quarta-feira, 25 de maio de 2022

Rogério Marinho fez entregas de caminhões de lixo no RN em cidades com número de habitantes insuficiente.

Enquanto esteve a frente do Ministério do Desenvolvimento Regional o Pré-Candidato ao Senado Rogério Marinho (PL) articulou a liberação de caminhões de lixo compactador para pelo menos seis municípios do Rio Grande do Norte (RN) com menos de 17 mil habitantes, o que é desaconselhado pelo Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (RJ) (TCE/RJ) por gerar prejuízos aos cofres públicos.

O levantamento foi feito pelo Blog do Barreto por meio de pesquisa sobre as entregas realizas no Rio Grande do Norte que estão documentadas em notícias. O número pode ser ainda maior.

Boa parte das entregas aconteceu em dezembro de 2021. Uma das cidades beneficiadas foi Marcelino Vieira, que tem 8.336 habitantes. Naquele mesmo mês Jardim do Seridó, 12.397 habitantes foi beneficiada. Assim como Lajes Pintadas (4.763), Cruzeta (7.983), Florânia (9.786) e São José do Seridó (4.665).

De acordo com a ASSECOM da prefeitura de Fernando Pedroza a doação de um veículo desse tipo já foi liberada pela Codevasf e no início do mês de junho, o nosso município com uma população de (3.081) habitantes irá receber o carro compactador para coleta de lixo urbano.

Na matéria veiculada o TCE/RJ classificou a medida como desaconselhável do ponto de vista financeiro.

“Especialistas em gestão de resíduos não recomendam a utilização desses equipamentos mais potentes em municípios com menos de 17 mil habitantes. Os caminhões são caros, demandam funcionários preparados para operá-los e têm alto custo de manutenção onde os reparos no compactador precisam ser feitos em oficinas especializadas. O adequado para essas cidades seria o uso de caminhões caçamba”, diz a reportagem.

De acordo com a investigação as compras de caminhões de lixo compactados subiram 500% no Governo de Jair Bolsonaro através da a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Regional que até março estava sob o comando de Rogério Marinho.

O sobrepreço estimado é de R$ 109 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idosa é morta por engano com vários tiros em Extremoz-RN. Uma idosa foi assassinada a tiros dentro da própria casa na madrugada desta terça-...