quarta-feira, 10 de março de 2021

MP faz busca e apreensão em Parnamirim para investigar suposto esquema de troca de exames, consultas e cirurgias por votos.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou na manhã desta quarta-feira 10 uma operação em Parnamirim, município da Grande Natal, para investigar possíveis atos de captação ilícita de votos e abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2020.

De acordo com o órgão, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão, um deles na Central de Regulação do município, no Centro, onde são agendados consultas e exames para a população através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A investigação do MPRN apura se a marcação de procedimentos de saúde foi usada como moeda de troca na campanha eleitoral. O suposto uso da Central de Regulação para fins eleitorais é investigado pelo Ministério Público desde o início do ano.

Em janeiro, a promotora de Justiça Luciana Maciel abriu um procedimento investigatório criminal para apurar denúncias de que o vereador Diogo Rodrigues (PSD), eleito com 2.266 votos, “pediu/exigiu votos em troca da inserção de nomes de pacientes e da priorização de eleitores na fila de espera para exames médicos e cirurgias”.

O MPRN revela forte indício da existência de um esquema criminoso praticado pelo candidato eleito citado”. A conduta está tipificada no artigo 299 do Código Eleitoral.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Master de Angicos estreia com vitória no Torneio Estadual do Matutão. No último sábado (11/05), a equipe Master de Angicos no futebol de cam...