quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Governo do RN depende de recursos federais para pagar o 13º de 2024, diz secretário estadual.

O secretário de Administração (Sead) do Rio Grande do Norte, Pedro Lopes, publicou nas redes sociais nesta terça-feira (26/11) que o governo depende de recursos federais para pagar o 13º salário dos servidores.

O titular da Sead afirmou que as verbas chegarão a partir de dezembro e que, em virtude disso, o calendário de pagamentos será anunciado quando houver confirmação dos depósitos dos recursos extraordinários.

Em julho, o Governo do Rio Grande do Norte adiantou a primeira parcela do 13° salário de 2024 para servidores ativos lotados em pastas com recursos próprios. Ao todo, foram cerca de 22 mil pessoas beneficiadas.

Pedro Lopes aproveitou a situação para defender o aumento da alíquota modal do ICMS de 18% para 20% no estado. “Esse fato evidencia que no RN o ICMS com modal de 18% não é suficiente para cumprir suas obrigações com pessoal. Inclusive não se consegue sequer cumprir os compromissos com fornecedores. Investimentos só se consegue executar com recursos federais ou empréstimos”, escreveu o secretário no Instagram.

Com informações no portal TN Online

Botafogo bate o Palmeiras 3x1, e retoma á liderança do Brasileirão.

Na semana de maior expectativa da temporada o Botafogo teve a cabeça fria e coração e venceu o Palmeiras com autoridade por 3 a 1, na noite desta terça-feira (26), no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Uma vitória gigante, que fez o time do Botafogo retomar a liderança, com 7 pontos e ganhando moral na semana para outra grande decisão no sábado (30), pela Conmebol Libertadores, contra o Atlético-MG.

Gregore, Savarino e Adryelson marcaram para o Fogão, e Richard Ríos, no finalzinho, diminuiu para o Verdão – que ficou na bronca com a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio pelo escanteio que gerou o primeiro gol e pela expulsão de Marcos Rocha, que mudou o jogo na segunda etapa.

Ao Botafogo, são duas rodadas para tentar confirmar o tão sonhado título brasileiro. Na próxima quarta-feira (04), contra o Inter no Beira Rio em Porto Alegre e contra o São Paulo no domingo dia 08 de dezembro no Nilton Santos.

O Lance

Styvenson aponta surgimento de novas facções: “Só o que dá certo no RN é o crime”.

O senador Styvenson Valentim (Podemos) apontou, em publicação nas redes sociais, o surgimento de novas facções criminosas no Rio Grande do Norte. “Parece que só o que vem se instalar aqui é facção criminosa. Só o que dá certo nesse Estado é o crime. E o Estado?”, questionou ele.

Styvenson Valentim teceu críticas à governadora Fátima Bezerra (PT) em relação ao combate ao crime organizado. “Qual foi a ação enérgica, contundente, eficiente que o Governo do Estado, com as forças de segurança, fez para conter isso? Conteve? Parece que não. E aí a gente tá adiante agora de duas facções. Uma que já veio de dentro da que existia, são dissidentes, estão se ameaçando nas redes sociais pelas redes sociais, sem esconder o rosto”.

senador criticou a sensação de insegurança no Rio Grande do Norte, mencionando que nem nas ruas, nem no transporte público as pessoas se sentem protegidas.

Ele relembrou crises anteriores, como a queima de ônibus e ataques a prédios públicos, considerando que as ações do governo foram insuficientes para resolver os problemas de segurança.

“Esse povo foi para onde? Aterrorizou a gente aqui, fez o que fez, tocou o terror, queimou o ônibus, desmoralizou a segurança pública, ameaça o nosso turismo porque ninguém quer vir para um estado, para uma capital que não tem a segurança pública. Deixa a gente atormentado, amedrontado até hoje, sofre as consequências disso” conclui Styvenson.

Com informações no Portal 98FM

Suspensão da Operação Carro-Pipa deixa 72 mil potiguares sem água.

A suspensão da Operação Carro-Pipa, na última segunda-feira (25/11), impactará diretamente 72.029 moradores de 57 municípios do Rio Grande do Norte. 

A ação, que levava água para comunidades atingidas pela seca, foi interrompida por falta de recursos federais, conforme informou o Escritório Nacional da Operação Carro-Pipa do Comando Militar do Nordeste.

Além do RN, a suspensão atinge 344 municípios em outros estados do semiárido nordestino, como Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Piauí. No total, mais de 1,25 milhão de pessoas ficarão sem o abastecimento emergencial.

No Rio Grande do Norte, a Operação Carro-Pipa era essencial para garantir o abastecimento de água em áreas rurais, especialmente em municípios da região do semiárido, como Angicos, Acari, Caicó, e Currais Novos.

Este ano, o programa foi responsável por distribuir 8,5 bilhões de litros de água a mais de 16,4 milhões de brasileiros no semiárido. No RN, os carros-pipas garantiam 20 litros de água por pessoa por dia, suprindo necessidades básicas como consumo e preparo de alimentos.

Com a paralisação, a situação se torna ainda mais crítica para milhares de potiguares que vivem em regiões vulneráveis à seca. 

Portal Tropical

Governo do RN depende de recursos federais para pagar o 13º de 2024, diz secretário estadual. O secretário de Administração (Sead) do Rio Gr...