93% dos professores relatam defasagem na aprendizagem dos alunos de escolas públicas em 2021, aponta pesquisa.
Em 2021, 93% dos
professores de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas (municipais,
estaduais e federais) e particulares tiveram dificuldades por conta
da defasagem na aprendizagem dos alunos.
O levantamento é do Centro
Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação
(Cetic.br), que ouviu 1.865 professores, de 3.768 escolas, sendo 2.009 urbanas
e 1.669 rurais, de setembro de 2021 a maio de 2022.
Como medidas para diminuir
essa defasagem, 58% dos professores sugerem aulas de recuperação presenciais e
remotas e 55% indicam agrupamento de alunos por nível de aprendizagem.
Outro ponto
apontado pela grande maioria dos educadores (94%) foi a dificuldade
de pais ou responsáveis em orientar e apoiar os alunos nas tarefas
escolares durante a pandemia. Além disso, 86% dos professores relataram
a falta de dispositivos e acesso à Internet nos domicílios dos estudantes.
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