quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Senadores eleitos em 2022 tomam posse e elegem novo presidente nesta quarta feira, 1º de fevereiro. "Três nomes estão na disputa".

Os trabalhos no Senado recomeçam nesta quarta-feira, 1º de fevereiro de 2023 com a realização de reuniões preparatórias para a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022 e a eleição do novo presidente e dos demais cargos da Mesa. 

Às 15h, há a primeira reunião preparatória, em que os senadores a serem empossados prestam o compromisso regimental, sem discurso dos presentes.

Depois da posse, por volta de 16h, começa a segunda reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos.

A disputa segue bastante acirrada entre os candidatos; Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE).

O senador potiguar Rogerio Marinho do PL, segue firme na disputa pela presidência do senado, onde recebeu nos últimos dias apoios de vários senadores. A eleição poderá ir para o  segundo turno.

Os candidatos ao comando do Senado tem direito à palavra para defender suas ideias. Logo após é realizada a votação secreta, com uso de cédula a ser depositada em urna. 

Um total de 81 senadores serão chamados a votar de acordo com a ordem de criação dos estados, assim como ocorre na posse dos parlamentares. 

Concluída a votação, é iniciada a terceira reunião preparatória, para a eleição dos demais cargos da Mesa — primeiro e segundo-vice-presidentes e quatro secretários, com respectivos suplentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste sábado (04), tem oculista e promoção na Katinecia ótica em FP. Atenção amigo Pedrozense! Quer ficar elegante? Usar óculos de qualidade...