terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

RN tem quatro casos investigados como feminicídio em 2023, diz Polícia Civil.

Maria de Fátima José de 54 anos. Marcione de Araújo Brito, de 34. Micheli da Silva Ferreira, de 33, e, mais recentemente, Rute Helena dos Santos, de 43.

O que essas mulheres tem em comum? Todas foram assassinadas neste mês de fevereiro no Rio Grande do Norte, tendo os companheiros e ex-companheiros como principais suspeitos do crime - três deles, inclusive, se suicidaram.

Os dados são da Polícia Civil e foram repassados nesta segunda-feira (27) a pedido da Inter TV Cabugi e do g1.

Os quatro casos representam todos os investigados por feminicídio no ano no estado - outros dois também têm essa linha de investigação inicial, segundo a Civil, mas apresentam outras possibilidades.

De acordo com a delegada Paoulla Maués, diretora de proteção a grupos vulneráveis, a maior parte dos feminicídios têm algo em comum: companheiros que não aceitam o fim do relacionamento ou mantêm suas esposas como se fossem posses.

"Tem a questão cultural, patriarcal, do machismo, a posse. E a mulher muitas vezes não chega a denunciar po medo, por questões financeiras, por vergonha. Nenhuma mulher apanha ou se deixa ser lesionada, seja fisicamente, psicologicamente, moralmente, porque gosta. Mas porque tem medo, vergonha de informar, receio de não ser acolhida, de não ser protegida, compreendida devidamente pelos seus parentes, familiares", explicou a delegada.

Neste ano, nenhuma das mulheres que foram assassinadas pelos ex-companheiros tinham registrado nenhuma ocorrência contra eles, nem buscado medidas protetivas.

De acordo com a Promotoria de Defesa da Mulher do RN, crimes de violência contra a mulher são comuns em dias de festas, especialmente nos fins de semana e dentro de casa.

De acordo com a lei, o feminicídio é um homicídio qualificado praticado “contra a mulher por razões da condição de sexo feminino”, onde envolve “violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Athletico-PR vence o Palmeiras e se mantem na liderança do Brasileirão. Em um jogo cheio de cartões amarelos, expulsão, pênalti perdido e de...