quinta-feira, 2 de julho de 2020

TV Globo rescinde contrato de transmissão do Carioca após jogo do Flamengo ser transmitido nas redes sociais.

O Flamengo transmitiu o jogo contra o Boavista, na última quarta-feira, nas suas redes sociais após a MP 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, permitir que o clube mandante possa negociar seus jogos com qualquer empresa ou transmitir. Por conta disso, a Rede Globo rescindiu o contrato de transmissão do Campeonato Carioca, pois alegou que tinha exclusividade da competição.
Na ocasião, o Rubro-Negro era o único dos 12 clubes que não tinha contrato com a emissora. Por conta disso,  Globo alega que ninguém poderia passar a partida do Flamengo e só ele poderia transmitir jogos do Boavista. Veja abaixo a nota.
"A Globo anunciou nesta quinta 02/07, que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.
No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.
DETALHE: No último dia 18 de junho 2020, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prejuízo das enchentes no Rio Grande do Sul já passa de R$ 8 bilhões. As enchentes no Rio Grande do Sul ocasionaram até o momento cerca de R...