terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Fernando Pedroza: Vereadores de oposição apontam possível pedalada fiscal da prefeita Sandra Jaqueline.

Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Fernando Pedroza na tarde dessa segunda-feira, 11 de dezembro de 2023, os vereadores do sistema oposicionistas trouxeram átona, fatos que podem ser considerados graves contra a gestão da prefeita Sandra Jaqueline (MDB).

Na oportunidade os vereadores usaram a tribuna da câmara, e em seus discursos detalharam as possíveis irregularidades do Executivo Pedrozense com o dinheiro público.

De inicio o vereador Edjailson Leny, durante sua fala na tribuna, criticou a postura da prefeita Sandra Jaqueline, citando que gestora não tem nenhum respeito pela câmara municipal, pois sequer responde uma simples indicação daquela casa, porém se acha no dever de cobrar dos vereadores quando são assuntos do seu interesse como a referida suplementação em discursão. O edil acrescentou que a falta de planejamento e a gastança é enorme e no final do ano a prefeita vem pedir ajuda aos vereadores na assinatura para liberação de suplementação.

Em sua fala na tribuna, o vereador Nuna Gonçalves subiu o tom e revelou que com toda certeza a prefeita Sandra Jaqueline já cometeu possível pedalada fiscal uma irregularidade apontada que culminou pelo motivo da cassação da ex-presidente da República Dilma Rousseff.

O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Batista também usou a tribuna e reforçou o discurso do vereador Nuna, sobre possíveis pedalada fiscal. Marcelo ainda cobrou da prefeita Sandra o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários efetivos e o pagamento dos contratados, o edil enfatiza que a gestora municipal tem legalidade absoluta para realizar esses pagamentos aos servidores. Por fim, Marcelo enfatizou que já tinha avisado bem antes à população que a gastança milionária com eventos iria impactar negativamente nas finanças do município e que a gestora no final do ano vinha pedir suplementação a câmara municipal.

No momento do discurso os vereadores Marcelo Andrade e Messias Mariano pediram a parte e reforçaram a fala dos demais edis sobre o assunto suplementação.

Ainda segundo os vereadores oposicionistas foi consultado com especialistas na área contábil que a prefeita de Fernando Pedroza, Sandra Jaqueline já ultrapassou em quase R$ 2 milhões de reais com gastos permitidos faltando ainda a efetivação de 3 decretos de acordo com a lei.

Detalhe: A lei orçamentaria anual desse ano foi aprovada pelos vereadores com o valor acima de R$ 28 milhões, ainda sendo acrescidos 10% desse valor em suplementação.

NOTA DO BLOG: Mais uma vez no final do ano os servidores municipais de FP estão diante de mais um impasse entre os Poderes Legislativo e Executivo, em relação o assunto suplementação.

Entenda: Foi solicitado pelo executivo pedrozense uma suplementação financeira e dessa vez negado pelo legislativo. Afinal novamente o mesmo questionamento de sempre causando polêmica e consequentemente divergências de opiniões entre a população e servidores.

Nossa redação deixa Aqui nossa opinião, como sempre de uma forma bem imparcial e racional, então vejamos: Quem elabora o orçamento financeiro do município e quem passa a gerir os recursos orçados na Lei orçamentaria anual, (LOA) é o executivo e  não o legislativo. Pelo contrário a Câmara de Vereadores é órgão municipal fiscalizador.

Então como é que os vereadores especialmente de oposição podem ser os verdadeiros culpados pela falta de dotação orçamentária.

Nesse fogo cruzado, os servidores municipais é quem estão sendo prejudicados com essa situação sem dúvida, não podemos sacrificar ou julgar quem não tem culpa de planejar e gerir os recursos do município. Os vereadores tem o poder de fiscalizar os gastos do executivo com o dinheiro público.

A responsabilidade de todo esse imbróglio é do poder executivo, a prefeita é quem gere os recursos do município, pois a falta de planejamento e uma organização financeira deixou com que as finanças do município pedrozense chegassem a esse patamar negativo.

Nossa Redação tomou conhecimento que a prefeita municipal, em breve fará uma live dando alguns esclarecimentos sobre esse tema SUPLEMENTAÇÃO.

Os servidores aguardam um esclarecimento convincente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo do RN erra previsão de conclusão das obras do desvio da BR 304, em Lajes. A GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA (PT), ERRA MAIS UMA PREVISÃO ...