terça-feira, 14 de novembro de 2023

Feriado: Bancos fecham nesta quarta e reabrem na quinta-feira (16).

As agências bancárias não farão atendimento ao público no feriado nacional do Dia da Proclamação da República, nesta quarta-feira (15). Nos dias 16 (quinta-feira), 17 (sexta-feira) os bancos abrem normal.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os serviços de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking).

As contas de consumo como água, energia elétrica e telefone, e os carnês com vencimento no dia 15 ou 20 poderão ser pagos, sem acréscimo, no primeiro dia útil depois do feriado.

Suspeitos de assaltos são baleados por desconhecido na Zona Sul de Natal-RN.

Dois homens, que seriam suspeitos de roubos, foram baleados por um desconhecido na noite dessa segunda-feira (13/11). A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar na rua Jerônimo Cabral, em Candelária, zona Sul de Natal.

De acordo com a corporação, uma equipe foi acionada pelo Copom após denúncias de disparos de arma de fogo nas proximidades de um condomínio. No local, os policiais encontraram os dois homens baleados.

Segundo a PM, uma das vítimas foi atingida na cabeça. A outra foi baleada nas pernas. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.

A Polícia Militar informou ainda que o atirador se evadiu do local e é desconhecido. Além disso, destacou que um dos baleados estava portando tornozeleira eletrônica. Ambos não estavam com os documentos de identificação.

O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil. 

Brasil é o 2º país no mundo em mortes por diabetes não diagnosticada.

Apesar do número alarmante de casos de diabetes no Brasil, prevalece a falta quase completa de informações sobre a doença, afirmaram especialistas em audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara do Deputados.

De acordo com a presidente do Instituto Diabetes Brasil, Jaqueline Correia, o país tem hoje 588 mil pessoas diagnosticadas com algum tipo de diabetes. Destas, 30% são jovens entre 13 e 16 anos que já sofrem com comorbidades.

O coordenador-geral do Fórum Intersetorial para Combate às doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, Mark Barone, acrescentou que hoje o Brasil é o 2º país no mundo com maior número de mortes em decorrência de diabetes de tipo 1 não diagnosticado.

A doença também é responsável por uma redução expressiva na expectativa de vida do paciente. “Pessoas com diabetes de tipo 1 que recebem o diagnóstico com 10 anos de idade, em media, têm redução de 25 anos na expectativa de vida, isso significa que essas pessoas têm expectativa de vida de 52 anos”, disse Barone.

MPRN recomenda que Prefeituras e Câmaras de Angicos, Afonso Bezerra e Fernando Pedroza estruturem seus controles internos com servidores efetivos.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação aos prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais de Angicos, Afonso Bezerra e Fernando Pedroza. A orientação é que busquem cumprir o ato regulamentar do Tribunal de Contas do Estado (TCE) até 13 de julho de 2024 a respeito da composição das unidades de controle interno.

A resolução em questão determina que tais unidades, sejam centrais ou setoriais, devem ser constituídas por servidores efetivos, preferencialmente aqueles que passaram por um concurso público e fazem parte de uma carreira específica de controle interno.

Os gestores públicos precisam ainda garantir que os membros dessas unidades de controle tenham independência funcional para realizar suas atividades nas unidades do ente controlado. Isso significa que eles devem trabalhar sem interferência externa.

Outras garantias e prerrogativas inerentes a esses servidores é que eles precisam ter acesso irrestrito a documentos ou informações que são essenciais para o exercício de suas atividades de controle interno. O objetivo é que possam obter todas as informações necessárias para realizar o trabalho de forma eficaz.

Por fim, ainda precisa ser assegurado a esses servidores que mantenham uma atitude de independência em relação ao agente controlado para que seu julgamento seja imparcial, o que é crucial para a integridade do processo de controle interno.

Além disso, o MPRN recomenda às mesmas autoridades que tomem medidas concretas para evitar futuras contratações e para criar cargos efetivos e realizar concursos públicos, a fim de cumprir fielmente os normativos indicados na recomendação. Essas são medidas imprescindíveis para buscar a transparência e a legalidade nas contratações públicas.

Fonte: MPRN

Prefeita de Pedro Velho (RN) reduz limite prudencial de "62% para 49%", após reorganização financeira.

O município de Pedro Velho com uma população de quase 14 mil habitantes, localizado no Agreste Potiguar, gerido pela prefeita Edna Lemos, registrou uma marca na redução de gastos com pessoal. Em 2021 o município registrava um limite prudencial de 62%. Estimativa que ultrapassava 54%, limite máximo permitido pela Lei 101/2000 - LRF,  Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em 2022, na gestão interina de Edna Lemos (PSB), o município reduziu cerca 13% de despesas com pessoal, registando uma marca de 49%, de maneira que os recursos do município foram redistribuídos com a finalidade de realização de investimentos de maior porte, como é o caso da pavimentação asfáltica em todo o centro da cidade, pavimentação em paralelepípedo de diversas ruas e também a entrega de duas novas Unidades Básicas de Saúde. São serviços essenciais e investimentos que não era vistos pela população antes da reorganização administrativa e financeira. 

“Fizemos esforços no intuito de respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, buscando manter o equilíbrio das contas públicas, e já enviamos à Câmara Municipal a Lei que possibilitará a realização de concurso público, o que demonstra a nossa preocupação em reorganizar os investimentos com pessoal, priorizando o servidor efetivo de carreira e transformando a realidade administrativa do município.” Afirma Edna Lemos, Prefeita de Pedro Velho-RN.

Do blog: Um bom exemplo a ser seguido por outros gestores municipais nos grotões do RN.

Trio suspeito de planejar roubos a bancos é preso com explosivos no RN.


Dois homens e uma mulher foram presos em flagrantes nessa segunda-feira (13/11) suspeitos pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas. Com o trio, preso na cidade de Bom Jesus, no interior do Rio Grande do Norte, foram apreendidos artefatos explosivos.

Segundo investigações da Polícia Civil, o trio é integrante de uma organização criminosa atuante no estado, que utilizaria dos artefatos apreendidos para furtar ou roubar agências bancárias. Foram encontrados quatro peças de explosivos em Metalon, um tipo de aço de carbonos, e outra peça explosiva em material plástico.

Na ação, os policiais também apreenderam uma balança de precisão, duas porções médias de cocaína, 46 porções de maconha, dois kits RONI para pistola, um revólver artesanal de calibre 38, duas pistolas 9 mm, nove munições calibre 12, onze munições de calibre 38, 122 munições 9mm, e uma espingarda artesanal.

Os dois homens e a mulher foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Diniz convoca Bento do Furacão para a vaga de Ederson contundido.

O goleiro Ederson, do Manchester City (ING), foi desconvocado da Seleção Brasileira para os confrontos contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.

O goleiro sofreu um trauma no pé esquerdo na sua última partida pelo seu clube. Com isso, o técnico Fernando Diniz convocou Bento, do Athletico Paranaense.

A Seleção Brasileira enfrenta a Colômbia, em Barranquilla, na próxima quinta-feira (16/11), às 21h (de Brasília). Depois, o compromisso será contra a Argentina, dia 21, uma terça, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

Ex-deputado Rafael Motta é o novo secretário de esportes de Natal.“ A nomeação já foi publicada”.

O ex-deputado federal Rafael Motta teve sua nomeação confirmada como Secretário Municipal de Esporte e Lazer na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, nessa segunda-feira, 13 de novembro de 2023.

A ação já havia sido confirmada pelo prefeito Álvaro Dias desde o sábado 11, mas agora teve sua oficialização conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM). 

A nomeação pelo prefeito Álvaro Dias já está no Diário Oficial do Município.

Rafael entra no lugar de Jódia Melo, que também teve sua exoneração publicada hoje. Com esse cargo, o novo secretário sinaliza que entra na disputa como pré-candidato a prefeito no bloco do gestor Alvaro Dias.

Cartórios do RN registram crimes eleitorais. Oito pessoas foram presas. Passaram por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (26/04...