terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Operação desativa 30 'gatos' de energia e retira 4 mil metros de fios irregulares em cidade potiguar.

Mais de 30 gatos de energia elétrica foram desativados em uma operação realizada pela Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern) para combater desvios no estado. A ação aconteceu na última sexta-feira (18) em Areia Branca, na região Oeste, e contou com apoio da Polícia Militar. As ligações clandestinas alimentavam 150 casas na cidade.

De acordo com a Cosern, a operação Varredura, começou em janeiro de 2018 com foco na identificação e desativação de ligações clandestinas em estabelecimentos comerciais e residências em todo estado.

Na ultima ação, as equipes técnicas da Cosern retiraram aproximadamente 4 mil metros de fios irregulares utilizados pelos eletrotraficantes.

Segundo a Cosern, gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão. Além de crime, a fraude representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A infração também provoca perturbações no fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

O longo de todo o ano de 2018, a Cosern conseguiu recuperar, por meio da operação, quase 22 mil MWh de energia que estava sendo furtada por gatos – quantidade suficiente para abastecer os 17 municípios da região do Seridó durante 30 dias.



São Paulo encara Guarani em busca de sua 11ª final na Copa SP.

A partir das 19h15 (de Brasília) desta terça-feira, em um clássico do futebol paulista, o São Paulo enfrentará o Guarani pelas semifinais da Copinha, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara.
Campeão nas edições de 1993, 2000 e 2010, o time sub-20 do Tricolor tentará atingir a sua 11ª decisão no principal torneio de base do Brasil. O Bugre, por sua vez, sonha em repetir a campanha de 1994, quando conquistou o título da Copa São Paulo.
O clube da capital foi beneficiado por ter feito melhor campanha até agora na Copinha. Os dois times somam cinco vitórias e dois empates, mas o Tricolor leva vantagem no saldo de gols: 16 a 14.

Na outra semi final as 21:30h desta terça feira dia 22, jogarão Vasco x Corinthians. A grande final da copa SP, acontece na próxima sexta feira no Pacaembu as 9h.



Crise financeira, Governadora Fátima Bezerra suspende gozo e pagamento de licença-prêmio a servidores.

O Governo do Rio Grande do Norte suspendeu, até o dia 31 de dezembro deste ano, o deferimento de licença-prêmio para os seus servidores. O pagamento em dinheiro para quem acumulou o benefício ao longo da carreira também está suspenso temporariamente. O decreto, que foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial, se dá em razão do estado de calamidade financeira do estado.

 

A suspensão vale para os servidores da administração direta, indireta ou fundacional do estado. Na esfera pública estadual, têm direito à licença-prêmio de três meses remunerados todos aqueles que completam cinco anos de serviço. Ou seja, a cada cinco anos trabalhados, o servidor ganha três meses de folga.

Há servidores que não gozam do benefício e preferem acumular as licenças para, quando da aposentadoria, requererem o benefício em forma de pagamento. Este direito, pelo decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra, também está suspenso até o final do ano.

Força Nacional de Segurança Pública permanecerá por mais 60 dias no RN.

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) permanecerá por mais 60 dias no Rio Grande do Norte. A prorrogação foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 


O decreto, que foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial da União, também vale para o estado de Sergipe.

 

O ministro Sérgio Moro levou em consideração manifestação dos governos dos dois estados, que solicitaram a prorrogação. No caso do Rio Grande do Norte, o pedido foi feito em 19 de dezembro de 2018, ainda na administração Robinson Faria.


Governadora Fátima Bezerra nomeia a professora Marileide como nova diretora da 8ªDIREC.

A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra começou a nomear os cargos de chefia de órgãos estaduais na cidade de Angicos. O primeiro destes é o da Professora Francisca das Chagas Marileide Matias para assumir o cargo de chefia da 8ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc) com sede em Angicos e que responde pelo norteamento de ações relacionadas as escolas em nível estadual, além de Angicos, das cidades de Bodó, Lajes, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Fernando Pedrosa e Santana do Matos.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte – D.O.E, por meio de Ato Administrativo de Sua Excelência a Governadora do Estado, Fátima Bezerea.

Marileide Matias chega ao cargo para substituir a então ocupante do posto Francisca Rejane de Macedo que fora exonerada (a pedido) nesta segunda-feira (21) e que também realizou um bom trabalho a frente do órgão. 
A professora Marileide Matias que até então lecionava em duas escolas da região, na Escola Estadual Professora Joana Honório em Angicos e na escola municipal Fabricio Pedroza, em Fernando Pedroza. A mesma é professora de carreira em nível estadual tem titulo de Mestre em Educação que lhe fora concedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Politicamente Marileide Matias é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) há décadas, inclusive preside o diretório municipal de Angicos. Amiga pessoal do deputado Fernando Mineiro, que será nomeado secretário de Estado, e com forte vínculo a governadora Fátima.
De forma inédita essa é a primeira vez na história da DIREC, que uma diretora não tem a indicação de nenhum político em atividade no município. 

Do blog: A cidade de Angicos já teve uma indicação de cargo e outras virão através do governo Fátima. A pergunta é? Em nosso município, onde a governadora foi bem votada nos dois turnos, alguém será lembrado e terá esse privilégio de ocupar um cargo no governo do RN, até facilitando as coisas para o desenvolvimento social de nosso município.Gente competente temos de sobra...Fica a pergunta no ar ????

Atacante Bruno Henrique se despede do Santos e reforça o Flamengo.

Bruno Henrique se despediu do Santos por meio de uma publicação nas redes sociais na noite desta segunda-feira 21. O atacante será reforço do Flamengo. 
O atacante deve ser anunciado pelo Rubro-Negro nesta terça 22, depois dos exames médicos. 
A negociação foi concretizada por R$ 23 milhões, em três parcelas. O volante Ronaldo virá ao Peixe em empréstimo de uma temporada.

INVERNO: RN já tem 71 cidades com chuvas acima do normal.

As condições são favoráveis, e tudo indica que o comportamento atmosférico trará chuvas na média ou acima da média para o Rio Grande do Norte nos meses de fevereiro, março e abril – trimestre que concentra a maior das partes das precipitações anuais.
A boa notícia foi anunciada na tarde da última sexta-feira, 18, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), após Reunião Climática realizada na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em Fortaleza/CE.
Durante o encontro, especialistas e meteorologistas dos centros de previsão climática do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais avaliaram as condições oceânicas e atmosféricas para os próximos meses. Precipitações devem ficar entre 300 milímetros e 700 milímetros.
Até o momento o município de Fernando Pedroza, já choveu 114 mm,segundo dados do pulviometro da secretária de obras.

Fátima reúne deputados e senadores e pede ajuda para obter recursos federais.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), reúne na tarde desta segunda-feira, 21, em Natal, com os deputados e senadores que representarão o Estado no Congresso Nacional na legislatura que começa no próximo dia 1° de fevereiro.

Fátima Bezerra e seus auxiliares expõem aos parlamentares a situação financeira do Estado e pedem colaboração dos parlamentares em Brasília.

Na reunião com os congressistas, Fátima solicita apoio na obtenção de recursos federais para o Estado. A governadora defende que os deputados e senadores votem a favor do projeto de lei que autoriza a Petrobras a vender até 70% do seu direito de exploração na camada pré-sal, a chamada cessão onerosa. Parte do dinheiro resultante da operação, segundo a matéria que tramita no Congresso, seria destinada para estados e municípios.

Dos onze congressistas eleitos ou reeleitos, oito comparecem à reunião: os deputados Benes Leocádio (PTC), Beto Rosado (Progressistas), Girão Monteiro (PSL), João Maia (PR), Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB) e os senadores Jean-Paul Prates (PT) e Zenaide Maia (PHS). O senador eleito Capitão Styvenson Valentim (Rede) e os deputados reeleitos Fábio Faria (PSD) e Walter Alves (MDB) faltaram ao encontro.


Polícia Civil prende terceiro suspeito no latrocínio que vitimou professor universitário em Natal.

Policiais civis da Divisão Especializada em Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, nesta segunda-feira (21), Matheus Costa do Nascimento, 18 anos. Ele é suspeito de participar do latrocínio que vitimou um professor de 30 anos, dia 2 de dezembro de 2018, no bairro do Potengi, em Natal. Além de Matheus, a polícia prendeu no dia seguinte ao crime, Raynara Tayse da Silva Santana, de 18 anos e apreendeu um adolescente, ambos por participação no latrocínio.
No momento do crime, o professor estava no interior do seu carro em frente a sua residência quando foi abordado por três criminosos e, ao tentar sair em velocidade com o veículo, foi alvejado por disparos de arma de fogo na cabeça. Em depoimento à DHPP, Matheus Costa contou que ele tinha uma certa dívida no valor de 8 mil reais, e por isso teria pego emprestada a arma usada no crime (um revólver calibre 32) para roubar o carro, vendê-lo e pagar esta dívida. 
Além disso, contou que no dia 2 de dezembro, o adolescente teria chamado um uber, já ciente da ação criminosa. Logo após, eles saíram da casa de Raynara em um crossfox, dirigido pelo uber, que teria ainda apontado o veículo a ser roubado.
A Polícia Civil continua as invetigações do caso com o intuito de verificar a versão de Matheus, que inclui a participação do motorista de uber na ação criminosa.

 


Prestando Conta: Vereadores da Oposição Pedrozense, estarão na FM 104,9 neste domingo (28). Neste domingo (28/04), a partir das 11 horas, os...