sábado, 8 de novembro de 2025

ENEM 2025: 1º dia de provas acontece neste domingo (09).

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado em 09 e 16 de novembro em todo o país – com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 07 de dezembro.

Neste domingo (09/11), a prova é composta por 90 questões objetivas (dividas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação.

No domingo (16), serão mais 90 questões (Matemática e Ciências da Natureza).

Nos dois domingos de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h e, depois desse horário, nenhuma entrada será permitida.

A prova começa pontualmente às 13h30. O Enem segue o horário oficial de Brasília.

Portal G1

América vence o Cruzeiro de Assu fora de casa no estadual de futsal.

Na noite desta sexta-feira (07/11), o América de Natal venceu a equipe do Cruzeiro de Assú pelo placar de 3x2, no jogo da ida das quartas de final. A partida foi realizada no ginásio Arnóbio Abreu em Assú-RN.

Os gol do América foram anotados por; Betinho, Dedê e David Boneca.

Agora o América receberá o Cruzeiro do Assú no jogo da volta em Natal, no próximo sábado 15 de novembro, com horário e local a ser definido pela FNFS.

Neste sábado (08) teremos mais três partidas pelas quartas de final do estadual de futsal, confira:

*Bayern de Grossos x Apodi

*ADJK de Currais Novos x Macau futsal

*Seleção de Macaíba x Seleção de Jandaíra

FNFS

Nova lei: condutores de ambulância são reconhecidos como profissionais da saúde.

A Lei nº 15.250/2025 formaliza o reconhecimento dos condutores de ambulância como integrantes da área da saúde, estabelece critérios e responsabilidades para o exercício da profissão. A legislação, que recebeu a sanção presidencial com algumas ressalvas, redefine o enquadramento desses profissionais.

Essa era uma luta antiga dos profissionais responsáveis pela direção das unidades móveis da saúde, principalmente os condutores de ambulância do SAMU 192. Eles se sentiram à margem das categorias da área de saúde, embora exercendo função importante para a eficiência da assistência à saúde da população.

Os motoristas de ambulância passam a ser considerados profissionais de saúde para fins de acúmulo de cargos públicos, conforme previsto na Constituição Federal. A possibilidade de acumulação está condicionada ao cumprimento dos períodos mínimos de descanso e à compatibilidade entre os horários dos diferentes cargos.

Além disso, a legislação determina que os condutores de ambulância devem, obrigatoriamente, estar inscritos nos sistemas oficiais de registro de trabalhadores. 

O texto final, aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados em outubro, é um substitutivo do Senado Federal, que foi integralmente aceito pelos deputados.

CNN Brasil

ENEM 2025: 1º dia de provas acontece neste domingo (09). O  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025  será aplicado em 0 9 e 16 de novembr...