quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Notícia ruim: meteorologia prevê que não vai ter inverno em 2019 de acordo com estudos.


O fenômeno climático e oceânico El Niño deverá se configurar entre o final de 2018 e início de 2019, de acordo com o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira. A região central do Oceano Pacífico vem apresentando desvios de temperatura superiores a 0,5º C acima da média desde o mês de agosto, fato que caracteriza a fase de formação, ou de configuração de um novo episódio do referido fenômeno.


Nessa conjuntura, o estudioso Rodrigo Cézar Limeira pontua que em 2019, todo o semiárido do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e porção central do Piauí, terão chuvas irregulares e mal distribuídas, a exemplo do que ocorreu no último evento de El Niño, observado nos anos de 2015 e 2016.

O estudioso pontua 2019 como um ano de perdas nas lavouras em praticamente todos os municípios do semiárido, incluindo o interior da Paraíba.Em anos de El Niño costumam ocorrer verânicos significativos no semiárido. Passa 15 e até 20 dias seguidos sem chover, isso atrapalha o desenvolvimento das culturas agricolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo do RN erra previsão de conclusão das obras do desvio da BR 304, em Lajes. A GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA (PT), ERRA MAIS UMA PREVISÃO ...