sexta-feira, 14 de julho de 2023

São Paulo vence novamente o Palmeiras e vai á semifinal da Copa do Brasil.


Verdão dá vexame e está eliminado! O São Paulo está na semifinal da Copa do Brasil! A equipe tricolor reforçou a condição de “pedra no sapato” do Palmeiras na vitoriosa era de Abel Ferreira e deixou o rival para trás no Allianz Parque mais uma vez, como já tinha feito em 2022.

Com um segundo tempo primoroso e nervoso, com reclamações contra a arbitragem –, o São Paulo virou o jogo em que começou perdendo e mantém vivo o sonho de vencer o torneio pela primeira vez.

Os gols da partida: Piquerez abriu o placar para o Palmeiras, no segundo tempo Caio Paulista e David marcaram para o São Paulo.

Os palmeirenses, que agora focam nos mata-matas da Conmebol Libertadores e no Brasileirão, ouviram seus torcedores protestarem contra o time e a diretoria no fim da partida.

Mais uma polêmica do VAR na partida.

Aos 17 minutos do segundo tempo, Wellington Rato bateu falta do lado esquerdo, Calleri surgiu no segundo pau e cabeceou para o gol. Anderson Daronco anulou o lance ao marcar falta de Diego Costa em Zé Rafael – ele teria agarrado o palmeirense, que tentava subir para afastar a bola. O VAR, porém, sugeriu a revisão, Daronco foi ao monitor e manteve a marcação, o que gerou revolta entre os tricolores.

Agora classificado, o São Paulo espera para conhecer, no sábado, o rival da semifinal. O adversário será quem passar de Corinthians e América-MG, que se enfrentam na Neo Química Arena. No jogo de ida, o América-MG venceu por 1 a 0.

Na outra chave, Flamengo e Grêmio se enfrentam. As semifinais serão disputadas em agosto.

Prefeitura de Mossoró (RN) sanciona lei “Prêmio Ideb Cidade Educação”.

De autoria do Poder Executivo Mossoroense, e aprovada pela Câmara Municipal, foi sancionada pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), na última terça-feira (11), a Lei nº 4.041/2023, que institui o “Prêmio Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB Cidade Educação”, iniciativa que reconhecerá escolas, professores e alunos que se destacarem no Ideb, concedendo premiações em dinheiro.

A publicação consta no Diário Oficial de Mossoró (DOM).

O projeto que institui o Prêmio Ideb Cidade Educação havia sido assinado pelo prefeito Allyson Bezerra durante o lançamento da premiação, no dia 18 de maio deste ano. Agora, aprovado pela Câmara e sancionado pelo Executivo, vira lei municipal.

A premiação contemplará as unidades de ensino que alcançarem as três maiores notas do Ideb e as três unidades com o maior avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em relação à edição anterior, além de professores polivalentes do 5º ano e professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano das escolas premiadas em 1º lugar.

Os alunos com maiores notas nas escolas premiadas e os alunos que participarem das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) nas escolas com avanço no Ideb também serão contemplados.

Ideb

Na edição de 2021, Mossoró obteve posição de destaque no Ideb. A cidade alcançou o 1º lugar no Rio Grande do Norte, quando observado o resultado de municípios com população acima de 65 mil habitantes, como Ceará-Mirim, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Comerciante é morto com golpes de faca na Zona Oeste de Natal-RN.

Um comerciante foi assassinado a facadas, na tarde desta quinta (13), na Zona Oeste de Natal. O crime aconteceu na calçada da loja de veículos da vítima, no cruzamento da Avenida 9 com a Jerônimo Câmara, no bairro de Nazaré.

Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento do crime. A vítima foi identificada trata-se de Geová Cesar Barbosa da Silva, de 64 anos. Ele estava sentado na calçada quando o suspeito se aproxima e, aparentemente sem motivo algum, o suspeito esfaqueia a vítima duas vezes.

Um dos golpes atingiu o pescoço do comerciante e o outro a lateral do tórax. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas os ferimentos foram muito graves e Geová não resistiu. Jeová era bastante conhecido na região e muito querido por todos.

A população revoltada segurou o homem até a chegada da Polícia Civil. Segundo informações apuradas pela repórter da TV Ponta Negra, Juliana Lobo, o suspeito já tem passagem pela polícia, e foi preso recentemente e liberado na audiência de custódia.

Equipes do  Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) realizaram a perícia no local do crime. Familiares de Jeová chegaram no estabelecimento e estavam muito abalados.

Servidores do Detran-RN fazem protesto em Natal e órgão se manifesta.

Os servidores do Detran-RN realizam um protesto em Natal, na manhã desta quinta-feira (13/07). Os profissionais estão reivindicando melhores condições de trabalho, realização de concurso, entre outras pautas, e o órgão se manifesta.

Os manifestantes se reuniram no cruzamento das avenidas Nevaldo Rocha com a Salgado Filho, e depois saíram em caminhada até o Centro Administrativo.

Em nota do Detran/RN informa:

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) vem a público orientar acerca do movimento grevista deflagrado pelos servidores do órgão.

O atendimento em todas as unidades do Detran/RN segue estabelecido, aos cidadãos que tenham agendamento de serviços e que não consigam realizar.

Por fim, reafirmamos que a Direção-Geral do Detran/RN continua aberta ao diálogo com o Sindicato no intuito de construir soluções e restabelecer completamente o atendimento e os serviços oferecidos pelo Detran/RN à população Potiguar.”

Homem é assassinado a tiros no meio da rua na Grande Natal.

A cidade de São José de Mipibu-RN registrou mais um homicídio. Na tarde desta quinta-feira (13), um homem foi assassinado a tiros no meio da rua. O crime aconteceu na rua Santa Clara, no bairro Tancredo Neves.

O homem foi identificado inicialmente como Leôncio, de 35 anos. Um carro teria chegado ao local e um suspeito teria atirado diversas vezes contra a vítima, que morreu na hora, no meio da rua.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área. A Polícia Civil deve investigar mais esse crime em São José de Mipibu. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...