quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Abuso de poder político e econômico leva cassação de mais um prefeito e vice no RN.

Na sessão realizada nesta terça-feira (23/09), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu, por quatro votos a três, cassar os mandatos do prefeito de Ouro Branco, no Seridó Potiguar, Samuel Souto (PL), e do vice-prefeito, Dr. Araújo (PP), por prática de abuso de poder político e econômico.

A Corte Eleitoral acolheu parecer em recurso do procurador auxiliar Regional Eleitoral, Higor Rezende Pessoa, que entendeu ter o prefeito e vice incorrido em “desvio de finalidade de programas sociais a fim de angariar vantagens eleitorais é conduta grave o suficiente para atrair a norma do art. 22 da LC nº 64/1990, sobretudo quando esses atos, pelo volume de recursos ou pelo ardil empregados, impactam a disputa eleitoral e violam a legitimidade e a moralidade do pleito”.

O prefeito promoveu um “Festival de Prêmios” no Dia das Mães do ano eleitoral (12/05/2024), sob o pretexto de comemorar a data festiva, com o objetivo de promover a sua candidatura

Com a decisão, além da perda imediata dos mandatos, o prefeito ficará inelegível por oito anos. O vice-prefeito também está sujeito às sanções impostas pela Corte Eleitoral.

O TRE determinou a realização de novas eleições e até a eleição e posse do novo prefeito e vice, a chefia do executivo municipal será exercida, interinamente, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Amarildo dos Santos Silva (PP). 

TN Online

Fluminense cede empate ao Lanús e cai nas quartas da Sul-Americana.

O Fluminense está fora da sequência da Copa Sul-Americana. Os tricolores cariocas empataram por 1x1 com o Lanús da Argentina, nesta terça-feira 23 de setembro de 2025, em pleno Maracanã.

Como foram derrotados no duelo de ida por 1 a 0, na Argentina, o Fluminense está eliminado nas quartas de final do torneio, com agregado de 2 a 1. Após a partida, o técnico Renato Gaúcho pediu demissão do clube.

Precisando da virada, o Fluminense abriu o placar no primeiro tempo, com Canobbio. O clube argentino, porém, empatou na etapa final, com Aquino.

Agora, o Lanús espera seu adversário na semifinal. Universidad de Chile e Alianza Lima se enfrentam nesta quinta-feira (25), no Chile, para definir o próximo a avançar de fase.

Gazeta Esportiva 

Casal é preso suspeito de matar bebê de 2 meses em Extremoz-RN.

Um casal foi preso pela Polícia Militar na noite desta terça-feira 23 de setembro de 2025, suspeitos de envolvimento na morte do próprio filho, um bebê de 2 meses, em Extremoz, na Grande Natal. A ocorrência foi registrada pela Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, para onde os dois foram conduzidos.

De acordo com informações apuradas pela TV Tropical, o casal ainda tem outros dois filhos.

Na chegada ao distrito policial, a mãe gritava e chorava, carregando mais duas crianças. Em meio às perguntas da imprensa, ela afirmou não ter participação na morte do bebê. “Eu não sei [o que aconteceu], quero saber”, disse a mãe. 

De acordo com o Conselho Tutelar, que ouviu o relato da mãe, a mulher teria amamentando o bebê e adormecido. Ao acordar, ela teria notado que a criança estava engasgada. Ainda segundo informações da mãe ao Conselho Tutelar, ela teria chamado por vizinhos e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo informações da PM à imprensa, os policiais teriam encontrado o bebê com uma secreção com sangue saindo pela boca. 

Portal da Tropical

Allyson Bezerra chega a 46% das intenções e desponta como favorito ao Governo do RN em 2026.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), chega a 46% das intenções de voto e desponta como favorito ao Governo do Rio Grande do Norte em 2026, segundo pesquisa realizada pela Exatus entre os dias 18 e 21 de setembro.

Em uma das simulações estimuladas, Allyson aparece com 45,8%, contra 12,9% do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e 7,1% do secretário estadual Cadu Xavier (PT).

Nos demais cenários, o desempenho também é consistente: 39,4% quando enfrenta o senador Rogério Marinho (PL), que soma 27,4%, e Cadu, com 6,9%; 39,1% contra 26,4% de Rogério e 3,9% do vice-governador Walter Alves (MDB); e novamente 45,8% frente a 12,5% de Álvaro e 3,8% de Walter. 

DETALHE: Em todos eles, a liderança de Allyson Bezerra varia de 12 a 20 pontos de diferença sobre o segundo colocado.

A pesquisa Exatus ouviu 2.029 entrevistas e margem de erro de 2,19 pontos percentuais, mostra o prefeito de Mossoró à frente em todos os cenários testados, com larga vantagem sobre os adversários.

Com informações no Agora RN

Abuso de poder político e econômico leva cassação de mais um prefeito e vice no RN. Na sessão realizada nesta terça-feira (23/09), o Tribuna...