Esportiva

Filho mata a própria mãe no interior do RN, depois se entrega a polícia.

Mundo Cão: Izaque Sales Ribeiro, de 21 anos, matou a própria mãe por asfixia na manhã dessa segunda-feira 06 de outubro de 2025, na cidade de Campo Grande, região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu dentro da casa onde ele e a mãe moravam.

Após o assassinato, Izaque procurou a polícia para se entregar. Segundo informações, o jovem confessou ter matado a mãe, Roberta Keila Sales Ribeiro, de 41 anos, porque ela ameaçava entregá-lo à polícia por envolvimento em um homicídio ocorrido em 2023, na cidade de Serra do Mel.

O corpo da vítima foi encontrado no chão de um dos cômodos da residência, coberto por várias peças de roupa. O suspeito foi preso e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O caso será investigado pela polícia Civil de Campo Grande, devendo o inquérito ser enviado à justiça em 30 dias, com o indiciamento de Isaque ou não.

Com informações no Mossoró Hoje

Senado analisa exigência da caderneta de vacinação para matrícula escolar.

A Comissão de Educação (CE) do Senado se reúne nesta terça-feira (07/10), a partir das 10h, para analisar cinco propostas, entre elas o projeto de lei que trata da exigência de apresentação da caderneta de vacinação para matrícula de crianças e adolescentes em escolas.

O PL 5.099/2019, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), obriga as instituições de ensino a estabelecer prazo para que pais ou responsáveis apresentem a caderneta de vacinação das crianças. O relator, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), apresentou parecer favorável à aprovação, com emendas. Se aprovado, o projeto seguirá para votação em Plenário.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/1996) para incluir entre os deveres das escolas de educação básica a obrigação de fixar, no ato da matrícula ou renovação, um prazo compatível com a realidade local para apresentação da Caderneta de Saúde da Criança ou documento equivalente.

O projeto inicial valia apenas para educação infantil, mas o relator ampliou o alcance para toda a educação básica, incluindo ensinos fundamental e médio. Também estabelece que, caso não seja apresentado o comprovante, a escola deve orientar os responsáveis para obtê-lo e notificar o Conselho Tutelar local sobre o descumprimento.

Atualmente, a vacinação infantil já é obrigatória pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990).

Agência Brasil

TRE condena ex-prefeito no interior do RN por abuso de poder político e econômico. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE...