quinta-feira, 26 de março de 2020

Ministério da Saúde autoriza cloroquina para casos graves de covid-19.

O Ministério da Saúde oficializou, nessa quarta-feira (25), um posicionamento autorizando que médicos usem a cloroquina/hidroxicloroquina para tratar pacientes internados em estado grave com covid-19.
No entanto, não há qualquer indicação do medicamento para pessoas que queiram se proteger ou para casos leves da doença.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou para os riscos de efeitos colaterais graves provocados pela droga, um imunomodulador receitado para casos de malária e para algumas doenças autoimunes, como o lúpus.
Em uma apresentação à imprensa, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Denizar Vianna, frisou que o medicamento pode ser usado com outras medidas de suporte ao paciente pelo período de cinco dias.
Segundo ele, trata-se de “um medicamento muito promissor” e que “o Brasil conhece muito”, por fazer uso na região Norte em pessoas com malária.
Os casos graves são, em média, 14% dos infectados por coronavírus, sendo que 5% são considerados críticos.
Na semana passada, após o presidente dos Estados Unidos falar que o país aprovou o uso da substância no tratamento de alguns casos de covid-19, houve uma corrida às farmácias no Brasil, o que deixou algumas delas sem estoque.
Posteriormente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda do remédio sem prescrição médica, para evitar a automedicação e também que pacientes que precisam da hidroxicloroquina fiquem desabastecidos.

 





Sobe para 19 o número de casos confirmados de coronavírus no RN.

Com mais cinco casos do novo coronavírus - Covid-19 - confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde na manhã desta quinta-feira (26), o Rio Grande do Norte passou a ter 19 pacientes com a doença. Conforme dados divulgados nesta quarta-feira (25), o estado ainda tem mais de 830 suspeitos.

Dos novos pacientes confirmados, um reside em Mossoró: uma mulher de 25 anos. As outras quatro pessoas moram em Natal: dois homens, de 36 e de 72 anos e duas mulheres, de 42 e de 32 anos.

Dessa forma, a capital potiguar, que já tinha 9 casos confirmados para a doença, agora possui 13. E Mossoró, na região Oeste potiguar, tem a seu segundo paciente notificado e confirmado para o coronavírus. A outra cidade que conta que tem casos confirmados é Parnamirim, na região metropolitana de Natal, com 4.

 

Breve a SESAP estará publicando um novo boletim epidemiológico com os números de casos suspeitos, confirmados e descartados.

 


Apoio a impeachment de Bolsonaro cresce e chega a 47,7%, rejeitam a ideia 45% diz pesquisa.

Uma pesquisa feita pelo Atlas Político revela que 47,7% dos entrevistados apoiam o impeachment de Bolsonaro; 45% que rejeitam a ideia.

Em maio, só 38% se diziam a favor da saída do presidente; 49,4% defendiam que ele ficasse no cargo.

DA REDAÇÃO: Só mesmo em nosso país pra se falar em impeachment neste momento. Enquanto todos os países colocam suas diferenças de lado em prol de vencer a guerra contra um inimigo invisível, aqui se aposta na divisão do país! Caro amigo leitor, POUCO são os político que se preocupam com o povo! Se o povo se dividir neste momento, será pior pra nós não para parte dos políticos. Todos nós conhecemos o desiquilíbrio de nosso presidente. Então depois da Pandemia passaremos a volta a falar de impeachment. Agora é hora de união! Daqui a pouco os que batem panela, contra ou a favor de Bolsonaro, irão bater panela de fome sem alimento pois o BRASIL parou e ninguém pode trabalhar pra comprar comida!

Fica a dica!!!!






Fernando Pedroza aparece no boletim da SESAP com 01 caso suspeito do covid-19, REFORÇANDO a publicação recente desse Blog.

A SESAP, Secretaria Estadual de Saúde divulgou na tarde desta quarta feira 25, um boletim atualizado com o nome de 82 cidades com casos suspeitos do novo coronavirus (Covid-19).
Nesse novo boletim, a cidade de Fernando Pedroza aparece com um caso suspeito, configurando assim a informação publicada por esse blog na última segunda feira 23, através de uma NOTA  OFICIAL da Prefeitura Municipal. Na ocasião esse redator foi ignorado por um cidadão crítico e sem respeito com o trabalho da imprensa. Outra não sou responsável pelos atos errado de nenhum cidadão e sim pelos meus...pois o que escrevo ou publico sou responsável...
Aqui publicamos a informação precisa e não injuria nem ofensas a cidadão nenhum, desde que respeite nosso trabalho de imprensa, pois temos a liberdade de expressão...Quem não gostar basta não compartilhar nossas matérias e ponto final.
Vale destacar que todos os casos, até o momento, SÃO SUSPEITOS, pois os testes tradicionais, devido à grande complexidade demoram dias e até semanas. Assim que chegar o resultado do exame a secretaria de saúde local fará igual as demais, realizará a publicação quer seja positivo ou negativo.

Veja ABAIXO a lista das 82 cidades e o número atual de casos suspeitos através de boletim da SESAP.

1.     Acari - 1
2.     Assú - 24
3.     Afonso Bezerra - 1
4.     Alto do Rodrigues - 6
5.     Angicos - 5
6.     Apodi - 1
7.     Areia Branca - 2
8.     Augusto Severo - 1
9.     Baraúna - 20
10.Barcelona 2
11.Bodó - 5
12.Brejinho - 2
13.Caicó - 2 (1 descartado)
14.Canguaretama - 5
15.Caraúbas - 3
16.Carnaubais - 2
17.Ceará-Mirim - 5 (1 descartado)
18.Cerro Corá - 1
19.Coronel João Pessoa - 2
20.Cruzeta - 2
21.Currais Novos - 1
22.Doutor Severiano - 1
23.Parnamirim - 53 (13 descartados e 4 confirmados)
24.Espírito Santo - 1
25.Extremoz - 5
26.Felipe Guerra - 1
27.Fernando Pedroza -  1 caso suspeito
28.Florânia - 2
29.Frutuoso Gomes - 1
30.Goianinha - 1 (1 descartado)
31.Governado Dix-Sep Rosado - 4
32.Guamaré - 22
33.Ipueira - 2
34.Itajá - 1
35.Januário Cicco - 1
36.Jardim do Seridó - 1
37.João Câmara - 3
38.Jucurutu - 3
39.Jundiá - 2
40.Lagoa d’Anta - 2
41.Lagoa de Velhos - 1
42.Lagoa Salgada - 1
43.Lajes - 1
44.Macaíba - 9
45.Macau - 2
46.Marcelino Vieira - 1
47.Maxaranguape - 1
48.Montanhas - 3
49.Monte Alegre - 1
50.Monte das Gameleiras - 2
51.Mossoró - 131 (6 descartados e 1 confirmado)
52.Natal - 389 (68 descartados e 9 confirmados)
53.Nísia Floresta - 2 (3 descartados)
54.Nova Cruz - 4
55.Parelhas - 4
56.Rio do Fogo - 3
57.Passa e Fica - 1
58.Patu - 3
59.Santa Maria - 1
60.Pau dos Ferros - 2
61.Pedro Velho - 2
62.Pendências - 1 (2 descartados)
63.Pilões - 1
64.Rafael Fernandes - 1
65.Tibau - 4
66.Ruy Barbosa - 1
67.Santa Cruz - 4
68.Santana dos Matos - 1
69.Santo Antônio - 1
70.São Fernando - 1
71.São Francisco do Oeste - 1
72.São Gonçalo do Amarante - 16 (1 descartado)
73.São João do Sabugi - 3
74.São José de Mipibu - 5
75.São José do Campestre - 4
76.São Miguel - 3 (1 descartado)
77.São Miguel do Gostoso - 2 (1 descartado)
78.São Paulo do Potengi - 1
79.Serra do Mel - 1
80.Tibau do Sul - 1
81.Touros - 2
82.Vera Cruz - 1




Novo boletim da SESAP aponta a cidade de Angicos com cinco casos suspeitos de coronavirus.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte – SESAP divulgou no início da tarde desta quarta-feira, dia 25 de março mais um boletim epidemiológico contendo o quantitativo de casos suspeitos, descartados e confirmados de coronavírus (covin-19) nas cidades potiguares.
Para surpresa dos angicanos o numero de casos suspeitos em Angicos aumentou de 1 para 5 casos.Confira abaixo no boletim.

A secretaria municipal de saúde já se posicionou quanto a esses 4 novos casos suspeitos na cidade de Angicos publicando um banner onde contém a atualização dos dados, no entanto, sobre como esses casos suspeitos foram notificados, se eles passaram pelos órgãos de saúde local ou se foram detectados em outra cidade e repassados para a SESAP conforme falou a Secretária Municipal de Saúde sobre o caso tido como suspeita anteriormente até o momento a gestão de saúde no município de Angicos não se pronunciou.
Vale salientar que ainda se tratam de CASOS SUSPEITOS, é importante agora aos angicanos manter a calma e continuarmos ainda mais vigilantes quanto as regras preconizadas pelas autoridades em saúde no país, principalmente no que tange a não sair de casa, mantendo o chamado ISOLAMENTO SOCIAL.


Quem não tem máscara descartável, faz com pano e elástico, orienta Ministério da Saúde.

A falta de máscaras descartáveis para evitar a contaminação pelo novo coronavírus levou o Ministério da Saúde a orientar a população a fazer suas próprias máscaras, com o uso de tecido e elástico, caso não tenha o material descartável.

“É uma barreira física. Vamos deixar as máscaras descartáveis para serem utilizadas pelos hospitais e profissionais de saúde”, disse João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do Ministério da Saúde.

“A máscara, para a população que quer impedir de contaminar outras pessoas, é uma barreira. Faz com pano, quem não tem alternativa. Pega um tecido, coloca um elástico, é uma alternativa para que não haja, ao falar, ao tossir ou espirrar, a disseminação de gotículas que possam contaminar outras pessoas.

O governo afirmou que tem procurado adquirir as máscaras em diversos países e que já comprou todo o estoque disponível no Brasil. Mesmo assim, tem enfrentado dificuldades. “A questão da máscara é insuficiente no mundo inteiro. Os Estados Unidos não têm máscara suficiente, o mundo não tem. Estamos fazendo esforço do que é possível”, disse Gabbardo.


Atualmente o Brasil registra 57 mortes e 2.433 casos confirmados de coronavírus.

O Ministério da Saúde informou na tarde desta quarta-feira (25) o balanço dos casos de coronavírus, vírus responsável pela doença Covid-19. As mortes chegaram a 57 no país, além de 2.433 casos confirmados.
A atual taxa de mortalidade é de 2,4%. O ministro Luiz Henrique Mandetta avalia que o aumento dos casos está ocorrendo de forma "aproximadamente igual nos últimos dias".

Governo do RN disponibilizará central de atendimento pra orientações sobre coronavírus.

Os norte-rio-grandenses vão ganhar mais um importante aliado na luta contra o novo coronavírus. Isso porque o Governo do Estado vai disponibilizar, a partir desta quinta-feira (26), uma central de atendimento à população a fim de esclarecer dúvidas, prestar acolhimento psicológico e também receber doações.
A ação é uma iniciativa conjunta das Secretarias da Administração (Sead); da Saúde Pública (Sesap); do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com a Interjato Soluções; o Instituto Bem-Te-Vi; a UFRN; a UnP e outras instituições de ensino, além de grupos voluntários formados por servidores públicos, psicólogos, professores e estudantes. Ao todo, são mais de 300 colaboradores envolvidos.
Para contatar a Central “Disque RN Coronavírus”, basta telefonar para o número 3190-0700. Inicialmente, o serviço estará disponível no horário das 7h às 23h, podendo ser alterado futuramente, conforme viabilidade.

 


Personal é morto com vários tiros dentro de Academia em Caicó-RN. O personal Whadson Whonam Silva de Araújo foi assassinado a tiros na manh...