segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Após cinco anos de vacinação, covid recua, mas ainda preocupa.

A vacinação contra a covid-19, iniciada há 5 anos no Brasil, levou ao fim da pandemia, mas a doença ainda persiste, mesmo que em patamares muito menores. Por isso, especialistas alertam que é essencial manter a imunização entre aqueles que não foram vacinados antes ou que têm risco maior de desenvolver quadros graves da doença.Após cinco anos de vacinação, covid recua, mas ainda preocupa - Agora RNApós cinco anos de vacinação, covid recua, mas ainda preocupa - Agora RN

A cobertura, no entanto, está longe do ideal: em 2025, de cada 10 doses distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, menos de 4 foram utilizadas. Foram, ao todo, 21,9 milhões de vacinas, e apenas 8 milhões aplicadas.

Dados da plataforma Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que monitora a ocorrência da chamada síndrome respiratória aguda grave (SRAG), mostram as consequências dessa baixa cobertura. Em 2025, pelo menos 10.410 pessoas adoeceram com gravidade após a infecção pelo coronavírus, com cerca de 1,7 mil mortes.

O coordenador do Infogripe Leonardo Bastos reforça que o coronavírus continua sendo um dos vírus respiratórios mais ameaçadores para a saúde.

Detalhe: Desde 2024, a vacina contra a covid-19 foi incluída no calendário básico de vacinação de três grupos: crianças, idosos e gestantes.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criança de 3 anos, morre vítima de afogamento em Assú-RN. Um afogamento com foi registrado na tarde deste domingo, 25 de janeiro de 2026, na...