quarta-feira, 23 de agosto de 2023

RN é o quarto estado do Brasil na fila de cirurgias eletivas paralisadas no SUS.

Dados recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde revelam uma alarmante situação no Brasil: mais de 1 milhão de procedimentos cirúrgicos eletivos estão aguardando atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

As cirurgias eletivas, que são aquelas necessárias para pacientes que não correm risco iminente de morte, mas cujo quadro clínico pode se agravar, causando limitações ou sequelas futuras, estão enfrentando um desafio crítico.

As estatísticas mostram que a região Nordeste é a que possui a maior fila de espera, com 347.248 procedimentos represados. Logo em seguida, a região Sudeste aparece com 254.327 e, em terceiro lugar, a região Sul com 212.200 cirurgias aguardando realização.

A falta de investimentos adequados e a má gestão dos recursos disponíveis são fatores centrais para essa realidade preocupante.

Quando consideramos a proporção de demanda por cada 100 mil habitantes, os cinco estados com maior necessidade são Goiás (1.747), Pernambuco (1.074), Acre (858), Rio Grande do Norte (772) e Pará (736).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo do RN erra previsão de conclusão das obras do desvio da BR 304, em Lajes. A GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA (PT), ERRA MAIS UMA PREVISÃO ...