quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Governadora Fátima entrega a ministro projeto para incluir RN na transposição.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, apresentou ao ministro Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) o Projeto Seridó, cuja execução vai concretizar, segundo os idealizadores, na chegada ao Estado das águas do rio São Francisco na segunda fase da transposição. O projeto consiste na junção da Barragem de Oiticica – no município de Jucurutu – com a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e um conjunto de adutoras, que levarão a água para a população e o setor produtivo.

Questionado sobre o projeto geral da transposição, o ministro Gustavo Canuto, que esteve em Natal na semana passada, confirmou que há uma situação de complexidade no Eixo Norte (que contempla estados do Nordeste) e que, por isso, não dá ainda para precisar nem mesmo quando os estados que estão com estruturas montadas receberão, de fato, a água. O ministro ressaltou que, a partir de maio, as águas deverão chegar nestes estados, no caso, Ceará, Paraíba e Pernambuco – o RN ficará de fora da 1ª fase. O ministro disse ainda que recebeu o Projeto Seridó da governadora Fátima Bezerra e que gostou do que viu, por se tratar de um custo baixo: apenas R$ 150 milhões. Ele informou que participará da busca por estes recursos.

De acordo com a governadora, o Projeto Seridó está incluído no Plano Nacional de Recursos Hídricos que o Governo Federal vem trabalhando desde 2018. “A vantagem é que este projeto tem um custo extremamente modesto, no valor de R$ 150 milhões, e estamos felizes porque o ministro o elogiou, bem como nos deu uma expectativa muito positiva de atendimento do pleito. O Projeto Seridó contou com a participação de diversos segmentos da sociedade e de Paulo Varela, que, enquanto diretor da Agência Nacional das Águas (Ana), fez a articulação com o Comitê de Bacias do rio Piranhas, o que resultou neste projeto consistente e, tecnicamente, de grande sustentabilidade”, detalhou Fátima Bezerra.

A governadora disse, ainda, que tem certeza ao afirmar que o Projeto Seridó – depois de concluído – vai representar a redenção hídrica do Estado. Já em relação à transposição do rio São Francisco, Fátima Bezerra destacou que este tema está sempre em evidência no Fórum dos Governadores do Nordeste e é uma das prioridades de sua gestão. “Os Estados estão abertos à discussão do custeio da distribuição das águas, mas o foco é a entrega da obra”, observou a governadora.

Fátima Bezerra deixou claro que, até agora, o Rio Grande do Norte não viu, sequer, “uma gota do projeto da transposição do rio São Francisco”. Ele frisou que reconhece as dificuldades do ponto de vista financeiro que o Estado atravessa. “Primeiro o Governo Federal precisa entregar a obra, para que possamos trazer as águas do São Francisco para cá, mas é bom que se adiante que hoje o Rio Grande do Norte não tem condições de arcar com esses custos. O mais importante é que nós não nos negamos a participar do debate, mas vamos cobrar a obra”, explicou a governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dorival Júnior convoca Seleção Brasileira na sexta-feira para amistosos e disputa da Copa América 2024. O técnico da Seleção Brasileira, Dor...