sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

RN registra aumento de 52% de casos de covid após período eleitoral, diz pesquisadores da UFRN.

Após o período eleitoral, quando foram registrados diversos pontos de aglomeração em todo o estado, o Rio Grande do Norte registra um aumento de 52,57% no número de casos da covid-19. Apesar do aumento, essa evolução não vem se confirmando, na mesma proporção, nos óbitos registrados.

Esses são alguns dos pontos abordados no mais recente relatório de análise da evolução da epidemia da covid-19 no estado do RN à luz da ciência de dados, construído por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN.

O documento, disponibilizado na noite do dia 1° de dezembro, faz uma observação detalhada de aspectos fundamentais para o controle da epidemia. Além dos casos de infecção e registros de óbitos, o relatório faz, também, referência a taxa de transmissibilidade – Rt –, um dos indicadores mais utilizados para medir a evolução de uma doença endêmica. A Rt indica quantas pessoas podem ser infectadas a partir de uma pessoa já doente.

Sendo assim, o ideal é que a taxa esteja sempre o mais próximo de zero. Quando o valor se mantém abaixo de 1, significa que a doença está em um estado controlado.

“Atualmente, o LAIS monitora mais de 148 indicadores sobre a covid-19 no RN, todos esses utilizando métodos computacionais robustos, que dão segurança para tomadas de decisão”, afirma o relatório.

AGORA RN

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prejuízo das enchentes no Rio Grande do Sul já passa de R$ 8 bilhões. As enchentes no Rio Grande do Sul ocasionaram até o momento cerca de R...