quinta-feira, 20 de abril de 2023

Blog Foco Central alerta a população Pedrozense sobre os cuidados com a “virose da mosca”.

A redação do Blog Foco Central em contato com profissionais de saúde de Fernando Pedroza-RN, relataram que a "virose da mosca" tem afetado parte da população nesse período de chuvas. Diante dessa situação estamos AQUI passando algumas informações, orientações e cuidados a nossa população.

A virose da mosca

"virose da mosca" causa preocupação, principalmente, quando afeta as crianças; entenda as formas de transmissão, os sintomas e saiba como evitar.

Com o período chuvoso que estamos vivenciando, favorece o aparecimento de doenças e o início de registros de casos da Doença Diarreica Aguda ou Gastroenterite Aguda, popularmente conhecida como "virose da mosca".

Transmissão

A "virose da mosca" não é transmitida apenas por este inseto. A transmissão ocorre, principalmente, por meio da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos da própria pessoa ou de outras ou de insetos que transportem os microrganismos. 

Sintomas 

Náuseas, vômitos, diarreias, febre, cólicas abdominais e desidratação, em casos mais graves. Sinais de desidratação: sede, boca seca, sonolência ou cansaço excessivo, pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre, tonturas, diminuição da produção de urina.

Prevenção

Alguns cuidados são fundamentais para evitar a contaminação pela doença, entre eles: é importante manter os sacos de lixo bem fechados, estar com as mãos sempre limpas e utilizar álcool em gel, ter cuidado ao manusear e preparar alimentos, lavar bem as frutas e verduras e manter o ambiente limpo para proteger os alimentos de moscas, baratas e outros vetores.

Atendimento:

Os postos de saúde mais próximo da sua casa são a porta de entrada para atendimentos de casos da doença.

Vamos se cuidar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prejuízo das enchentes no Rio Grande do Sul já passa de R$ 8 bilhões. As enchentes no Rio Grande do Sul ocasionaram até o momento cerca de R...