quarta-feira, 15 de março de 2023

Moradora do PELO SINAL clama por água e cobra da gestão Pedrozense conserto do dessalinizador quebrado há dias. 

A falta de água para o consumo na comunidade do Pelo Sinal, zona rural de Fernando Pedroza-RN tem sido recorrente, e nesta quarta-feira (15/03), esse tema foi debatido entre os vereadores de oposição e situação durante a sessão ordinária realizada na câmara municipal.

A moradora da comunidade do Pelo Sinal, Beatriz Nunes de Araújo, "popular Bia", entrou em contato com a redação do blog foco central logo após ouvir a sessão através da Rádio FM 104,9. Bia disse que a situação é precária e clama por água potável naquela comunidade.  

Segundo a moradora o motivo maior da falta de água para o consumo tem sido o dessalinizador quebrado há vários dias sem uma manutenção feita por parte da prefeitura de Fernando Pedroza. Diante deste descaso os moradores foram abastecidos recentemente por caminhão pipa enviado pela prefeitura da cidade de Lajes, relata a mesma.

"Estamos simplesmente cobrando uma ação por parte da gestão Pedrozense, para consertar o único equipamento que fornece água para o Pelo Sinal e comunidades vizinhas", reforça Bia.

Ainda em contato com a nossa REDAÇÃO, Bia detalhou que procurou a prefeita Sandra Jaqueline e que a gestora é sabedora da situação da falta de água na zona rural. Mostramos as demandas dos moradores, inclusive os vídeos da situação sem água e não recebemos retorno nenhum da gestão municipal.

Bia disse ainda que esteve no começo do ano comunicando o problema na sede da secretaria responsável pelo abastecimento e a resposta dada foi que para deixar água no Pelo Sinal teria que abastecer as outras comunidades e mais se ela quisesse seria água do açude orós da melancia, e a mesma na situação difícil aceitava o abastecimento.

ESSAS IMAGENS EM VIDEOS SÃO DA SITUAÇÃO DA MORADORA HÁ UMA SEMANA ATRÁS.



Esperamos que a prefeita Sandra Jaqueline responsável verdadeiramente pelo município de Fernando Pedroza, possa se sensibilizar com esse problema que tem afligido os moradores do Pelo Sinal e outras comunidades, consertando o dessalinizador, sendo único equipamento que abastece esses bravos moradores da zona rural.

Deixamos AQUI o espaço para versão da gestão municipal. 

RN registra novos ataques em segunda noite de onda de violência. “Hoje outras cidades foram alvos".

O Rio Grande do Norte teve a segunda noite de violência com ataques na capital, Natal, e pelo menos outras quatro cidades nesta quarta-feira (15/03). Segundo a polícia, a ação é organizada por uma facção que tem queimado prédios públicos, comércios e veículos. Ao menos duas pessoas ficaram feridas.

Na madrugada, 100 homens da Força Nacional chegaram ao estado para reforçar a segurança. De acordo com o último balanço da Polícia Militar, 28 pessoas foram presas desde o início dos ataques. Uma pessoa morreu em um confronto com a polícia e duas pessoas ficaram feridas durante ataques.

Apesar do reforço na segurança, um chefe de facção transferido os ataques seguiram em várias partes do estado.




Em Natal, quatro ônibus de turismo que estavam na garagem de uma empresa foram incendiados e ficaram completamente destruídos. O proprietário estima um prejuízo de R$ 500 mil. “Vinte anos de batalha se acabaram aqui. É muito triste”, disse o empresário José Cardoso Sobrinho. Ainda uma loja de motos e um carro particular foram alvo de incendios.

Na praia de Pipa, que fica no município de Tibau do Sul, criminosos atiraram contra a base policial e tentaram incendiar o local.

Em Nova Cruz, criminosos incendiaram um ônibus de autoescola que estava estacionado na rua. Já no município de Pureza bandidos atearam fogo em um ônibus escolar.

Na cidade de Riachuelo, criminosos tentaram atear fogo no prédio do conselho tutelar, mas a polícia chegou e conseguiu evitar a ação. Um caminhão pipa foi incendiado na cidade de Santa Cruz.

No município de São Tomé, dois ônibus escolares ficaram destruídos após criminosos atearem fogo nos veículos. O ataque aconteceu por volta das 2h30. “Sentimento de revolta e impotência, durante a madrugada tivemos atentados ao nosso patrimônio público, que tanto serve a nossa população”, postou o prefeito da cidade, Anteomar Pereira.

A onda de violência está impactando serviços públicos em Natal e cidades do Interior potiguar. 

Eliminatórias do mundial de 2026 começam em setembro: "Brasil estreia em casa com a Bolívia".

As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 vão começar em setembro de 2023. A Seleção Brasileira faz sua estreia contra a Bolívia, em casa, em local a ser definido pela CBF.

A Conmebol decidiu não fazer sorteio e manter a ordem dos confrontos ocorridos nas Eliminatórias para o Mundial de 2022.

De acordo com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, as cidades onde o Brasil vai mandar seus jogos serão "uma decisão administrativa" – e que provavelmente serão tomadas antes mesmo de a entidade contratar o treinador da seleção.

O cargo está interinamente ocupado por Ramon Menezes, que vai dirigir o time no amistoso contra Marrocos.

A novidade em relação a este ciclo é que haverá duas janelas para partidas contra seleções de outros continentes: dois jogos em março de 2024 e junho de 2024. A Conmebol está trabalhando em conjunto com a Uefa para que estas partidas sejam entre seleções sul-americanas e europeias.

Em Afonso Bezerra (RN); Professores se reúnem nesta quinta feira (16) e podem decidir indicativo de greve.

Os professores da rede municipal de ensino de Afonso Bezerra-RN, vão se reunir em assembleia na noite da próxima quinta-feira, 16 de março na Câmara de Vereadores.

De acordo com a coordenação regional do SINTE, na pessoa de Erinaldo Abeu, os professores podem decidir se pretendem aprovar um indicativo de greve nesta data.

Entram na pauta da assembleia: informes sobre o impasse de cumprimento e implantação do piso nacional do magistério para o ano de 2023; e ainda o indicativo de greve. A categoria ainda cobra da gestão do prefeito Neto de Zoraide, melhor qualidade e estrutura nas escolas do município.

Detalhe: O piso salarial é o valor mínimo pelo qual cada categoria deve ser remunerada. Em janeiro deste ano, o Ministério da Educação definiu o novo piso dos professores de escolas públicas.

No caso do magistério são contemplados professores que trabalham na rede pública de ensino e cumprem jornada de ao menos 40 horas semanais. O valor do piso salarial é R$ 4.420,55.

A redação do blog foco central segue acompanhando essa importante pauta nos municípios do RN.

Força Nacional chega ao RN no combate aos crimes e ataques a capital e cidades do interior.

Agentes da Força Nacional disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para dar apoio às ações de combate aos crimes e ataques no Rio Grande do Norte desembarcaram nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (15) na Base Aérea de Natal-RN. 

A governadora Fátima Bezerra, que estava em agenda em Brasília, veio junto com a tropa no avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave pousou com 30 policiais militares a bordo. Um segundo avião, com mais 70 agentes, chegou pouco tempo depois.

De acordo com o governo, o grupo é parte de um total de mais 200 agentes de segurança que virão ao RN. A terceira parte do efetivo, com cerca de 100 agentes, vem para Natal pela manhã em 30 viaturas que também irão atuar no Estado.

O efetivo estará completo com a chegada de outros 30 policiais do sistema prisional federal, que irão reforçar os serviços na Penitenciária Federal em Mossoró, totalizando mais de 200 agentes de segurança.

A tropa foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, após pedido oficial feito pela governadora em reunião realizada na tarde desta terça (14). Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal também participaram da reunião.

O reforço da Força Nacional será incorporado ao trabalho integrado das instituições de segurança pública em combate aos atos criminosos ocorridos nas últimas horas no Rio Grande do Norte.

Detalhe: Até esta madrugada, 25 pessoas suspeitas de envolvimento nas ações criminosas foram presas pela Polícia Militar no RN. Armas, drogas, artefatos explosivos, veículos, dinheiro e munições foram apreendidos.

RETRATO DA INSEGURANÇA NO RN.

O estado do RN registra uma série de ataques criminosos desde a madrugada da segunda feira (13) para terça feira (14), em Natal e pelo menos 18 cidades.

As ações criminosas envolveram tiros e incêndios em bancos, prédios públicos, comércios e veículos de prefeituras no RN. Um verdadeiro terror!




Da redação: Durante a campanha eleitoral em 2022, o slogan da governadora Fátima Bezerra era “O MELHOR VAI COMEÇAR”. Coisa que na pratica não tem acontecido.

A população potiguar tem vivenciado nos últimos anos a sensação de insegurança em todo o estado e nossas autoridades brincando de fazer segurança.

O fato é que o RN pegou fogo com ataques e crimes de facções criminosas prejudicando a vida de vários populares. Isso é o reflexo da falta de gestão estadual. Falta é mais seriedade das autoridades em executar as leis penais contra o crime no estado.

O governo Fátima Bezerra tem que dá uma resposta urgente a sociedade sobre todos fatos e prejuízos ocorridos em Natal e outras cidades potiguar. 

Prefeitura de Fernando Pedroza suspende aulas nesta quarta feira (15), em razão dos ataques e violência no RN.

A prefeitura de Fernando Pedroza comunicou através de nota oficial a suspensão das aulas e atividades em duas escolas da rede municipal de ensino nesta quarta feira (15/03), além da circulação dos ônibus da frota escolar.

A nota atende orientações da SESED, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, em razão da onda de ataques e crimes que acontece em Natal e algumas cidades do RN, ocorridos nessa terça feira (14).

As escolas que tiveram suas atividades suspensão são: Creche Infantil Marlene Cavalcante e a Escola Municipal Fabricio Pedroza. O comunicado segue até uma segunda ordem.

Pedido de vistas suspende julgamento do recurso de Wendel Lagartixa no TSE.

Na noite dessa terça feira (14/03), o Plenário do TSE começou a analisar recurso do candidato a deputado estadual Wendel Fagner Cortez de Almeida,do Partido Liberal (PL) do Rio Grande do Norte, que teve o registro de candidatura indeferido por decisão individual do ministro Ricardo Lewandowski.

Durante o julgamento dessa terça feira, Wendel Lagartixa já  começara perdendo por 3 x 1 contra o registro de sua candidatura.  Três ministros ainda vão votar.

O ministro Raul Araújo pediu vistas e com isso o julgamento foi suspenso. O julgamento ainda não tem data definida para retornar ao plenário do TSE.

PIS-PASEP 2023 inicia segunda rodada de pagamentos nesta quarta-feira (15).

Nesta terça-feira (14) vários trabalhadores de setores privados e funcionários públicos nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar normalmente as parcelas do PIS-PASEP 2023.

O pagamento do PIS é considerado o mês de nascimento do trabalhador. No caso do Pasep, é considerado o dígito final do número de inscrição no programa. Hoje paga a terminação (1).

Todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro. Apenas os trabalhadores que estão inscritos no Programa de Integração Social recebem o PIS através da Caixa Econômica.

O pagamento do PIS é feito apenas aos trabalhadores com carteira assinada, que exerceram suas funções naquele período e que ainda não sacaram o dinheiro.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...