quarta-feira, 3 de abril de 2024

Construído há 32 anos e sem passar por reparos, açude Orós da melancia em FP, pede socorro das autoridades e governantes.

Todo ano passa um filme de preocupação e medo na mente dos pedrozenses sobre a situação estrutural do açude Orós da melancia, quando chega o período da invernada.

Inaugurado no ano de 1992, ainda na gestão do ex-prefeito Jaime Batista, in memoriam o maior reservatório hídrico de Fernando Pedroza-RN, vem carecendo de uma reforma séria na estrutura da parede. Construído há 32 anos, o açude pede socorro por uma ação efetiva dos governantes e autoridades da esfera municipal e estadual.

Durante a forte invernada deste ano, despertou na mente das autoridades realizarem algumas ações paliativas para sanar o problema estrutural na parede do açude Orós da melancia, com o temor de que o mesmo não venha romper. A vistoria é válida assim mesmo! Antes tarde do que nunca!

A redação deste blog esteve nesta terça-feira (03/04), visitando o açude, onde fomos informados de que membros da Defesa Civil municipal e estadual realizaram uma fiscalização no local para avaliar a situação estrutural do reservatório.

Observamos que a situação é bem preocupante e requer atitudes por partes das nossas autoridades, com ações preventivas que solucione um antigo problema que pode causar danos de grandes proporções a população e não medidas paliativas com aspecto politiqueiro haja vista estamos em ano eleitoral. Essa é a situação da parede.


Ainda segundo informações repassadas a redação do blog, atualmente está tudo dentro da normalidade. Será? 

Em contato com vários moradores das proximidades do açude o pensamento é bem diferente da realidade, muitos populares disseram que a sensação é de muito medo, pois não confiam na estrutura atual do açude. 

Detalhe: Solicitações feitas aos órgãos do governo estadual (atual e passados) foram muitas, no sentido de uma reforma na parede do açude, mais faltou o principal, boa vontade do governo estadual e força politica das autoridades juntos aos seus representantes, da classe estadual e federal.

O açude Orós da melancia atingiu sua primeira sangria de 2024, no último domingo (31/03). 

Nessa terça-feira (02/04), com mais uma forte chuva registrada o açude voltou aumentar a lâmina da sangria. Veja no vídeo acima o registro da sangria.

Imagens: Blog foco central

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem conhecido por Kekel é morto a tiros em Lajes, após discursão de acidente de trânsito. Na manhã desta quinta-feira (16/05), aconteceu u...