quinta-feira, 29 de março de 2018

Invernada: Semana Santa será de chuvas em Natal e Interior do RN, previsão da EMPARN.

Previsão dada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) é de que as chuvas continuarão intensas em Natal e Interior do Estado até o começo de abril. De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, as precipitações estão de volta, após um veranico ter persistido durante os primeiros quinze dias de março. 
O veranico é uma massa de ar quente que parte do Oeste para o Leste, bloqueando as nuvens formadas no Oceano Atlântico. “Pelo que foi observado nos últimos dias, ele está indo embora, criando as condições para que as chuvas retornem”, observou.
Mesmo assim, o maior reservatório do RN – barragem Armando Ribeiro Gonçalves – ainda não conseguiu recuperar, de maneira satisfatória, seu nível d’água. Na última sexta feira, 23, inclusive, ele voltou ao seu volume morto. 
A capacidade do reservatório é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Em janeiro, a estiagem fez a lâmina d’água da Armando Ribeiro chegar 11,24% da capacidade, atingindo o volume morto – nome dado à reserva de água mais profunda das represas, abaixo dos canos de captação. Só para efeito de comparação, em 2011, com o bom período chuvoso, o índice chegou a 89,52%. 
Para satisfação dos agricultores, as chuvas tendem a se normalizar. O Alto Oeste será a região onde ocorrerão as maiores precipitações. Haverá, contudo, boa distribuição em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prejuízo das enchentes no Rio Grande do Sul já passa de R$ 8 bilhões. As enchentes no Rio Grande do Sul ocasionaram até o momento cerca de R...