quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do senado com 60% dos votos da Casa.

O Senado escolheu Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como presidente da Casa para o biênio 2023/2025. O senador é reconduzido ao cargo do qual ocupou no último biênio. Ele recebeu 49 votos, contra 32 de Rogério Marinho (PL-RN).

A votação aconteceu no Plenário da Casa, no fim da tarde desta quarta-feira (1º). O escrutínio foi promovido por meio de cédulas de papel, em que os senadores escolheram o seu candidato secretamente.

A candidatura de Pacheco contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seis partidos: PSD (15), MDB (10), PT (9), PSB (4), PDT (3) e Rede (1). No primeiro mandato, Pacheco também foi apoiado pelo Planalto, mas, na ocasião, Jair Bolsonaro (PL) era o presidente.

Marinho foi o candidato de oposição ao governo Lula e reuniu a ala bolsonarista do Senado a seu favor. Bloco PL (12), PP (6) e Republicanos (4) 

Três candidatos chegaram a se inscrever na eleição à Presidência do Senado, porém o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) renunciou antes da votação, declarando voto em Rogério Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professores da UFRN seguem em greve por tempo indeterminado. Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seguem em...