segunda-feira, 25 de julho de 2022

93% dos professores relatam defasagem na aprendizagem dos alunos de escolas públicas em 2021, aponta pesquisa.

Em 2021, 93% dos professores de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e particulares tiveram dificuldades por conta da defasagem na aprendizagem dos alunos.

O levantamento é do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que ouviu 1.865 professores, de 3.768 escolas, sendo 2.009 urbanas e 1.669 rurais, de setembro de 2021 a maio de 2022.

Como medidas para diminuir essa defasagem, 58% dos professores sugerem aulas de recuperação presenciais e remotas e 55% indicam agrupamento de alunos por nível de aprendizagem.

Outro ponto apontado pela grande maioria dos educadores (94%) foi a dificuldade de pais ou responsáveis em orientar e apoiar os alunos nas tarefas escolares durante a pandemia. Além disso, 86% dos professores relataram a falta de dispositivos e acesso à Internet nos domicílios dos estudantes.

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