terça-feira, 17 de abril de 2018

Fernando Pedroza: Rio São Romão com água desde domingo 15.

Após as fortes chuvas que vem caindo desde domingo dia 15 na região, o rio São Romão que corta o município de Fernando Pedroza mudou o cenário de seca no sertão.
As águas do rio São Romão desagua nos açudes novo em angicos e no açude de Pataxó.
Essas imagens foram feitas hoje pela manhã. Viva a natureza!!

Barbaridade: Filho mata o pai a pauladas em cidade do interior do RN.

Um crime bárbaro que chocou a população da cidade de Upanema distante 45 quilômetros de Mossoró, na região Oeste Potiguar, aconteceu na Rua Damião Alexandre de Oliveira, bairro periférico daquela cidade.
Segundo informações, a pessoa de Agnaldo Sales Fernandes, 49 anos foi espancado a pauladas pelo filho, identificado apenas como “Wendell”, na noite da última quinta-feira (12).
A vítima foi socorrida para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, mas não resistiu e morreu neste domingo 15 de março naquela unidade hospitalar.
O corpo de Agnaldo Sales foi necropsiado no Instituto Técnico Científico de Perícia ITEP unidade regional de Mossoró e liberado para a família providenciar velório e enterro que ocorreu em Upanema.
O delegado da cidade, Dr. André Albuquerque instaurou inquérito policial para apurar o caso e deverá encaminhar nesta terça feira (17) à justiça o pedido de prisão preventiva do acusado, que se encontra foragido.

EM ALERTA! Fernando Pedroza: Maior reservatório hídrico do município Açude “Orós da Melancia” encontra-se em estado critico. 

O blog fococentral registrou na manhã dessa segunda-feira dia 16 o Estado estrutural que encontra-se o maior reservatório hídrico do município de Fernando Pedroza, o Açude “Orós da melancia”, ainda podemos constatar que a situação é extremamente preocupante devido as muitas erosões e crateras existentes e muito mato na parede do açude.


O blog lembra que desde a sua inauguração em 1992 até os dias atuais, ou seja mais de duas décadas se passaram, várias gestões se passaram e nenhuma reforma foi realizada na sua parede, e pouca atenção foi dada por parte de nossas autoridades, na verdade muitas visitas foram feitas por parte de equipes do Estado inclusive recentemente, em setembro de 2017 o município recebeu uma equipe da secretaria Estadual de meio ambiente e recursos hídrico fazendo uma vistoria para posteriormente realizar uma reforma digna em sua parede, porém pelo andar da carruagem essa será mais uma promessa que ficará engavetada.


Diante dessa triste realidade será mais um ano em que a nossa população,ficará apreensiva haja vista em caso de um inverno rigoroso como tá previsto, a segurança da parede do Orós está em em alerta e risco de desabamento, com possibilidade de arrombamento, o que pode ser algo trágico para os moradores de algumas ruas do bairro alto são Joaquim,  além das rua expedito Alves e Joaquim Firmino no centro da cidade.


Vale ressaltar que o Açude Orós da melancia é de propriedade do governo do Estado, porém é um patrimônio do município de Fernando Pedroza, portanto merece uma atenção especial por parte de nossas autoridades locais e estaduais, principalmente devido ao estado que se encontra sua parede estrutural. 

O Blog chama a atenção de nossas autoridades para que se empenhem junto aos seus representantes estaduais em tomar providencias para a resolução desse problema antes que venha acontecer o pior. Fica a Dica!


Investimento: Governo do Estado inicia recuperação de barragens de Lucrécia e do Pataxó.

O Governo do RN deu início ao projeto de recuperação das barragens do Estado. Neste sábado (14), foi assinado o contrato para obra emergencial de recuperação do talude do açude Lucrécia (RN).
Na ocasião, o secretário da Sethas e coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo destacou que desde de sua construção, na década 30, a barragem de Lucrécia não recebeu reparos ou manutenção. “Hoje estamos assinando o contrato para recuperação e limpeza da barragem. Notícia que foi publicada no Diário Oficial (14), a licitação para recuperação, manutenção e infraestrutura das barragens de Lucrécia e a do Pataxó (Ipanguaçu)”.
O investimento previsto nessas duas obras é de 7,2 milhões. Os recursos são do Governo do RN através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.
O secretário de Recursos Hídricos, Mairton França afirmou que além dessas duas barragens a intenção do Governo é recuperar mais quatro barragens.
NOTA: Enquanto isso o nosso açude Orós da melância no esquecimento das autoridades.

Atualizada: Barragem Armando Ribeiro já subiu mais de 04 metros.

Com a intensidades das chuvas caindo neste mês de Abril a barragem Armado Ribeiro Gonçalves em Itajá está na cota 38,70 de fevereiro até o momento a barragem já subiu  4,24 centímetros.

Detalhe: A barragem Armando Ribeiro para atingir sua lâmina de sangria é em torno de 20 metros.

Procuradoria Geral rebate alegações de quatro senadores inclusive Garibaldi Filho (MDB-RN).

Raquel Dodge enviou ao STF réplica às alegações das defesas de Renan Calheiros, Garibaldi Alves Filho, Romero Jucá e Valdir Raupp, no âmbito da denúncia apresentada no ano passado por corrupção e lavagem de dinheiro na Transpetro.

De acordo com a denúncia, houve repasse de verbas para o então PMDB (hoje MDB) a diretórios do partido, pela NM Engenharia e pela Odebrecht Ambiental, com a contrapartida de que essas empresas fossem privilegiadas em contratos com a Transpetro.

“Os fatos narrados na denúncia amparam-se em provas independentes, obtidas durante a investigação, aptas a confirmar as declarações dos colaboradores. Há, pois, justa causa para deflagrar a ação penal”, diz a PGR.


Esporte: Com time misto, São Paulo vence Paraná na estreia do Brasileirão.

O São Paulo estreou com vitória no Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, o time do técnico Diego Aguirre entrou em campo bastante desfigurado, com alguns jogadores poupados, contudo, mesmo não fazendo uma partida brilhante, conseguiu sair de campo com o triunfo por 1 a 0 graças ao zagueiro Bruno Alves, aniversariante do dia, que balançou as redes ainda no primeiro tempo após cobrança de falta de Cueva.
O São Paulo volta a entrar em ação pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando visita o Ceará, na Arena Castelão.
Na outra partida da noite o botafogo empatou com o palmeiras em 1x1 no engenhão.

Recuo: CNJ não autoriza o pagamento de licença-prêmio a juízes do estado do RN.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não autorizou o pagamento de licenças-prêmio aos magistrados do Poder Judicário potiguar e o TJRN suspendeu o pagamento retroativo à 1996.

Uma portaria da presidência do TJRN, publicada nesta segunda-feira (16), determina o "indeferimento e arquivamento de todos os requerimentos de concessão de licença-prêmio e/ou conversão em pecúnia de períodos de licença-prêmio não usufruídos pelos membros do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte".

De acordo com a portaria, a medida prevalece até o julgamento do recurso extraordinário pelo Supremo Tribunal Federal sobre o direito dos juízes do Poder Judiciário da União à licença-prêmio (ou à indenização por sua não-fruição).

Entenda o caso

Na última quinta-feira (12), o TJ publicou a resolução nº 11/2018, que definia o direito à licença-prêmio aos magistrados do RN retroativa à 1996. A licença-prêmio é um período de três meses de folga remunerada a cada cinco anos trabalhados. O benefício é uma "prêmio por assiduidade".

O estado conta com 247 juízes e desembargadores na ativa e alguns poderiam receber até R$ 360 mil referentes à licença-prêmio retroativa. Os demais servidores do Judiciário já tinham direito à licença.

Em nota, o TJRN informou que a resolução "apenas normatiza requisitos diante dos quais magistrados podem requerer a transformação da licença-prêmio em pecúnia, inclusive quanto ao tempo. A medida observa a legislação estadual vigente e uma situação que carecia de regulamentação. 

Educação: Professores mantêm greve e esperam resposta do Estado RN.

Professores da rede estadual de ensino decidiram aprovar com ressalvas, em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (13), a proposta de conciliação com o Governo do Estado apresentada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Glauber Rêgo. 

O documento com as ressalvas foi protocolado ainda no fim da tarde de ontem (13) e deverá ser analisado pelo Estado até a segunda-feira (16).

Em assembleia, a categoria concordou com as propostas de implantação do reajuste salarial de 6,81% a partir da folha de abril para os servidores ativos, o pagamento parcelado em seis vezes aos servidores aposentados e o pagamento do retroativo de janeiro a março parcelado também em seis meses.

Nota: Como a nossa educação no Brasil é distratada pelos nossos governantes, onde todos perdem com isso. Lamentável!!

Datafolha: Lula lidera com 31%, seguido de Bolsonaro com 17% e Marina Silva com 10%.

O Instituto Datafolha pesquisou a intenção de votos dos brasileiros após a prisão do ex-presidente Lula (PT). 4.194 pessoas entrevistadas entre 11 e 13 de abril, em 227 municípios. 
Lula continua na liderança, porém, desceu de patamar em relação a última sondagem da Datafolha realizada em janeiro. Ele caiu de 37% para 31%.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) manteve a segunda posição, com 15%; e a ex-senadora e ex-candidata à presidência da República, Marina Silva (Rede), chegou aos 10% da intenção de votos em terceiro lugar.


ELEIÇÕES 2018: MDB, DEM e PDT buscam candidatos para bater esteira.

Com as nominatas “pesadas” para as eleições proporcionais, MDB, DEM e PDT buscam candidatos a deputado federal e estadual para bater esteira. A missão tem sido complicada.
No MDB, só a ex-prefeita de Apodi Gorete Pinto e o ex-vice-prefeito de São Gonçalo Poti Neto aceitaram a missão. O PDT tem o ex-deputado Ney Lopes e a vereadora Nina Souza. No DEM, o “batedor” deverá ser p suplente de vereador Dagô do Forró.
A missão dos batedores de esteira é garantir a reeleição dos deputados Hermano Morais (MDB), Nélter Queiroz (MDB), José Adécio (DEM) e Getúlio Rêgo (DEM), como também de Aduto Dias (MDB), filho do prefeito Álvaro Dias (MDB).
A expectativa do “baixo clero” da chapa é para que “sobre” uma vaga extra e o grupo tenha mais uma cadeira, além dos cinco favorecidos. Tudo pode acontecer.

Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...