terça-feira, 23 de abril de 2019

Governadora Fátima Bezerra decreta situação de emergência em quatro municípios potiguares.

O Governo do Rio Grande do Norte, através de Fátima Bezerra publicou, na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 23, o decreto que oficializa a situação de emergência em Fernando Pedroza, Angicos, Santana do Matos e Ipanguaçu, os quatro municípios potiguares que foram atingidos por enxurradas após o rompimento de barragens particulares.
De acordo com o texto, o Estado do Rio Grande do Norte fica autorizado a contratar, mediante dispensa de licitação, obras e serviços que se mostrarem aptos a minimizar os efeitos das enxurradas. O prazo do decreto é válido por 180 dias.
Confira aqui o decreto na íntegra.
Histórico
Devido à ruptura das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro no município de Fernando Pedroza na noite do último sábado, 20, e alto risco de rompimento de outros dois reservatórios, o Governo do Estado decretou situação de emergência.
Com a ruptura da parede do açude São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todos de propriedade privada, há o alto risco de rompimento da barragem Vavá 2 e São Miguel 2, em Fernando Pedroza. O preocupante, segundo a Defesa Civil, é que este último se trata de açude de maior volume de água com relação aos que já romperam.
Ainda não é possível informar quantas pessoas seriam afetadas com a possível ruptura da parede desses açudes. Segundo Marcos de Carvalho, da Defesa Civil Estadual, ficou acertado também na reunião que a partir desta noite de domingo será feito o monitoramento de hora em hora do São Miguel 2 pela Prefeitura de Fernando Pedroza.


Diretor Presidente do IGARN Caramuru Paiva concede entrevista a FM Cidade e dá detalhes sobre a real situação dos reservatórios da região.

Na manhã desta terça feira 23 o Diretor Presidente do IGARN Caramuru Paiva, esteve visitando o nosso município para vistoriar in loco os reservatórios que estão em perigo. Na ocasião o mesmo concedeu uma entrevista para a rádio comunitária FM Cidade 104,9 de Fernando Pedroza.

Segundo Caramuru o IGARN e demais órgãos estaduais estão empenhados em resolver toda essa problemática que consiste  em fazer uma abertura extra na parede dos reservatórios que vive situação critica, além de dar um apoio logístico aos municípios afetados por esses fenômenos naturais.

Ainda segundo Caramuru foi feito uma minuciosa avaliação técnica por especialistas no assunto possibilitando uma solução rápida e eficaz para a escoação da água, além dessas medidas emergenciais o IGARN também vem fazendo uma vistoria nos principais reservatórios da região, proporcionando assim medidas preventivas contra novos casos de arrombamento em nossos açudes.

Finalizando o diretor do IGARN chama atenção  da população ribeirinhos que fica em situação de risco para estar sempre atenta, além de destacar a medida de decreto de emergia instalada pelo governo do RN e que todos os órgãos estaduais estão a disposição dos municípios que tem sido parceiros do estado na solução desse grave problema de risco dos reservatórios, onde no momento vivem essa situação de calamidade.   


Agentes da segurança pública do RN protestam contra governo sobre  os salários atrasados.

Policiais Civis e militares, agentes penitenciários e servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte realizam na manhã desta terça-feira (23) um protesto contra os salários atrasados. Para a categoria, o governo do estado deve os salários de dezembro e o 13º de 2018, que estão sem previsão de pagamento.

Por volta das 9h, os agentes da segurança pública se reuniram na frente do shopping Midway Mall, na Av. Senador Salgado Filho, uma das mais movimentadas da cidade, de onde partiram em caminhada até o Centro Administrativo do Estado, sede do poder Executivo.

A categoria também cobra que o governo divulgue um cronograma de pagamento.

Autoridades estaduais e municipais se reúnem em Fernando Pedroza para discutir e apresentar ações e soluções sobre rompimento de barragens.

Na manhã desta terça feira 23, aconteceu na câmara de vereadores da cidade de Fernando Pedroza, uma reunião com parte da cúpula do Governo do RN, onde será montada uma força-tarefa para conter o risco de rompimento no açude São Miguel II, em Fernando Pedroza, e avaliar os danos causados pela ruptura que aconteceu no último sábado (20), no São Miguel I, na oportunidade foram levadas explicações técnicas por especialistas no assunto alertando a nossa população da real situação dos reservatórios em perigo na região.

A reunião contou com a participação de representantes da Defesa Nacional, do Exército, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeitos de Fernando Pedroza (Sandra Jaqueline), Angicos, (Deusdeth Gomes),Santana do Matos, (Edvaldo Júnior) e de Ipanguaçu, (Valderedo Bertoldo), Vereadores, deputado estadual George soares, diretor presidente do IGARN, Caramurú Paiva, o empresário Renato Cunha Lima, pai de Renato Pedroza, proprietário  da fazenda São Joaquim, quem também esteve presente foram  gestores estaduais do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Procuradoria Geral do Estado (PG), Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura (SIN), Gabinete Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn).

Segundo as informações que chega a nossa redação foi realizada na tarde de ontem segunda feira 22, uma intervenção no sangradouro do reservatório São Joaquim aproximadamente em torno de 5 metros a fim de diminuir a altura e aumentar a extensão para escoamento da água, impedindo um possível rompimento.

Em seguida aconteceu o deslocamento das equipes para o reservatório São Miguel II, onde será feito o rebaixamento da lâmina e do volume de água armazenado através do maquinário pesado e da defesa civil que já se encontram no local.


A nossa reportagem ouviu o deputado e líder do governo George Soares, Caramurú Paiva (IGARN), prefeitos de Fernando Pedroza,Sandra Jaqueline e de Santana do Matos, Edvaldo Guimarães,Além de Renato Cunha Lima (faz São Joaquim).
As entrevistas serão exibidas logo mais 18:30h dentro do jornal da cidade, através da FM Cidade 104,9.

AGORA PODE! Municípios beneficiadas com equipamentos do PAC 2 vão poder ampliar o uso dessas máquinas.

Mais de 4 mil municípios vão poder ampliar a utilização de equipamentos recebidos pelo PAC 2, o Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Antes, as máquinas poderiam ser usadas apenas em atividades específicas como recuperação de estradas secundárias vicinais, para melhorar o escoamento da produção rural.

Obras de captação e armazenamento de água para aliviar os efeitos da seca também contavam com o maquinário. Agora, as máquinas poderão ser usadas em todas as obras de interesse social e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

Na segunda etapa do PAC, foram entregues 18.071 equipamentos, entre retroescavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras, caminhões pipa e caminhões caçamba. Mais de cinco mil municípios brasileiros foram beneficiados.

O envio de declarações anuais, com relatório de utilização dos bens recebidos, é um dos compromissos a serem cumpridos pelos municípios beneficiados.

Fonte: (MDA) Ministério do desenvolvimento Agrário.

Sem água desde 2017, Açude Dourado ressuscita e voltará a abastecer Currais Novos em breve.

No último Sábado 20 de abril será inesquecível para os curraisnovenses. Uma forte chuva, que chegou a 130 milímetros em algumas comunidades do município, fez com que o Açude Dourado recebesse uma boa quantidade de água – cerca de 30% de sua capacidade hídrica, o suficiente para voltar a abastecer Currais Novos por pelo um ano.

A cidade, que tem uma população de 45 mil habitantes, vinha sendo abastecida, precariamente, pela adutora de engate rápido que traz água da Armando Ribeiro. Em vários bairros da cidade a água só chegava uma vez por mês. A previsão é que o Dourado receba mais água nos próximos dias, haja vista que quase todos os pequenos açudes que desaguam nele estão cheios.

Com o “ressurgimento” do Dourado, o abastecimento deverá voltar ao normal, haja vista que a cidade já vem sendo abastecida pela Barragem Armando Ribeiro, que também está recebendo água e chegou a 33% de sua capacidade. O Gargalheiras, que abasteceu Currais Novos até 2015, também começou receber água, mas ainda não é o suficiente para voltar o abastecimento de Acari.

Árbitro Marcelo de Lima Henrique apita final do Campeonato Potiguar na quarta-feira (24).

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol divulgou na tarde desta segunda-feira a arbitragem para a decisão do Campeonato Potiguar, entre América-RN e ABC. Marcelo de Lima Henrique, do Rio de Janeiro, será o árbitro principal da partida, auxiliado por Márcio Eustáquio Sousa Santiago, de Minas Gerais, e Fábio Pereira, do Tocantins. Zandick Gondim, do Rio Grande do Norte, será o quarto árbitro.

O América-RN havia solicitado arbitragem Fifa para este confronto, assim como aconteceu no jogo de ida, mas os árbitros estarão em um curso e não poderão estar em Natal. Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol sugeriu a escalação de profissionais do quadro "Master", que já tiveram passagem pela Fifa. Luiz Flávio de Oliveira, de São Paulo, foi o árbitro do primeiro jogo, no Frasqueirão.

A segunda partida da final começa às 21h30, na Arena das Dunas. Como houve empate por 0 a 0 no Frasqueirão, quem vencer este segundo jogo será o campeão. Se houver um novo empate, o título será decidido nos pênaltis.
A decisão do estadual terá a transmissão da Inter-tv Cabugi.

 


Irresponsabilidade:Dívida previdenciária retém o FPM de 93 prefeituras do RN no 1º trimestre.

O Rio Grande do Norte teve 93 prefeituras – ou 55% do total das cidades potiguares – que sofreram com algum tipo de desconto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos primeiros três meses de 2019, segundo informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O levantamento publicado nesta segunda-feira, 22, mostra que 25 de todos os municípios afetadas tiveram repasse zerado ao longo do trimestre. Outras 68 prefeituras tiveram descontos entre 70% a 99% dos valores federais.
No caso do Rio Grande do Norte, a retenção de valores do FPM decorre, principalmente, de dívidas com a previdência. Além disso, o problema pode afetar, ainda, cidades com atrasos nos repasses para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou no pagamento de créditos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo a CNM, a Medida Provisória 2.129-6/2001 autorizou aos entes, na falta de pagamento de débitos vencidos ou de prestações de acordos com parcelamento, a retenção do FPM e o repasse ao INSS do valor correspondente à mora, por ocasião da primeira transferência que ocorrer após a comunicação da autarquia previdenciária ao Ministério da Fazenda.

 


Fecam-RN vai a Brasília discutir Pacto Federativo e PEC dos vereadores.

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN), através de sua presidência e diretores em comitiva com diversos presidentes de Câmaras Municipais e centenas de vereadores do Rio Grande do Norte, irão participar da Marcha dos Vereadores que acontecerá em Brasília no período de 23 à 26 de abril.
Na oportunidade, a Federação está articulando uma reunião com a toda a Bancada Federal do Rio Grande do Norte pra debater assuntos relevantes de interesse dos municípios.
Além disso, a Fecam-RN quer discutir também o Pacto Federativo e a PEC que prorroga os mandados dos vereadores.

VIOLÊNCIA:Mulher é morta a facadas em casa; polícia prende ex-marido que confessa o crime.

Uma mulher, identificada como Teresa Raquel Borges de Oliveira, 30 anos, foi encontrada morta em casa, no último domingo. Ela morava em uma residência na rua Divinópolis, conjunto Vale Dourado, zona Norte de Natal. Segundo o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), ela foi morta com perfurações de arma branca.
Teresa Raquel foi encontrada morta deitada em sua cama.Familiares que encontraram o corpo da mulher relataram que havia marcas de coloração roxa em seu rosto.
Os parentes da vítima também contaram que chegaram ao local porque os vizinhos flagraram o ex-marido de Teresa deixando a casa às pressas. A mãe da mulher disse que ela havia mantido um relacionamento de dez anos com o suspeito, porém, eles estavam separados há seis meses. O homem não aceitava o fim do relacionamento, segundo ela.

Minutos depois do crime a PM conseguiu prender o ex-marido acusado que logo confessou o crime.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...