quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Pesquisa Datavero: Carlos Eduardo lidera para prefeito de Natal, com quase 30% de citação do eleitor.

Há menos de um anos das eleições de 2024, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lideraria a disputa pelo comando da Prefeitura de Natal, conforme pesquisa estimulada de intenção de votos realizada pelo Instituto Datavero e divulgada pelo Diário do RN nesta quarta-feira (25/10).

O ex-prefeito da capital, Carlos Eduardo foi citado por 29,8% dos natalenses. Em 2º e 3º lugares, estão o candidato do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), com 9,7% das citações e a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 8,9%, respectivamente.

Do 4º ao 6º lugar no cenário estimulado, estão os deputados federais General Girão (PL), com 4,8%; Paulinho Freire (União Brasil), com 4,7% e Sargento Gonçalves (PL), com 4%. Já do 7º ao 10º lugar, estão a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), com 2,5%; o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 2,2%; o comunicador Bruno Giovanni (PSDB), com 1,6% e a secretária municipal de Planejamento de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), com 0,4% das citações.

Pesquisa espontâneo

No cenário espontâneo, o candidato de Álvaro Dias – que ainda não foi escolhido pelo gestor – lideraria com 7,2% das intenções de votos, sendo seguido pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves com 5,2% e a deputada federal Natália Bonavides com 1,7%.

Em 4º lugar, aparecem empatados Paulinho Freire e o ex-policial militar Wendel Lagartixa (PL), com 0,4% das citações. Em quinto lugar, está o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 0,3%. Já em sexto lugar, também empatados, estão Bruno Giovanni e Rafael Motta, com 0,2%.

A surpresa no cenário espontâneo foi o fato de 72,6% dos entrevistados terem respondido que ainda não sabem em quem votarão nas eleições municipais de 2024.

O Instituto DataVero ouviu 1.013 pessoas em Natal entre os dias 20 e 22 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou menos. O intervalo de confiança é de 95%. 

O instituto utiliza uma plataforma digital de geolocalização, que aponta por satélite os locais pesquisados. Isso garante mais credibilidade aos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idosa é morta por engano com vários tiros em Extremoz-RN. Uma idosa foi assassinada a tiros dentro da própria casa na madrugada desta terça-...