sábado, 3 de junho de 2023

Governo do estado faz alerta para crianças e adolescentes sobre uso do cigarro eletrônico.

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na década de 1980, o Dia Mundial sem Tabaco - celebrado em 31 de maio - pretende conscientizar e alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Este ano com o tema "Precisamos de comida, não de tabaco", a campanha chama a atenção para a sobrevivência humana e para os impactos negativos do tabaco para o meio ambiente.

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde que ofertam o tratamento, realizam ações de sensibilização para estimular o indivíduo fumante a parar de fumar.

Em 2023, a Sesap escolheu enfocar o combate ao uso do cigarro eletrônico e convida a todos os gestores e profissionais de saúde a promoverem atividades de educação em saúde, mobilização e sensibilização alertando a população, principalmente crianças, adolescentes e jovens, sobre o cigarro eletrônico e seus riscos à saúde, destacando os benefícios ao parar de fumar e os malefícios causados pelo tabagismo em qualquer uma de suas formas.

O cigarro eletrônico expõe o organismo a uma variedade de elementos químicos, entre eles a nicotina, que é o que causa a dependência. No Brasil, segundo dados do Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária, 443 pessoas morrem a cada dia por causas relacionadas ao tabagismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governadora Fátima Bezerra tem desaprovação de 70,12% do eleitorado, aponta Pesquisa. Com desempenho em constante declínio na avaliação dos ...